FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/378 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma experiência integrando formação inicial e continuada com professores de Matemática, desenvolvida junto a alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, do Grupo de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da mesma universidade, e dois professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, do município de Sapucaia do Sul/RS. As ideias metodológicas que nortearam essa investigação foram o interesse concentrado nas ações e nas interações cotidianas, com foco em uma perspectiva qualitativa, nos moldes de uma pesquisa-ação, buscando interpretações da realidade observada e a promoção de ações transformadoras, com implementação de uma experiência integrada entre a formação inicial e continuada, durante o desenvolvimento de um experimento utilizando o laboratório de informática da escola. Foi possível verificar que em um processo de discussão, reflexão e avaliação os envolvidos, tanto professores quanto futuros professores, sentem-se mais confiantes e motivados ao trabalho docente, encorajando-se ao desenvolvimento de ações inovadoras, junto aos alunos, que antes se sentiam inseguros e sem interesse em desenvolver um trabalho diferenciado do habitual. Embora as escolas possuam laboratório de informática modernizado e em condições de uso, os alunos, participantes do experimento, nunca tinham participado de aulas de Matemática utilizando tecnologias. |
id |
UFPA-6_ddacefd44fc80145b8421ae324c3dade |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/378 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADAEducação MatemáticaFormação inicialFormação continuadaEste artigo apresenta os resultados de uma experiência integrando formação inicial e continuada com professores de Matemática, desenvolvida junto a alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, do Grupo de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da mesma universidade, e dois professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, do município de Sapucaia do Sul/RS. As ideias metodológicas que nortearam essa investigação foram o interesse concentrado nas ações e nas interações cotidianas, com foco em uma perspectiva qualitativa, nos moldes de uma pesquisa-ação, buscando interpretações da realidade observada e a promoção de ações transformadoras, com implementação de uma experiência integrada entre a formação inicial e continuada, durante o desenvolvimento de um experimento utilizando o laboratório de informática da escola. Foi possível verificar que em um processo de discussão, reflexão e avaliação os envolvidos, tanto professores quanto futuros professores, sentem-se mais confiantes e motivados ao trabalho docente, encorajando-se ao desenvolvimento de ações inovadoras, junto aos alunos, que antes se sentiam inseguros e sem interesse em desenvolver um trabalho diferenciado do habitual. Embora as escolas possuam laboratório de informática modernizado e em condições de uso, os alunos, participantes do experimento, nunca tinham participado de aulas de Matemática utilizando tecnologias.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2011-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/378REMATEC; v. 6 n. 9 (2011); 63-742675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/378/378Copyright (c) 2011 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Groenwald, Claudia Lisete2022-10-15T14:19:21Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/378Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:19:21Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA Oliveira Groenwald, Claudia Lisete Educação Matemática Formação inicial Formação continuada |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
author |
Oliveira Groenwald, Claudia Lisete |
author_facet |
Oliveira Groenwald, Claudia Lisete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Groenwald, Claudia Lisete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Formação inicial Formação continuada |
topic |
Educação Matemática Formação inicial Formação continuada |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma experiência integrando formação inicial e continuada com professores de Matemática, desenvolvida junto a alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, do Grupo de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da mesma universidade, e dois professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, do município de Sapucaia do Sul/RS. As ideias metodológicas que nortearam essa investigação foram o interesse concentrado nas ações e nas interações cotidianas, com foco em uma perspectiva qualitativa, nos moldes de uma pesquisa-ação, buscando interpretações da realidade observada e a promoção de ações transformadoras, com implementação de uma experiência integrada entre a formação inicial e continuada, durante o desenvolvimento de um experimento utilizando o laboratório de informática da escola. Foi possível verificar que em um processo de discussão, reflexão e avaliação os envolvidos, tanto professores quanto futuros professores, sentem-se mais confiantes e motivados ao trabalho docente, encorajando-se ao desenvolvimento de ações inovadoras, junto aos alunos, que antes se sentiam inseguros e sem interesse em desenvolver um trabalho diferenciado do habitual. Embora as escolas possuam laboratório de informática modernizado e em condições de uso, os alunos, participantes do experimento, nunca tinham participado de aulas de Matemática utilizando tecnologias. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/378 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/378/378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 6 n. 9 (2011); 63-74 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004218564608 |