Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/165 |
Resumo: | Este texto discute alguns dos obstáculos para a compreensão dos conteúdos em Matemática, bem como de metodologias de ensino de Matemática promulgadas sobre a leitura e escrita nas aulas. Um conjunto importante dessas interpretações são oriundas dos estudos de Gilles-Gaston Granger, Ludwig Wittgenstein, Jhon L. Austin, Paul Ricoeur e Gottlob Frege. A partir dessas abordagens trazidas por estes autores, discutirei suas consequências teóricas para o estudo da linguagem, especialmente articulá-las para colocar em destaque a função comunicativa. Sendo assim, discorro sobre as questões relativas a linguagem, seus usos e funcionamentos para o ensino e aprendizagem, com o intuito de demonstrar que na Matemática, no que respeita aos conceitos com que operam, tem a função de ser uma norma, e por outro lado, indigitar que é necessário reconhecer que não tem papeis fixos e pré-determinados,cuja a função pode ser alterada ou mudada a partir do momento de escolhas e arranjos no sistema linguístico, por tornarem-se elementos do processo comunicativo dos atos de fala. Nesse ínterim, mostro as características sobre uma estrutura lógica para ler o texto matemático via aos estilos que se delineam sobre a interpretação. |
id |
UFPA-6_47deef7a81d2fe8056f3ac9bae12f750 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/165 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de MatemáticaLinguagemLeituraEnsino-aprendizagemEste texto discute alguns dos obstáculos para a compreensão dos conteúdos em Matemática, bem como de metodologias de ensino de Matemática promulgadas sobre a leitura e escrita nas aulas. Um conjunto importante dessas interpretações são oriundas dos estudos de Gilles-Gaston Granger, Ludwig Wittgenstein, Jhon L. Austin, Paul Ricoeur e Gottlob Frege. A partir dessas abordagens trazidas por estes autores, discutirei suas consequências teóricas para o estudo da linguagem, especialmente articulá-las para colocar em destaque a função comunicativa. Sendo assim, discorro sobre as questões relativas a linguagem, seus usos e funcionamentos para o ensino e aprendizagem, com o intuito de demonstrar que na Matemática, no que respeita aos conceitos com que operam, tem a função de ser uma norma, e por outro lado, indigitar que é necessário reconhecer que não tem papeis fixos e pré-determinados,cuja a função pode ser alterada ou mudada a partir do momento de escolhas e arranjos no sistema linguístico, por tornarem-se elementos do processo comunicativo dos atos de fala. Nesse ínterim, mostro as características sobre uma estrutura lógica para ler o texto matemático via aos estilos que se delineam sobre a interpretação.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/16510.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p09-27.id185REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 09-272675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/165/164Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Lacerda, Alan2022-11-17T22:44:39Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/165Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:39Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática |
title |
Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática |
spellingShingle |
Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática Gonçalves Lacerda, Alan Linguagem Leitura Ensino-aprendizagem |
title_short |
Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática |
title_full |
Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática |
title_fullStr |
Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática |
title_full_unstemmed |
Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática |
title_sort |
Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática |
author |
Gonçalves Lacerda, Alan |
author_facet |
Gonçalves Lacerda, Alan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves Lacerda, Alan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Leitura Ensino-aprendizagem |
topic |
Linguagem Leitura Ensino-aprendizagem |
description |
Este texto discute alguns dos obstáculos para a compreensão dos conteúdos em Matemática, bem como de metodologias de ensino de Matemática promulgadas sobre a leitura e escrita nas aulas. Um conjunto importante dessas interpretações são oriundas dos estudos de Gilles-Gaston Granger, Ludwig Wittgenstein, Jhon L. Austin, Paul Ricoeur e Gottlob Frege. A partir dessas abordagens trazidas por estes autores, discutirei suas consequências teóricas para o estudo da linguagem, especialmente articulá-las para colocar em destaque a função comunicativa. Sendo assim, discorro sobre as questões relativas a linguagem, seus usos e funcionamentos para o ensino e aprendizagem, com o intuito de demonstrar que na Matemática, no que respeita aos conceitos com que operam, tem a função de ser uma norma, e por outro lado, indigitar que é necessário reconhecer que não tem papeis fixos e pré-determinados,cuja a função pode ser alterada ou mudada a partir do momento de escolhas e arranjos no sistema linguístico, por tornarem-se elementos do processo comunicativo dos atos de fala. Nesse ínterim, mostro as características sobre uma estrutura lógica para ler o texto matemático via aos estilos que se delineam sobre a interpretação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/165 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p09-27.id185 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/165 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p09-27.id185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/165/164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 09-27 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003179425793 |