A cartografia e seus saberes na atualidade : uma visão a partir do ensino superior de geografia no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Clezio dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610315
Resumo: Orientador: Yara Kulaif
id UNICAMP-30_6099044284d4d053ec6e987ec61a1349
oai_identifier_str oai::468449
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A cartografia e seus saberes na atualidade : uma visão a partir do ensino superior de geografia no estado de São PauloThe cartography and knowledge in your top news : a view from the higher education of Geography in São Paulo StateCartografia - Estudo e ensinoGeografia - Estudo e ensinoEnsino superior - São Paulo (Estado)Cartography - Study and teachingGeography - Study and teachingHigher education - São Paulo (State)Orientador: Yara KulaifTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: A área de cartografia é entendida como os saberes básicos da representação gráfica do espaço utilizada para produzir o conhecimento cartográfico e vem sendo ministrada como disciplinas curriculares nos cursos de Geografia no Brasil. A pesquisa procura responder a seguinte questão: Qual a relevância da Cartografia para a formação e utilização dos profissionais de Geografia? A problemática apontada acima, norteou nossa pesquisa e nosso objetivo geral de realizar uma análise de como os saberes cartográficos são efetivados na atualidade no ensino superior de Geografia no estado de São Paulo. Os objetivos específicos são: caracterizar a relação entre o saber cartográfico no ensino superior de Geografia e no ensino básico de Geografia; analisar criticamente os conteúdos de cartografia que são ensinados nos cursos superiores em geografia; analisar em que medida a formação profissional em Geografia influencia no seu modo de ver e trabalhar com os saberes cartográficos no ensino de Geografia; e identificar a necessidade e a existência de novas temáticas cartográficas que devam estar presentes no ensino superior de Geografia. As instituições escolhidas para a pesquisa são as três universidades estaduais públicas e seus cursos de Geografia: Universidade de São Paulo (USP), no município de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no município de Campinas e a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), nos municípios de Rio Claro, Presidente Prudente e Ourinhos, totalizando em 2006-2008, dezesseis professores. A pesquisa foi estruturada em quatro capítulos. No primeiro capítulo, "O Entendimento da Cartografia na Atualidade e sua relação com a Geografia" procuramos situar a Cartografia enquanto área de conhecimento e sua relação com a Geografia, tecendo aproximações entre os dois campos de conhecimento segundo o desenvolvimento do pensamento de cada área. No segundo capítulo "Cartografia e Formação do profissional de Geografia", apresentamos uma discussão relacionada à presença da cartografia como componente curricular nos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia e contextualizando essa presença com a necessidade de colaborar com a formação reflexiva dos profissionais de Geografia. O terceiro capítulo, "Os Saberes Cartográficos na Construção de uma Educação Cartográfica" enfoca as características dos saberes cartográficos no ensino superior e no ensino básico e contextualiza a transposição didática necessária para a efetivação desses saberes para a nossa sociedade. O quarto e último capítulo, "O Docente de Cartografia no Ensino superior e a Efetivação da Educação Cartográfica", discute com base nas entrevistas com os docentes e no referencial bibliográfico o papel do docente de cartografia na formação dos profissionais de Geografia na atualidade e a relevância da efetivação da Educação Cartográfica. Apresenta ainda um programa de cartografia introdutória para o ensino superior. A pesquisa colabora para o entendimento da produção do saber cartográfico no ensino superior de geografia e dessa maneira contribuir para a educação cartográfica como conhecimento espacial relevante para a formação do cidadão em nossa sociedade.Abstract: The area of mapping is understood as the basic knowledge of graphic representation of space used to produce the cartographic knowledge and has been taught as subjects in the curricula of geography courses in Brazil. The research looks for to answer the following question: What is the relevance of cartography to the training of professionals and use of geography? The problems identified above, guided our research and our goal to conduct a general analysis of how the knowledge map are effective in the current higher education of geography in the state of São Paulo. The specific objectives are: to characterize the relation enters cartographic knowing in the superior education of Geography and the basic education of Geography; to critically analyze the cartography contents that are taught in the superior courses in Geography; to analyze where measured the professional formation in Geography influence in its way to see and to work knowing with them cartographic in the education of Geography; e to identify to the thematic new necessity and the existence of cartographic that must be gifts in the superior education of Geography. The institutions chosen for the research are the three public state universities and their courses in geography: Universidade de São Paulo (USP) in São Paulo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), in the city of Campinas and Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho (UNESP), in the municipalities of Rio Claro, Presidente Prudente and Ourinhos, totaling in 2006-2008, sixteen teachers. The research was structured in four chapters. In the first chapter, "The Understanding of Cartography in the News and its relation to geography" while looking at the mapping area of knowledge and its relation to geography, weaving between the two approaches fields of knowledge in the development of thinking in each area. In the second chapter "Cartography and the professional training of geography," present a discussion related to the presence of the mapping component of undergraduate courses in curriculum and BA in Geography and contextualizing its presence with the need to collaborate with the training of professionals reflective of Geography. The third chapter, "The Cartographic Knowledge in Building a Cartographic Education" focuses on the characteristics of cartographic knowledge in higher education and basic education and contextualizes the didactic transposition needed to accomplish these skills to our society. The fourth and final chapter, "The Teaching of Cartography in the education and realization of Cartographic Education," discussed based on interviews with teachers and bibliographic references in the role of teachers in mapping training of Geography in actuality and relevance of effective Cartographic Education. It also presents a program of mapping introductory to higher education. The research contributes to understanding the production of cartographic knowledge of geography in higher education and thus contributes to the education space mapping as knowledge relevant to the training of citizens in our society.DoutoradoDoutor em Ciências[s.n.]Kulaif, Yara, 1958-Compiani, MauricioNegrão, Oscar Braz MendonzaMartinelli, MarceloBiasi, Mario DeUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Clezio dos2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf290 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610315SANTOS, Clezio dos. A cartografia e seus saberes na atualidade: uma visão a partir do ensino superior de geografia no estado de São Paulo. 2009. 290 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610315. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/468449porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:39:22Zoai::468449Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:39:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A cartografia e seus saberes na atualidade : uma visão a partir do ensino superior de geografia no estado de São Paulo
The cartography and knowledge in your top news : a view from the higher education of Geography in São Paulo State
title A cartografia e seus saberes na atualidade : uma visão a partir do ensino superior de geografia no estado de São Paulo
spellingShingle A cartografia e seus saberes na atualidade : uma visão a partir do ensino superior de geografia no estado de São Paulo
Santos, Clezio dos
Cartografia - Estudo e ensino
Geografia - Estudo e ensino
Ensino superior - São Paulo (Estado)
Cartography - Study and teaching
Geography - Study and teaching
Higher education - São Paulo (State)
title_short A cartografia e seus saberes na atualidade : uma visão a partir do ensino superior de geografia no estado de São Paulo
title_full A cartografia e seus saberes na atualidade : uma visão a partir do ensino superior de geografia no estado de São Paulo
title_fullStr A cartografia e seus saberes na atualidade : uma visão a partir do ensino superior de geografia no estado de São Paulo
title_full_unstemmed A cartografia e seus saberes na atualidade : uma visão a partir do ensino superior de geografia no estado de São Paulo
title_sort A cartografia e seus saberes na atualidade : uma visão a partir do ensino superior de geografia no estado de São Paulo
author Santos, Clezio dos
author_facet Santos, Clezio dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kulaif, Yara, 1958-
Compiani, Mauricio
Negrão, Oscar Braz Mendonza
Martinelli, Marcelo
Biasi, Mario De
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Clezio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia - Estudo e ensino
Geografia - Estudo e ensino
Ensino superior - São Paulo (Estado)
Cartography - Study and teaching
Geography - Study and teaching
Higher education - São Paulo (State)
topic Cartografia - Estudo e ensino
Geografia - Estudo e ensino
Ensino superior - São Paulo (Estado)
Cartography - Study and teaching
Geography - Study and teaching
Higher education - São Paulo (State)
description Orientador: Yara Kulaif
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610315
SANTOS, Clezio dos. A cartografia e seus saberes na atualidade: uma visão a partir do ensino superior de geografia no estado de São Paulo. 2009. 290 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610315. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610315
identifier_str_mv SANTOS, Clezio dos. A cartografia e seus saberes na atualidade: uma visão a partir do ensino superior de geografia no estado de São Paulo. 2009. 290 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610315. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/468449
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
290 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138459265269760