Efeitos de uma marca social na decisão de compra: um estudo experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Fabricia de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/112471
Resumo: Nas últimas décadas o perfil do consumidor tem mudado, e estes revelam-se cada vez mais engajados e dispostos a buscarem formas de aliar o papel social, econômico e ambiental. Nesse contexto, as marcas que investem em causas que impactam positivamente na sociedade, realizando ações sociais que transformam realidades de vida, vem ganhando importância e gerando debates significativos. Esta dissertação analisou a influência de uma Marca Social da decisão de compra dos consumidores. Mais especificamente, buscou-se investigar se a Marca Social influenciaria positivamente o valor percebido pelo consumidor, o julgamento da justiça no diferencial de preço cobrado por esta, e sua decisão de compra, em um contexto onde a Marca Social pratica um preço mais alto do que a concorrência. Para encontrar as respostas foi realizado um estudo experimental, com dois grupos de estudantes, mulheres, dos cursos de graduação em administração, marketing e publicidade e propaganda de duas instituições de ensino superior. Os resultados indicaram que os consumidores pesquisados perceberam um valor maior na oferta da Marca Social, mostrando-se dispostos a pagar 10% a mais pelo seu produto, julgando este diferencial de preço como justo, em um contexto onde havia outras opções de produtos semelhantes
id UFOR_6dd40e73587a6a4f7e4abd6512d5477d
oai_identifier_str oai::112471
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Efeitos de uma marca social na decisão de compra: um estudo experimentalMarketing de relacionamentoMarcasComportamento do consumidorNas últimas décadas o perfil do consumidor tem mudado, e estes revelam-se cada vez mais engajados e dispostos a buscarem formas de aliar o papel social, econômico e ambiental. Nesse contexto, as marcas que investem em causas que impactam positivamente na sociedade, realizando ações sociais que transformam realidades de vida, vem ganhando importância e gerando debates significativos. Esta dissertação analisou a influência de uma Marca Social da decisão de compra dos consumidores. Mais especificamente, buscou-se investigar se a Marca Social influenciaria positivamente o valor percebido pelo consumidor, o julgamento da justiça no diferencial de preço cobrado por esta, e sua decisão de compra, em um contexto onde a Marca Social pratica um preço mais alto do que a concorrência. Para encontrar as respostas foi realizado um estudo experimental, com dois grupos de estudantes, mulheres, dos cursos de graduação em administração, marketing e publicidade e propaganda de duas instituições de ensino superior. Os resultados indicaram que os consumidores pesquisados perceberam um valor maior na oferta da Marca Social, mostrando-se dispostos a pagar 10% a mais pelo seu produto, julgando este diferencial de preço como justo, em um contexto onde havia outras opções de produtos semelhantesIn the last few decades, the consumer profile has changed, and those consumers have been more and more engaged and willing to search for ways to comply social, economic and environmental roles. In this context, the brands that invest in causes that have a positive impact on society, by engaging in actions that transform people¿s lives, have become more noteworthy and have also created meaningful debates. This dissertation work analyzed the influence of a Social Brand in the purchase decision making process of consumers. More specifically, it aimed at investigating if the Social Brand would influence positively the value noticed by the consumer, the justice judgement on the prices charged by such a brand, and his purchase decision making process in a context where the Social Brand presents higher prices than the competition. In order to find those answers, an experimental study was conducted with two groups of students, all women, from under graduation courses in business, marketing and advertisement of two different institutions. The results have shown that consumers perceived a higher value on the Social Brand offer and were willing to pay 10% more for its product, understanding that this price difference was fair, in a context where there were similar product optionsCastelo, Jose Sarto FreireCastelo, Jose Sarto FreireRomero, Claudia Buhamra AbreuSousa Filho, Jose Milton deLima, Afonso CarneiroUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoVieira, Fabricia de Sousa2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/112471https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/18480Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 102580porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T18:39:53Zoai::112471Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T18:39:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de uma marca social na decisão de compra: um estudo experimental
title Efeitos de uma marca social na decisão de compra: um estudo experimental
spellingShingle Efeitos de uma marca social na decisão de compra: um estudo experimental
Vieira, Fabricia de Sousa
Marketing de relacionamento
Marcas
Comportamento do consumidor
title_short Efeitos de uma marca social na decisão de compra: um estudo experimental
title_full Efeitos de uma marca social na decisão de compra: um estudo experimental
title_fullStr Efeitos de uma marca social na decisão de compra: um estudo experimental
title_full_unstemmed Efeitos de uma marca social na decisão de compra: um estudo experimental
title_sort Efeitos de uma marca social na decisão de compra: um estudo experimental
author Vieira, Fabricia de Sousa
author_facet Vieira, Fabricia de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castelo, Jose Sarto Freire
Castelo, Jose Sarto Freire
Romero, Claudia Buhamra Abreu
Sousa Filho, Jose Milton de
Lima, Afonso Carneiro
Universidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Fabricia de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Marcas
Comportamento do consumidor
topic Marketing de relacionamento
Marcas
Comportamento do consumidor
description Nas últimas décadas o perfil do consumidor tem mudado, e estes revelam-se cada vez mais engajados e dispostos a buscarem formas de aliar o papel social, econômico e ambiental. Nesse contexto, as marcas que investem em causas que impactam positivamente na sociedade, realizando ações sociais que transformam realidades de vida, vem ganhando importância e gerando debates significativos. Esta dissertação analisou a influência de uma Marca Social da decisão de compra dos consumidores. Mais especificamente, buscou-se investigar se a Marca Social influenciaria positivamente o valor percebido pelo consumidor, o julgamento da justiça no diferencial de preço cobrado por esta, e sua decisão de compra, em um contexto onde a Marca Social pratica um preço mais alto do que a concorrência. Para encontrar as respostas foi realizado um estudo experimental, com dois grupos de estudantes, mulheres, dos cursos de graduação em administração, marketing e publicidade e propaganda de duas instituições de ensino superior. Os resultados indicaram que os consumidores pesquisados perceberam um valor maior na oferta da Marca Social, mostrando-se dispostos a pagar 10% a mais pelo seu produto, julgando este diferencial de preço como justo, em um contexto onde havia outras opções de produtos semelhantes
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/112471
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/112471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/18480
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 102580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437303541137408