Significados de consumo de produtos locais: a jornada do consumidor socialmente responsável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Carolina Mapurunga
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128677
Resumo: O comportamento e a jornada do consumidor, vem passando por grandes mudan c¿as ao longo do tempo. Tais mudanc¿as alteraram drasticamente os padro¿es e as deciso¿es de consumo e evidenciaram ainda mais a importa¿ncia de se estudar a jornada do consumidor. Se antes havia um processo mais linear e mais simples, atualmente ele vem se tornando cada vez mais complexo. Neste tocante, em meio a necessidade de pensar novas formas de produção e consumo voltados à sustentabilidade, surgem consumidores cada vez mais preocupados com o impacto de suas decisões de compra e consumo, em termos ambientais ou sociais. Assim, embora existam diversos estudos na área, há um gap no entendimento da jornada do consumidor e sua relação com o consumo socialmente responsável. Diante deste panorama, define-se a jornada do consumidor socialmente responsável como o processo pelo qual o consumidor socialmente responsável (CSRes) passa, incluindo a busca, a própria ação do ato e o pós- compra que equilibre o seu bem-estar pessoal com o impacto gerado no meio ambiente e na sociedade. Decorrente disso, cada vez mais ênfase tem sido dada aos aspectos simbólicos do consumo. Neste terreno, os significados de consumo ganham seu respectivo protagonismo e os produtos locais, por sua vez, são cada vez mais buscados por parte dos consumidores que buscam hábitos de compra e opções de consumo mais sustentáveis. Desta forma, tal debate leva ao seguinte a rgumento de tese: ¿Os significados de consumo atribuídos aos produtos locais têm relac¿ão com a jornada do consumidor socialmente responsável¿ e tem como objetivo geral buscar compreender quais são os significados de consumo de produtos locais relacionados a jornada do consumidor socialmente responsável de consumidores localizados em Fortaleza, Ceara. Para tanto, foi escolhida uma abordagem qualitativa do método científico, caracterizada por meio de uma pesquisa qualitativa básica. A coleta de dados foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas por meio da análise de conteúdo. A partir da análise foi possível identificar as principais características dos produtos locais para os respondentes, mapear a configuração da jornada do consumidor no consumo do produto local, entender a relação da jornada do consumidor no consumo do produto local com o consumo socialmente responsável e por fim identificar os significados de consumo dos produtos locais relacionados a jornada do consumidor socialmente responsável. Desta forma, compreende-se que embora o consumo socialmente responsável seja identificado durante todas as etapas da jornada do consumidor no consumo com o produto local pode -se afirmar que a etapa de pré-compra foi a mais importante pois apresentou todas as características evidenciadas pelos entrevistados como relacionados ao CSRes, sendo elas; consumo consciente, preocupação com a produção local, preocupação com a natureza e preocupação com o humano. Como implicação pratica os gestores de f orma geral podem aplicar os resultados encontrados relacionados ao CSRes em suas práticas de gestão e comunicação e como sugestões para futuras pesquisas, seria pertinente compreender quais os significados de consumo identificados em produtos locais no contexto de países desenvolvidos para fazer uma comparação com os achados em nível nacional. Palavras-chaves: Jornada do consumidor; consumidor socialmente responsável; produto local; significado de consumo.
id UFOR_bc629b47f171dc34fe534dd7e125de15
oai_identifier_str oai::128677
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Significados de consumo de produtos locais: a jornada do consumidor socialmente responsávelComportamento do consumidorConsumo - Aspectos sociaisAdministração de empresasO comportamento e a jornada do consumidor, vem passando por grandes mudan c¿as ao longo do tempo. Tais mudanc¿as alteraram drasticamente os padro¿es e as deciso¿es de consumo e evidenciaram ainda mais a importa¿ncia de se estudar a jornada do consumidor. Se antes havia um processo mais linear e mais simples, atualmente ele vem se tornando cada vez mais complexo. Neste tocante, em meio a necessidade de pensar novas formas de produção e consumo voltados à sustentabilidade, surgem consumidores cada vez mais preocupados com o impacto de suas decisões de compra e consumo, em termos ambientais ou sociais. Assim, embora existam diversos estudos na área, há um gap no entendimento da jornada do consumidor e sua relação com o consumo socialmente responsável. Diante deste panorama, define-se a jornada do consumidor socialmente responsável como o processo pelo qual o consumidor socialmente responsável (CSRes) passa, incluindo a busca, a própria ação do ato e o pós- compra que equilibre o seu bem-estar pessoal com o impacto gerado no meio ambiente e na sociedade. Decorrente disso, cada vez mais ênfase tem sido dada aos aspectos simbólicos do consumo. Neste terreno, os significados de consumo ganham seu respectivo protagonismo e os produtos locais, por sua vez, são cada vez mais buscados por parte dos consumidores que buscam hábitos de compra e opções de consumo mais sustentáveis. Desta forma, tal debate leva ao seguinte a rgumento de tese: ¿Os significados de consumo atribuídos aos produtos locais têm relac¿ão com a jornada do consumidor socialmente responsável¿ e tem como objetivo geral buscar compreender quais são os significados de consumo de produtos locais relacionados a jornada do consumidor socialmente responsável de consumidores localizados em Fortaleza, Ceara. Para tanto, foi escolhida uma abordagem qualitativa do método científico, caracterizada por meio de uma pesquisa qualitativa básica. A coleta de dados foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas por meio da análise de conteúdo. A partir da análise foi possível identificar as principais características dos produtos locais para os respondentes, mapear a configuração da jornada do consumidor no consumo do produto local, entender a relação da jornada do consumidor no consumo do produto local com o consumo socialmente responsável e por fim identificar os significados de consumo dos produtos locais relacionados a jornada do consumidor socialmente responsável. Desta forma, compreende-se que embora o consumo socialmente responsável seja identificado durante todas as etapas da jornada do consumidor no consumo com o produto local pode -se afirmar que a etapa de pré-compra foi a mais importante pois apresentou todas as características evidenciadas pelos entrevistados como relacionados ao CSRes, sendo elas; consumo consciente, preocupação com a produção local, preocupação com a natureza e preocupação com o humano. Como implicação pratica os gestores de f orma geral podem aplicar os resultados encontrados relacionados ao CSRes em suas práticas de gestão e comunicação e como sugestões para futuras pesquisas, seria pertinente compreender quais os significados de consumo identificados em produtos locais no contexto de países desenvolvidos para fazer uma comparação com os achados em nível nacional. Palavras-chaves: Jornada do consumidor; consumidor socialmente responsável; produto local; significado de consumo.Consumer behavior and journey has undergone major changes over time. Such changes drastically altered consumption patterns and decisions and further highlighted the importance of studying the consumer's journey. If before there was a more linear and simpler process, nowadays it is becoming more and more complex. In this regard, in the midst of the need to think about new forms of production and consumption aimed at sustainability, consumers are increasingly concerned about the impact of their purchase and consumption decisions, in environmental or social terms. Thus, although there are several studies in the area, there is a gap in the understanding of the consumer's journey and its relationship with socially responsible consumption. Given this scenario, the socially responsible consumer's journey is defined as the process through which the socially responsible consumer (CSRes) goes through, including the search, the act itself and the post-purchase that balances their personal well-being with the impact on the environment and society. As a result, more and more emphasis has been given to the symbolic aspects of consumption. In this field, the meanings of consumption gain their respective prominence and local products, in turn, are increasingly sought after by consumers who seek more sustainable shopping habits and consumption options. In this way, this debate is the following thesis argument: "The meanings of consumption attributed to local products are related to the journey of the socially responsible consumer" and have as general objective to seek what are the processes of consumption of local products related to the journey of the consumer socially responsible consumers in Fortaleza, Ceará. For that, the qualitative approach of the basic scientific method was chosen, a means of a qualitative research. Data collection was carried out through semi-structured interviews and through data analysis. Based on the local analysis, it was possible to identify the main characteristics of local products for the respondents, map the configuration of the consumer journey in the consumption of the local product, understand the relationship of the consumer journey in the consumption of the local product with socially responsible consumption and for in order to identify the meanings of consumption of local products related to the journey of the socially responsible consumer. In this way, it is understood that, although socially responsible consumption is identified as stages of the consumer's journey in the local product, it can be said that the purchase stage was the most important during all the purchase stages, it was the most important to present all the characteristics evidenced by consumption during consumption as related to CSRes, namely; awareness, concern for local production, concern for nature and consumption with humans. As a practical implication, managers in general can apply the results found related to CSRes in their management and communication practices and as suggestions for future research, it would be pertinent to understand the meanings of consumption identified in local products in the context of developed countries to make a comparison with findings at the national level. Keywords: Consumer journey; socially responsible consumer; local product. consumption meaning.Tese enviada com autorização e certificação via CI 73600/22 em 17/10/2022Silva, Minelle Enéas daCastelo, Jose Sarto FreireMelo, Francisco Vicente SalesSouza, Lucas Lopes Ferreira deCampos, Simone Alves Pacheco deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasAzevedo, Carolina Mapurunga2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128677https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27409porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T10:03:15Zoai::128677Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T10:03:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Significados de consumo de produtos locais: a jornada do consumidor socialmente responsável
title Significados de consumo de produtos locais: a jornada do consumidor socialmente responsável
spellingShingle Significados de consumo de produtos locais: a jornada do consumidor socialmente responsável
Azevedo, Carolina Mapurunga
Comportamento do consumidor
Consumo - Aspectos sociais
Administração de empresas
title_short Significados de consumo de produtos locais: a jornada do consumidor socialmente responsável
title_full Significados de consumo de produtos locais: a jornada do consumidor socialmente responsável
title_fullStr Significados de consumo de produtos locais: a jornada do consumidor socialmente responsável
title_full_unstemmed Significados de consumo de produtos locais: a jornada do consumidor socialmente responsável
title_sort Significados de consumo de produtos locais: a jornada do consumidor socialmente responsável
author Azevedo, Carolina Mapurunga
author_facet Azevedo, Carolina Mapurunga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Minelle Enéas da
Castelo, Jose Sarto Freire
Melo, Francisco Vicente Sales
Souza, Lucas Lopes Ferreira de
Campos, Simone Alves Pacheco de
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Carolina Mapurunga
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Consumo - Aspectos sociais
Administração de empresas
topic Comportamento do consumidor
Consumo - Aspectos sociais
Administração de empresas
description O comportamento e a jornada do consumidor, vem passando por grandes mudan c¿as ao longo do tempo. Tais mudanc¿as alteraram drasticamente os padro¿es e as deciso¿es de consumo e evidenciaram ainda mais a importa¿ncia de se estudar a jornada do consumidor. Se antes havia um processo mais linear e mais simples, atualmente ele vem se tornando cada vez mais complexo. Neste tocante, em meio a necessidade de pensar novas formas de produção e consumo voltados à sustentabilidade, surgem consumidores cada vez mais preocupados com o impacto de suas decisões de compra e consumo, em termos ambientais ou sociais. Assim, embora existam diversos estudos na área, há um gap no entendimento da jornada do consumidor e sua relação com o consumo socialmente responsável. Diante deste panorama, define-se a jornada do consumidor socialmente responsável como o processo pelo qual o consumidor socialmente responsável (CSRes) passa, incluindo a busca, a própria ação do ato e o pós- compra que equilibre o seu bem-estar pessoal com o impacto gerado no meio ambiente e na sociedade. Decorrente disso, cada vez mais ênfase tem sido dada aos aspectos simbólicos do consumo. Neste terreno, os significados de consumo ganham seu respectivo protagonismo e os produtos locais, por sua vez, são cada vez mais buscados por parte dos consumidores que buscam hábitos de compra e opções de consumo mais sustentáveis. Desta forma, tal debate leva ao seguinte a rgumento de tese: ¿Os significados de consumo atribuídos aos produtos locais têm relac¿ão com a jornada do consumidor socialmente responsável¿ e tem como objetivo geral buscar compreender quais são os significados de consumo de produtos locais relacionados a jornada do consumidor socialmente responsável de consumidores localizados em Fortaleza, Ceara. Para tanto, foi escolhida uma abordagem qualitativa do método científico, caracterizada por meio de uma pesquisa qualitativa básica. A coleta de dados foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas por meio da análise de conteúdo. A partir da análise foi possível identificar as principais características dos produtos locais para os respondentes, mapear a configuração da jornada do consumidor no consumo do produto local, entender a relação da jornada do consumidor no consumo do produto local com o consumo socialmente responsável e por fim identificar os significados de consumo dos produtos locais relacionados a jornada do consumidor socialmente responsável. Desta forma, compreende-se que embora o consumo socialmente responsável seja identificado durante todas as etapas da jornada do consumidor no consumo com o produto local pode -se afirmar que a etapa de pré-compra foi a mais importante pois apresentou todas as características evidenciadas pelos entrevistados como relacionados ao CSRes, sendo elas; consumo consciente, preocupação com a produção local, preocupação com a natureza e preocupação com o humano. Como implicação pratica os gestores de f orma geral podem aplicar os resultados encontrados relacionados ao CSRes em suas práticas de gestão e comunicação e como sugestões para futuras pesquisas, seria pertinente compreender quais os significados de consumo identificados em produtos locais no contexto de países desenvolvidos para fazer uma comparação com os achados em nível nacional. Palavras-chaves: Jornada do consumidor; consumidor socialmente responsável; produto local; significado de consumo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128677
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27409
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437313902116864