Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/174 |
Resumo: | Neste artigo investigamos relações entre modelagem matemática e linguagem, em particular, a linguagem matemática. Dados provenientes de uma atividade de modelagem matemática, desenvolvida por treze alunos, são analisados a fim de responder a questão de pesquisa: “como os alunos justificam seus procedimentos matemáticos no decorrer de atividades de modelagem matemática?” Registros escritos, transcrição de áudio e vídeo possibilitaram uma análise da linguagem dos alunos no desenvolvimento da atividade. Levando em consideração elementos da perspectiva wittgensteiniana de linguagem são construídas árvores de associação de ideias que sinalizam o modo como os alunos utilizam proposições, regras e diferentes jogos de linguagem que se articulam na justificativa dos procedimentos matemáticos utilizados pelos alunos. |
id |
UFPA-6_052b15287fd5e4a137b43c4cbaaa9915 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/174 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteinianaModelagem MatemáticaLinguagemWittgensteinNeste artigo investigamos relações entre modelagem matemática e linguagem, em particular, a linguagem matemática. Dados provenientes de uma atividade de modelagem matemática, desenvolvida por treze alunos, são analisados a fim de responder a questão de pesquisa: “como os alunos justificam seus procedimentos matemáticos no decorrer de atividades de modelagem matemática?” Registros escritos, transcrição de áudio e vídeo possibilitaram uma análise da linguagem dos alunos no desenvolvimento da atividade. Levando em consideração elementos da perspectiva wittgensteiniana de linguagem são construídas árvores de associação de ideias que sinalizam o modo como os alunos utilizam proposições, regras e diferentes jogos de linguagem que se articulam na justificativa dos procedimentos matemáticos utilizados pelos alunos. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/17410.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p171-191.id194REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 171-1912675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/174/173Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPalharini Alvim Sousa, Bárbara NivaldaWerle de Almeida, Lourdes Maria2022-11-17T22:44:19Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/174Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:19Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana |
title |
Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana |
spellingShingle |
Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana Palharini Alvim Sousa, Bárbara Nivalda Modelagem Matemática Linguagem Wittgenstein |
title_short |
Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana |
title_full |
Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana |
title_fullStr |
Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana |
title_full_unstemmed |
Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana |
title_sort |
Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana |
author |
Palharini Alvim Sousa, Bárbara Nivalda |
author_facet |
Palharini Alvim Sousa, Bárbara Nivalda Werle de Almeida, Lourdes Maria |
author_role |
author |
author2 |
Werle de Almeida, Lourdes Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palharini Alvim Sousa, Bárbara Nivalda Werle de Almeida, Lourdes Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem Matemática Linguagem Wittgenstein |
topic |
Modelagem Matemática Linguagem Wittgenstein |
description |
Neste artigo investigamos relações entre modelagem matemática e linguagem, em particular, a linguagem matemática. Dados provenientes de uma atividade de modelagem matemática, desenvolvida por treze alunos, são analisados a fim de responder a questão de pesquisa: “como os alunos justificam seus procedimentos matemáticos no decorrer de atividades de modelagem matemática?” Registros escritos, transcrição de áudio e vídeo possibilitaram uma análise da linguagem dos alunos no desenvolvimento da atividade. Levando em consideração elementos da perspectiva wittgensteiniana de linguagem são construídas árvores de associação de ideias que sinalizam o modo como os alunos utilizam proposições, regras e diferentes jogos de linguagem que se articulam na justificativa dos procedimentos matemáticos utilizados pelos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/174 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p171-191.id194 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/174 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p171-191.id194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/174/173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 171-191 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003193057280 |