Aliança Entre Hm, Tdic E Im: Fundamentos E Aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa de Sousa, Giselle
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/127
Resumo: Alicerçada em três tendências em Educação Matemática surge a aliança entre História da Matemática (HM), Tecnologias Digitais em Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM). Considerando que cada uma das referidas tendências possui argumentos favoráveis ao uso em prol do ensino e aprendizagem de Matemática isoladamente, a aliança busca conexão desses de modo a compor mais uma proposta pedagógica no campo da Educação Matemática. Baseia-se assim, por exemplo, nos argumentos favoráveis ao uso da HM de Miguel e Miorim (2019), nas considerações da informática na Educação Matemática de Borba e Penteando (2019) e nas ponderações da IM de Ponte, Brocardo e Oliveira (2019), delineando ainda um constructo que perpassa por outras referências de aspectos teórico e metodológicos. Nessa ótica, nesse artigo almeja-se realizar uma apreciação do delineio da aliança e seus fundamentos juntamente com a apresentação de práticas que emergem da elaboração de produtos educacionais respaldados na mesma a partir de pesquisa da abordagem qualitativa. Desse modo, perpassa pelos moldes da aliança entre HM, TDIC e IM apontando como resultado parâmetros de sua elaboração, termos e expressões inerentes, nortes metodológicos para elaboração de proposta, entre outros aspectos.
id UFPA-6_5704d11ca238c5fabc154ee0c91aa6bf
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/127
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Aliança Entre Hm, Tdic E Im: Fundamentos E AplicaçõesAliançaHistória da Matemáticacnologias Digitais da Informação e da ComunicaçãoInvestigação MatemáticaAlicerçada em três tendências em Educação Matemática surge a aliança entre História da Matemática (HM), Tecnologias Digitais em Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM). Considerando que cada uma das referidas tendências possui argumentos favoráveis ao uso em prol do ensino e aprendizagem de Matemática isoladamente, a aliança busca conexão desses de modo a compor mais uma proposta pedagógica no campo da Educação Matemática. Baseia-se assim, por exemplo, nos argumentos favoráveis ao uso da HM de Miguel e Miorim (2019), nas considerações da informática na Educação Matemática de Borba e Penteando (2019) e nas ponderações da IM de Ponte, Brocardo e Oliveira (2019), delineando ainda um constructo que perpassa por outras referências de aspectos teórico e metodológicos. Nessa ótica, nesse artigo almeja-se realizar uma apreciação do delineio da aliança e seus fundamentos juntamente com a apresentação de práticas que emergem da elaboração de produtos educacionais respaldados na mesma a partir de pesquisa da abordagem qualitativa. Desse modo, perpassa pelos moldes da aliança entre HM, TDIC e IM apontando como resultado parâmetros de sua elaboração, termos e expressões inerentes, nortes metodológicos para elaboração de proposta, entre outros aspectos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12710.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p117-136.id239REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 117-1362675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/127/126Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta de Sousa, Giselle2022-11-17T22:41:39Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/127Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:41:39Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aliança Entre Hm, Tdic E Im: Fundamentos E Aplicações
title Aliança Entre Hm, Tdic E Im: Fundamentos E Aplicações
spellingShingle Aliança Entre Hm, Tdic E Im: Fundamentos E Aplicações
Costa de Sousa, Giselle
Aliança
História da Matemática
cnologias Digitais da Informação e da Comunicação
Investigação Matemática
title_short Aliança Entre Hm, Tdic E Im: Fundamentos E Aplicações
title_full Aliança Entre Hm, Tdic E Im: Fundamentos E Aplicações
title_fullStr Aliança Entre Hm, Tdic E Im: Fundamentos E Aplicações
title_full_unstemmed Aliança Entre Hm, Tdic E Im: Fundamentos E Aplicações
title_sort Aliança Entre Hm, Tdic E Im: Fundamentos E Aplicações
author Costa de Sousa, Giselle
author_facet Costa de Sousa, Giselle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa de Sousa, Giselle
dc.subject.por.fl_str_mv Aliança
História da Matemática
cnologias Digitais da Informação e da Comunicação
Investigação Matemática
topic Aliança
História da Matemática
cnologias Digitais da Informação e da Comunicação
Investigação Matemática
description Alicerçada em três tendências em Educação Matemática surge a aliança entre História da Matemática (HM), Tecnologias Digitais em Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM). Considerando que cada uma das referidas tendências possui argumentos favoráveis ao uso em prol do ensino e aprendizagem de Matemática isoladamente, a aliança busca conexão desses de modo a compor mais uma proposta pedagógica no campo da Educação Matemática. Baseia-se assim, por exemplo, nos argumentos favoráveis ao uso da HM de Miguel e Miorim (2019), nas considerações da informática na Educação Matemática de Borba e Penteando (2019) e nas ponderações da IM de Ponte, Brocardo e Oliveira (2019), delineando ainda um constructo que perpassa por outras referências de aspectos teórico e metodológicos. Nessa ótica, nesse artigo almeja-se realizar uma apreciação do delineio da aliança e seus fundamentos juntamente com a apresentação de práticas que emergem da elaboração de produtos educacionais respaldados na mesma a partir de pesquisa da abordagem qualitativa. Desse modo, perpassa pelos moldes da aliança entre HM, TDIC e IM apontando como resultado parâmetros de sua elaboração, termos e expressões inerentes, nortes metodológicos para elaboração de proposta, entre outros aspectos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/127
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p117-136.id239
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/127
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p117-136.id239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/127/126
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 117-136
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003120705536