ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Clézio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Jesus, Marcus Vinicius Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geoamazônia
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/14984
Resumo: O Ensino de Geografia é essencial durante a formação de alunos no ensino básico devido a velocidade de transformações no meio social, político econômico e tecnológico. É a partir do entendimento dessa disciplina que o aluno conseguirá conhecer seu território, seu lugar, sua relação com a sociedade e natureza, sistema global e com isso obter um amplo entendimento para no futuro atuarem como indivíduos capazes de participar como cidadãos responsáveis, comprometidos e reflexivos sobre questões territoriais e globais. O objetivo da pesquisa é analisar e refletir como ocorre o Ensino de Geografia e a formação de professores que ministram o conhecimento geográfico na Colômbia. A pesquisa aborda questões como a história do surgimento do Ensino de Geografia na Colômbia, onde encontramos essa disciplina em conjunto com as Ciências Sociais no território colombiano e como é a formação de profissionais docentes em Ciências Sociais. A metodologia se apoia nas pesquisas educacionais de cunho qualitativo, destacando a leitura de autores latino-americanos relacionados ao Ensino de Geografia, documentos oficiais, além de lives assistidas durante o período de pandemia, onde foi exposta a contenda do ensino, não somente na Colômbia, mas como em outros países da América Latina e até em outros continentes. A Geografia abordada envolve inúmeras discussões e práticas, todavia é fundamental entender a realidade das escolas latino-americanas são muito diversas.Palavras-Chave: Ensino de Geografia, Formação de professores, Colômbia.
id UFPA-3_0b6610f6de34e60da530769a1cb7f2ae
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14984
network_acronym_str UFPA-3
network_name_str Revista Geoamazônia
repository_id_str
spelling ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIAO Ensino de Geografia é essencial durante a formação de alunos no ensino básico devido a velocidade de transformações no meio social, político econômico e tecnológico. É a partir do entendimento dessa disciplina que o aluno conseguirá conhecer seu território, seu lugar, sua relação com a sociedade e natureza, sistema global e com isso obter um amplo entendimento para no futuro atuarem como indivíduos capazes de participar como cidadãos responsáveis, comprometidos e reflexivos sobre questões territoriais e globais. O objetivo da pesquisa é analisar e refletir como ocorre o Ensino de Geografia e a formação de professores que ministram o conhecimento geográfico na Colômbia. A pesquisa aborda questões como a história do surgimento do Ensino de Geografia na Colômbia, onde encontramos essa disciplina em conjunto com as Ciências Sociais no território colombiano e como é a formação de profissionais docentes em Ciências Sociais. A metodologia se apoia nas pesquisas educacionais de cunho qualitativo, destacando a leitura de autores latino-americanos relacionados ao Ensino de Geografia, documentos oficiais, além de lives assistidas durante o período de pandemia, onde foi exposta a contenda do ensino, não somente na Colômbia, mas como em outros países da América Latina e até em outros continentes. A Geografia abordada envolve inúmeras discussões e práticas, todavia é fundamental entender a realidade das escolas latino-americanas são muito diversas.Palavras-Chave: Ensino de Geografia, Formação de professores, Colômbia.Universidade Federal do Parádos Santos, Cléziode Jesus, Marcus Vinicius Silva2023-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/1498410.18542/geo.v11i21.14984Revista GeoAmazônia; v. 11, n. 21 (2023): Revista GeoAmazônia; 40-542358-17781980-7759reponame:Revista Geoamazôniainstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/14984/10288/*ref*/GUTIERREZ, A. L. Formação cidadã em perspectiva dos estudos do território como potencial pedagógico. (Monografia de Ciencias Sociales da Faculdade de ciências sociales y humanas de la Universidad de Antioquia). Medellín, Colombia. 2010. JESUS, M. V. S. O Ensino de Geografia e a Formação de Professores na Colômbia e no Brasil. Relatório de PIBIC/CNPq/UFRRJ, 2020. LENILDE, R. A. Olhares Ibero-americanos sobre professore(a)s Geografia. Youtube, 26 jun. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gidb6w0lk-8 . Acesso em: 26 jun. 2020. MORENO, E. A. Enseñanza y aprendizajede la geografia en la educación básica secundária. Bogotá, 2010. MORENO, A. de. Problemas y características de la enseñanza de la geografía en Educación Básica. Anais do X Congreso Colombiano de Geografía. Bogotá, 1987 PÁEZ, D. La importancia de la educación geográfica en Colombia: Elementos de reflexión y compresión del território. Bogotá, Universidad Pedagógica Nacional, 2018. PERÉZ, J; PÁEZ, D. La importancia de la educación geográfica en Colombia: elementos de reflexión y compresión del territorio a partir de los recursos naturales. Anais. CV Encontró Latinoamericano de Geógrafos da América Latina. Havana, Universidade de Havana, 2015. Dispinível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal15/Ensenanzadelageografia/Investigacionydesarrolloeducativo/63.pdf. Acesso: 22/08/2022 PIÑEROS, R. Escuela en Pandemia. Youtube, 25 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1gdkwgNABII. Acesso em: 28/07, 2021. PIZZINATO, L. A. R. Perspectivas em la formacion de licenciados em caso colombiano. Bogotá, Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Grupo de investigación Geopaidea. 2010. PULGARÍN SILVA, M. R. La didática de la geografia una preocupación reciente en el contexto de la enseñanza de la geografia colombiana. (Monografia de Geografía da Faculdad de Educación da Universidad de Antioquia). Medellín, Colômbia. 2010. TABORDA CARO, M. A. Aportes de la geografía escolar a la conformación de un saber geográfico: miradas para América Latina. Anais. XIV Encuentro de Geografos de America Latina - EGAL 2013. Lima, UMSM, 2013. Disponível em: http://www.egal2013.pe/wp-content/uploads/2013/07/Tra_Maria-Alejandra-Taborda-Caro.pdf. Acesso: 10/06/2021. TABORDA CARO, M. A; NAVARRA, H. O. La presencia de la geografía escolar en la formación de maestros de ciencias sociales en Colombia: retos y realidades. In SANTOS, C; QUEIROZ, E. D; CARDOSO, C. (Org.) Experiências Inovadoras em Geografia: ensino de formação docente. Rio de Janeiro, Autografia, 2022, p.61-73.Direitos autorais 2023 Revista GeoAmazôniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-12T15:12:27Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14984Revistahttp://www.geoamazonia.net/index.php/revistaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/oairevistageoamazoniabrasil@gmail.com2358-17781980-7759opendoar:2023-07-12T15:12:27Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA
title ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA
spellingShingle ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA
dos Santos, Clézio
title_short ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA
title_full ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA
title_fullStr ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA
title_full_unstemmed ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA
title_sort ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA
author dos Santos, Clézio
author_facet dos Santos, Clézio
de Jesus, Marcus Vinicius Silva
author_role author
author2 de Jesus, Marcus Vinicius Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Clézio
de Jesus, Marcus Vinicius Silva
description O Ensino de Geografia é essencial durante a formação de alunos no ensino básico devido a velocidade de transformações no meio social, político econômico e tecnológico. É a partir do entendimento dessa disciplina que o aluno conseguirá conhecer seu território, seu lugar, sua relação com a sociedade e natureza, sistema global e com isso obter um amplo entendimento para no futuro atuarem como indivíduos capazes de participar como cidadãos responsáveis, comprometidos e reflexivos sobre questões territoriais e globais. O objetivo da pesquisa é analisar e refletir como ocorre o Ensino de Geografia e a formação de professores que ministram o conhecimento geográfico na Colômbia. A pesquisa aborda questões como a história do surgimento do Ensino de Geografia na Colômbia, onde encontramos essa disciplina em conjunto com as Ciências Sociais no território colombiano e como é a formação de profissionais docentes em Ciências Sociais. A metodologia se apoia nas pesquisas educacionais de cunho qualitativo, destacando a leitura de autores latino-americanos relacionados ao Ensino de Geografia, documentos oficiais, além de lives assistidas durante o período de pandemia, onde foi exposta a contenda do ensino, não somente na Colômbia, mas como em outros países da América Latina e até em outros continentes. A Geografia abordada envolve inúmeras discussões e práticas, todavia é fundamental entender a realidade das escolas latino-americanas são muito diversas.Palavras-Chave: Ensino de Geografia, Formação de professores, Colômbia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/14984
10.18542/geo.v11i21.14984
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/14984
identifier_str_mv 10.18542/geo.v11i21.14984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/14984/10288
/*ref*/GUTIERREZ, A. L. Formação cidadã em perspectiva dos estudos do território como potencial pedagógico. (Monografia de Ciencias Sociales da Faculdade de ciências sociales y humanas de la Universidad de Antioquia). Medellín, Colombia. 2010. JESUS, M. V. S. O Ensino de Geografia e a Formação de Professores na Colômbia e no Brasil. Relatório de PIBIC/CNPq/UFRRJ, 2020. LENILDE, R. A. Olhares Ibero-americanos sobre professore(a)s Geografia. Youtube, 26 jun. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gidb6w0lk-8 . Acesso em: 26 jun. 2020. MORENO, E. A. Enseñanza y aprendizajede la geografia en la educación básica secundária. Bogotá, 2010. MORENO, A. de. Problemas y características de la enseñanza de la geografía en Educación Básica. Anais do X Congreso Colombiano de Geografía. Bogotá, 1987 PÁEZ, D. La importancia de la educación geográfica en Colombia: Elementos de reflexión y compresión del território. Bogotá, Universidad Pedagógica Nacional, 2018. PERÉZ, J; PÁEZ, D. La importancia de la educación geográfica en Colombia: elementos de reflexión y compresión del territorio a partir de los recursos naturales. Anais. CV Encontró Latinoamericano de Geógrafos da América Latina. Havana, Universidade de Havana, 2015. Dispinível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal15/Ensenanzadelageografia/Investigacionydesarrolloeducativo/63.pdf. Acesso: 22/08/2022 PIÑEROS, R. Escuela en Pandemia. Youtube, 25 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1gdkwgNABII. Acesso em: 28/07, 2021. PIZZINATO, L. A. R. Perspectivas em la formacion de licenciados em caso colombiano. Bogotá, Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Grupo de investigación Geopaidea. 2010. PULGARÍN SILVA, M. R. La didática de la geografia una preocupación reciente en el contexto de la enseñanza de la geografia colombiana. (Monografia de Geografía da Faculdad de Educación da Universidad de Antioquia). Medellín, Colômbia. 2010. TABORDA CARO, M. A. Aportes de la geografía escolar a la conformación de un saber geográfico: miradas para América Latina. Anais. XIV Encuentro de Geografos de America Latina - EGAL 2013. Lima, UMSM, 2013. Disponível em: http://www.egal2013.pe/wp-content/uploads/2013/07/Tra_Maria-Alejandra-Taborda-Caro.pdf. Acesso: 10/06/2021. TABORDA CARO, M. A; NAVARRA, H. O. La presencia de la geografía escolar en la formación de maestros de ciencias sociales en Colombia: retos y realidades. In SANTOS, C; QUEIROZ, E. D; CARDOSO, C. (Org.) Experiências Inovadoras em Geografia: ensino de formação docente. Rio de Janeiro, Autografia, 2022, p.61-73.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista GeoAmazônia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista GeoAmazônia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoAmazônia; v. 11, n. 21 (2023): Revista GeoAmazônia; 40-54
2358-1778
1980-7759
reponame:Revista Geoamazônia
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Revista Geoamazônia
collection Revista Geoamazônia
repository.name.fl_str_mv Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistageoamazoniabrasil@gmail.com
_version_ 1799711257001984000