Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/489 |
Resumo: | Nesse artigo buscamos evidenciar elementos da análise do discurso foucaultiana, considerando como objeto de investigação os castigos escolares a partir dos discursos da Revista Nova Escola. Que descontinuidades os enunciados emergentes nas Revistas nos apontam acerca das punições na escola? Justificamos a escolha da Nova Escola a partir dos procedimentos elucidados por Foucault em sua obra A ordem do discurso (1996), a saber: os de exclusão, os internos e os de rarefação. De acordo com as enunciações destacadas na análise, inferimos que os castigos impostos aos alunos se caracterizam não mais como físicos, mas como castigos ao “espírito”. Punições corporais como a palmatória foram sendo substituídas por estratégias de correção mais sutis, micropenalidades que atuam não somente sobre o corpo. Assim, a discussão iniciada por vias do castigo físico e continuada pelos castigos da alma evidencia o entendimento foucaultiano de relações de poder. |
id |
UFPA-6_5e7d110dc3be0ba5c29bd6d135981924 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/489 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares Análise do discursoMichel FoucaultCastigos escolaresRevista Nova EscolaNesse artigo buscamos evidenciar elementos da análise do discurso foucaultiana, considerando como objeto de investigação os castigos escolares a partir dos discursos da Revista Nova Escola. Que descontinuidades os enunciados emergentes nas Revistas nos apontam acerca das punições na escola? Justificamos a escolha da Nova Escola a partir dos procedimentos elucidados por Foucault em sua obra A ordem do discurso (1996), a saber: os de exclusão, os internos e os de rarefação. De acordo com as enunciações destacadas na análise, inferimos que os castigos impostos aos alunos se caracterizam não mais como físicos, mas como castigos ao “espírito”. Punições corporais como a palmatória foram sendo substituídas por estratégias de correção mais sutis, micropenalidades que atuam não somente sobre o corpo. Assim, a discussão iniciada por vias do castigo físico e continuada pelos castigos da alma evidencia o entendimento foucaultiano de relações de poder.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/48910.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023019.id489REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230192675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/489/469Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Claudia Glavam2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/489Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares |
title |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares |
spellingShingle |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares Sartori, Alice Stephanie Tapia Análise do discurso Michel Foucault Castigos escolares Revista Nova Escola |
title_short |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares |
title_full |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares |
title_fullStr |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares |
title_full_unstemmed |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares |
title_sort |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares |
author |
Sartori, Alice Stephanie Tapia |
author_facet |
Sartori, Alice Stephanie Tapia Duarte, Claudia Glavam |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Claudia Glavam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Alice Stephanie Tapia Duarte, Claudia Glavam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Michel Foucault Castigos escolares Revista Nova Escola |
topic |
Análise do discurso Michel Foucault Castigos escolares Revista Nova Escola |
description |
Nesse artigo buscamos evidenciar elementos da análise do discurso foucaultiana, considerando como objeto de investigação os castigos escolares a partir dos discursos da Revista Nova Escola. Que descontinuidades os enunciados emergentes nas Revistas nos apontam acerca das punições na escola? Justificamos a escolha da Nova Escola a partir dos procedimentos elucidados por Foucault em sua obra A ordem do discurso (1996), a saber: os de exclusão, os internos e os de rarefação. De acordo com as enunciações destacadas na análise, inferimos que os castigos impostos aos alunos se caracterizam não mais como físicos, mas como castigos ao “espírito”. Punições corporais como a palmatória foram sendo substituídas por estratégias de correção mais sutis, micropenalidades que atuam não somente sobre o corpo. Assim, a discussão iniciada por vias do castigo físico e continuada pelos castigos da alma evidencia o entendimento foucaultiano de relações de poder. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/489 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023019.id489 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/489 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023019.id489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/489/469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023019 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002178035712 |