Letramentos sociais e língua portuguesa na BNCC : políticas, concepções e repercussões para docentes do Ensino Médio.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18341 |
Resumo: | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. |
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Letramentos sociais e língua portuguesa na BNCC : políticas, concepções e repercussões para docentes do Ensino Médio.LetramentoBase nacional comum curricularEnsino médioPolíticas educacionaisReforma do ensinoPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Considerando o contexto político e ideológico na gênese da Base Nacional Comum Curricular, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar as concepções de letramento presentes no documento, especialmente na área de Linguagens do Ensino Médio. A pesquisa qualitativa de análise documental incluiu também geração de dados com aplicação de questionários (Ludke; André, 1996; Sá-Silva; Almeida; Guindani, 2009; Taquette; Borges) a professores de Língua Portuguesa e a gestores da região de Inconfidentes. A análise documental teve como foco o campo de atuação na vida pública da área da Língua Portuguesa, no Ensino Médio. Na análise dos questionários optou-se por interpretar os dados de acordo com categorias do quadro teórico. O referencial teórico, com base nos Novos Estudos do Letramento (Barton; Hamilton, 1998; Gee, 2008; Graff, 2011; Street, 2003; 2008; 2013; 2014; 2017) e nas Teorias Críticas de Educação (Cury; Reis; Zanardi, 2018; Gonçalves, 2021; Malanchen; Matos; Orso, 2020; Rodrigues; Leal, 2021; Silva; Xavier, 2021), possibilitou compreender que as habilidades do campo pesquisado se alinham ao modelo autônomo de letramento, porém com alguns pontos que indicam a presença de aspectos do modelo ideológico no documento orientador. A pesquisa de campo pretendeu verificar a influência do conceito e dos estudos de letramento nas práticas docentes e na implementação da Base na região. A análise de alguns questionários desvenda as concepções de 7 professores sobre os conceitos de letramento e sua presença no documento. Em função do reduzido número de dados, são necessários estudos mais aprofundados sobre a temática, nomeadamente para se elaborar ações de formação continuada acerca do assunto.Considering the political and ideological context in the genesis of the National Common Curricular Base, this research aimed to analyze the literacy conceptions present in the document, especially in the Languages area of High School education. The qualitative research of document analysis also included data generation through questionnaires (Ludke; André, 1996; Sá-Silva; Almeida; Guindani, 2009; Taquette; Borges) applied to Portuguese Language teachers and managers in the Inconfidentes region. Document analysis focused on the field of action in the public life of the Portuguese Language area in High School. In the analysis of the questionnaires, we chose to interpret the data according to categories of the theoretical framework. The theoretical framework, based on the New Literacy Studies (Barton; Hamilton, 1998; Gee, 2008; Graff, 2011; Street, 2003; 2008; 2013; 2014; 2017) and Critical Education Theories (Cury; Reis; Zanardi, 2018; Gonçalves, 2021; Malanchen; Matos; Orso, 2020; Rodrigues; Leal, 2021; Silva; Xavier, 2021), enabled us to understand that the skills in the researched field align with the autonomous literacy model, albeit with some points indicating the presence of ideological aspects in the guiding document. The field research aimed to verify the influence of literacy concepts and studies on teaching practices and the implementation of the Base in the region. The analysis of some questionnaires reveals the conceptions of 7 teachers about literacy concepts and their presence in the document. Due to the limited amount of data, further studies on the topic are needed, especially to develop continued education actions on the subject.Laranjeira, Rómina de MelloLaranjeira, Rómina de MelloSilva, Marcelo Donizete daMiranda, Flávia Danielle Sordi SilvaGuerra, Icaro Guilherme2024-08-21T20:33:40Z2024-08-21T20:33:40Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUERRA, Icaro Guilherme. Letramentos sociais e língua portuguesa na BNCC: políticas, concepções e repercussões para docentes do Ensino Médio. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18341Attribution-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-21T20:33:45Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18341Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-21T20:33:45Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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