ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geoamazônia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/14984 |
Resumo: | O Ensino de Geografia é essencial durante a formação de alunos no ensino básico devido a velocidade de transformações no meio social, político econômico e tecnológico. É a partir do entendimento dessa disciplina que o aluno conseguirá conhecer seu território, seu lugar, sua relação com a sociedade e natureza, sistema global e com isso obter um amplo entendimento para no futuro atuarem como indivíduos capazes de participar como cidadãos responsáveis, comprometidos e reflexivos sobre questões territoriais e globais. O objetivo da pesquisa é analisar e refletir como ocorre o Ensino de Geografia e a formação de professores que ministram o conhecimento geográfico na Colômbia. A pesquisa aborda questões como a história do surgimento do Ensino de Geografia na Colômbia, onde encontramos essa disciplina em conjunto com as Ciências Sociais no território colombiano e como é a formação de profissionais docentes em Ciências Sociais. A metodologia se apoia nas pesquisas educacionais de cunho qualitativo, destacando a leitura de autores latino-americanos relacionados ao Ensino de Geografia, documentos oficiais, além de lives assistidas durante o período de pandemia, onde foi exposta a contenda do ensino, não somente na Colômbia, mas como em outros países da América Latina e até em outros continentes. A Geografia abordada envolve inúmeras discussões e práticas, todavia é fundamental entender a realidade das escolas latino-americanas são muito diversas.Palavras-Chave: Ensino de Geografia, Formação de professores, Colômbia. |
id |
UFPA-3_0b6610f6de34e60da530769a1cb7f2ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14984 |
network_acronym_str |
UFPA-3 |
network_name_str |
Revista Geoamazônia |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIAO Ensino de Geografia é essencial durante a formação de alunos no ensino básico devido a velocidade de transformações no meio social, político econômico e tecnológico. É a partir do entendimento dessa disciplina que o aluno conseguirá conhecer seu território, seu lugar, sua relação com a sociedade e natureza, sistema global e com isso obter um amplo entendimento para no futuro atuarem como indivíduos capazes de participar como cidadãos responsáveis, comprometidos e reflexivos sobre questões territoriais e globais. O objetivo da pesquisa é analisar e refletir como ocorre o Ensino de Geografia e a formação de professores que ministram o conhecimento geográfico na Colômbia. A pesquisa aborda questões como a história do surgimento do Ensino de Geografia na Colômbia, onde encontramos essa disciplina em conjunto com as Ciências Sociais no território colombiano e como é a formação de profissionais docentes em Ciências Sociais. A metodologia se apoia nas pesquisas educacionais de cunho qualitativo, destacando a leitura de autores latino-americanos relacionados ao Ensino de Geografia, documentos oficiais, além de lives assistidas durante o período de pandemia, onde foi exposta a contenda do ensino, não somente na Colômbia, mas como em outros países da América Latina e até em outros continentes. A Geografia abordada envolve inúmeras discussões e práticas, todavia é fundamental entender a realidade das escolas latino-americanas são muito diversas.Palavras-Chave: Ensino de Geografia, Formação de professores, Colômbia.Universidade Federal do Parádos Santos, Cléziode Jesus, Marcus Vinicius Silva2023-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/1498410.18542/geo.v11i21.14984Revista GeoAmazônia; v. 11, n. 21 (2023): Revista GeoAmazônia; 40-542358-17781980-7759reponame:Revista Geoamazôniainstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/14984/10288/*ref*/GUTIERREZ, A. L. Formação cidadã em perspectiva dos estudos do território como potencial pedagógico. (Monografia de Ciencias Sociales da Faculdade de ciências sociales y humanas de la Universidad de Antioquia). Medellín, Colombia. 2010. JESUS, M. V. S. O Ensino de Geografia e a Formação de Professores na Colômbia e no Brasil. Relatório de PIBIC/CNPq/UFRRJ, 2020. LENILDE, R. A. Olhares Ibero-americanos sobre professore(a)s Geografia. Youtube, 26 jun. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gidb6w0lk-8 . Acesso em: 26 jun. 2020. MORENO, E. A. Enseñanza y aprendizajede la geografia en la educación básica secundária. Bogotá, 2010. MORENO, A. de. Problemas y características de la enseñanza de la geografía en Educación Básica. Anais do X Congreso Colombiano de Geografía. Bogotá, 1987 PÁEZ, D. La importancia de la educación geográfica en Colombia: Elementos de reflexión y compresión del território. Bogotá, Universidad Pedagógica Nacional, 2018. PERÉZ, J; PÁEZ, D. La importancia de la educación geográfica en Colombia: elementos de reflexión y compresión del territorio a partir de los recursos naturales. Anais. CV Encontró Latinoamericano de Geógrafos da América Latina. Havana, Universidade de Havana, 2015. Dispinível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal15/Ensenanzadelageografia/Investigacionydesarrolloeducativo/63.pdf. Acesso: 22/08/2022 PIÑEROS, R. Escuela en Pandemia. Youtube, 25 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1gdkwgNABII. Acesso em: 28/07, 2021. PIZZINATO, L. A. R. Perspectivas em la formacion de licenciados em caso colombiano. Bogotá, Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Grupo de investigación Geopaidea. 2010. PULGARÍN SILVA, M. R. La didática de la geografia una preocupación reciente en el contexto de la enseñanza de la geografia colombiana. (Monografia de Geografía da Faculdad de Educación da Universidad de Antioquia). Medellín, Colômbia. 2010. TABORDA CARO, M. A. Aportes de la geografía escolar a la conformación de un saber geográfico: miradas para América Latina. Anais. XIV Encuentro de Geografos de America Latina - EGAL 2013. Lima, UMSM, 2013. Disponível em: http://www.egal2013.pe/wp-content/uploads/2013/07/Tra_Maria-Alejandra-Taborda-Caro.pdf. Acesso: 10/06/2021. TABORDA CARO, M. A; NAVARRA, H. O. La presencia de la geografía escolar en la formación de maestros de ciencias sociales en Colombia: retos y realidades. In SANTOS, C; QUEIROZ, E. D; CARDOSO, C. (Org.) Experiências Inovadoras em Geografia: ensino de formação docente. Rio de Janeiro, Autografia, 2022, p.61-73.Direitos autorais 2023 Revista GeoAmazôniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-12T15:12:27Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14984Revistahttp://www.geoamazonia.net/index.php/revistaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/oairevistageoamazoniabrasil@gmail.com2358-17781980-7759opendoar:2023-07-12T15:12:27Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA |
title |
ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA |
spellingShingle |
ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA dos Santos, Clézio |
title_short |
ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA |
title_full |
ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA |
title_fullStr |
ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA |
title_sort |
ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA |
author |
dos Santos, Clézio |
author_facet |
dos Santos, Clézio de Jesus, Marcus Vinicius Silva |
author_role |
author |
author2 |
de Jesus, Marcus Vinicius Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Clézio de Jesus, Marcus Vinicius Silva |
description |
O Ensino de Geografia é essencial durante a formação de alunos no ensino básico devido a velocidade de transformações no meio social, político econômico e tecnológico. É a partir do entendimento dessa disciplina que o aluno conseguirá conhecer seu território, seu lugar, sua relação com a sociedade e natureza, sistema global e com isso obter um amplo entendimento para no futuro atuarem como indivíduos capazes de participar como cidadãos responsáveis, comprometidos e reflexivos sobre questões territoriais e globais. O objetivo da pesquisa é analisar e refletir como ocorre o Ensino de Geografia e a formação de professores que ministram o conhecimento geográfico na Colômbia. A pesquisa aborda questões como a história do surgimento do Ensino de Geografia na Colômbia, onde encontramos essa disciplina em conjunto com as Ciências Sociais no território colombiano e como é a formação de profissionais docentes em Ciências Sociais. A metodologia se apoia nas pesquisas educacionais de cunho qualitativo, destacando a leitura de autores latino-americanos relacionados ao Ensino de Geografia, documentos oficiais, além de lives assistidas durante o período de pandemia, onde foi exposta a contenda do ensino, não somente na Colômbia, mas como em outros países da América Latina e até em outros continentes. A Geografia abordada envolve inúmeras discussões e práticas, todavia é fundamental entender a realidade das escolas latino-americanas são muito diversas.Palavras-Chave: Ensino de Geografia, Formação de professores, Colômbia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/14984 10.18542/geo.v11i21.14984 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/14984 |
identifier_str_mv |
10.18542/geo.v11i21.14984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/14984/10288 /*ref*/GUTIERREZ, A. L. Formação cidadã em perspectiva dos estudos do território como potencial pedagógico. (Monografia de Ciencias Sociales da Faculdade de ciências sociales y humanas de la Universidad de Antioquia). Medellín, Colombia. 2010. JESUS, M. V. S. O Ensino de Geografia e a Formação de Professores na Colômbia e no Brasil. Relatório de PIBIC/CNPq/UFRRJ, 2020. LENILDE, R. A. Olhares Ibero-americanos sobre professore(a)s Geografia. Youtube, 26 jun. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gidb6w0lk-8 . Acesso em: 26 jun. 2020. MORENO, E. A. Enseñanza y aprendizajede la geografia en la educación básica secundária. Bogotá, 2010. MORENO, A. de. Problemas y características de la enseñanza de la geografía en Educación Básica. Anais do X Congreso Colombiano de Geografía. Bogotá, 1987 PÁEZ, D. La importancia de la educación geográfica en Colombia: Elementos de reflexión y compresión del território. Bogotá, Universidad Pedagógica Nacional, 2018. PERÉZ, J; PÁEZ, D. La importancia de la educación geográfica en Colombia: elementos de reflexión y compresión del territorio a partir de los recursos naturales. Anais. CV Encontró Latinoamericano de Geógrafos da América Latina. Havana, Universidade de Havana, 2015. Dispinível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal15/Ensenanzadelageografia/Investigacionydesarrolloeducativo/63.pdf. Acesso: 22/08/2022 PIÑEROS, R. Escuela en Pandemia. Youtube, 25 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1gdkwgNABII. Acesso em: 28/07, 2021. PIZZINATO, L. A. R. Perspectivas em la formacion de licenciados em caso colombiano. Bogotá, Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Grupo de investigación Geopaidea. 2010. PULGARÍN SILVA, M. R. La didática de la geografia una preocupación reciente en el contexto de la enseñanza de la geografia colombiana. (Monografia de Geografía da Faculdad de Educación da Universidad de Antioquia). Medellín, Colômbia. 2010. TABORDA CARO, M. A. Aportes de la geografía escolar a la conformación de un saber geográfico: miradas para América Latina. Anais. XIV Encuentro de Geografos de America Latina - EGAL 2013. Lima, UMSM, 2013. Disponível em: http://www.egal2013.pe/wp-content/uploads/2013/07/Tra_Maria-Alejandra-Taborda-Caro.pdf. Acesso: 10/06/2021. TABORDA CARO, M. A; NAVARRA, H. O. La presencia de la geografía escolar en la formación de maestros de ciencias sociales en Colombia: retos y realidades. In SANTOS, C; QUEIROZ, E. D; CARDOSO, C. (Org.) Experiências Inovadoras em Geografia: ensino de formação docente. Rio de Janeiro, Autografia, 2022, p.61-73. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista GeoAmazônia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista GeoAmazônia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GeoAmazônia; v. 11, n. 21 (2023): Revista GeoAmazônia; 40-54 2358-1778 1980-7759 reponame:Revista Geoamazônia instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Revista Geoamazônia |
collection |
Revista Geoamazônia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistageoamazoniabrasil@gmail.com |
_version_ |
1799711257001984000 |