UEPS no ensino de frações nos anos iniciais: uma revisão sistemática
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10617 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática a respeito da adoção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no ensino de frações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, investiga-se, o que artigos científicos mostram quanto ao ensino de frações nos Anos Iniciai e se as UEPS são adotadas nesse contexto. A fim de atender ao objetivo e responder a problemática realizou-se uma revisão sistemática da literatura, tendo como base a Methodi Ordinatio, que permite ordenar as publicações por relevância. As buscas dos artigos foram realizadas nas bases de dados, Portal de Periódicos da CAPES, Web of Science, Scielo e Scopus, da qual foram considerados para análise os dez artigos mais relevantes. Os resultados apontam carência de trabalhos científicos que discutam o ensino de frações nos Anos Iniciais e a inexistência de trabalhos que adotam as UEPS nesse contexto a partir dos resultados das bases consultadas. |
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UEPS no ensino de frações nos anos iniciais: uma revisão sistemáticaPMUT in the teaching of fractions in the early years: a systematic revieweducação básica; ensino e aprendizagem; aprendizagem significativabasic education; teaching and learning; meaningful learningO presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática a respeito da adoção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no ensino de frações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, investiga-se, o que artigos científicos mostram quanto ao ensino de frações nos Anos Iniciai e se as UEPS são adotadas nesse contexto. A fim de atender ao objetivo e responder a problemática realizou-se uma revisão sistemática da literatura, tendo como base a Methodi Ordinatio, que permite ordenar as publicações por relevância. As buscas dos artigos foram realizadas nas bases de dados, Portal de Periódicos da CAPES, Web of Science, Scielo e Scopus, da qual foram considerados para análise os dez artigos mais relevantes. Os resultados apontam carência de trabalhos científicos que discutam o ensino de frações nos Anos Iniciais e a inexistência de trabalhos que adotam as UEPS nesse contexto a partir dos resultados das bases consultadas.This article aims to present a systematic review regarding the adoption of Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) in the teaching of fractions in the Early Years of Elementary School. Therefore, it is investigated what scientific articles show about the teaching of fractions in the Initial Years and whether PMTUs are adopted in this context. In order to meet the objective and answer the problem, a systematic literature review was carried out, based on the Methodi Ordinatio, which allows ordering publications by relevance. Searches for articles were carried out in the databases, CAPES Journal Portal, Web of Science, Scielo and Scopus, from which the ten most relevant articles were considered for analysis. The results point to a lack of scientific works that discuss the teaching of fractions in the Initial Years and the inexistence of works that adopt the PMTU in this context, based on the results of the consulted databases.Universidade Federal do ParáCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil - Código de Financiamento 001Souza Huf, Viviane Barbosa deHuf, Samuel FranciscoPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1061710.18542/amazrecm.v17i39.10617Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 92-107Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 92-1072317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002./*ref*/HUF, V. B. S. Resolução de problemas em matemática visando uma aprendizagem significativa na formação inicial de professores pedagogos: reconhecendo e superando dificuldades. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná./*ref*/LANDIM, E. Análise praxeológica da abordagem de frações em um livro didático do 4o ano do ensino fundamental. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 5, 2019./*ref*/LOPES, A. F.; SILVA, S. A. F. DA. Movimento formativo de professores dos anos iniciais sobre fração: o inteiro. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020./*ref*/MAKUCH, F. D. B.; MARTINS, M. A. O uso do PhET Simulations no ensino de frações. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018./*ref*/MOREIRA, M. A. Unidades de enseñanza potencialmente significativas – UEPS, Aprendizagem Significativa em Revista, v 1, n. 2, 2011./*ref*/MOREIRA, M. 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Desenvolvimento do Pensamento Teórico de Professores dos Anos Iniciais sobre Frações. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 2, 2020.Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-11T13:11:18Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10617Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2022-01-11T13:11:18Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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