Initial education of Chemistry teachers: an analysis from the perspective of undergraduates on the implications of Emergency Remote Teaching (ERT)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Catiane da Cruz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Daniel Pereira Lins, Martins, Milta Mariane da Mata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13064
Resumo: This study sought to investigate the possible implications of Emergency Remote Teaching (ERT) for the teaching of undergraduate students in Chemistry at the University of the State of Pará during the period of social isolation, which was used at the time as a strategy to contain the spreading of Covid-19. We opted for a qualitative exploratory research with structured interviews through a virtual environment, using Bardin's content analysis (2011). The results revealed three categories that emerged from the students' answers: Obstacles, Low performance and Advantages of employing the ERT. It was noticed that the use of the ERT became an additional challenge in the initial training of these future teachers.
id UFPA-7_e6e6c45d8698c88a2afcc37e76884713
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/13064
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Initial education of Chemistry teachers: an analysis from the perspective of undergraduates on the implications of Emergency Remote Teaching (ERT)Formação inicial de professores de Química: uma análise da perspectiva dos licenciandos sobre as implicações do Ensino Remoto Emergencial (ERE)Initial education of teachers; emergency remote teaching; chemistry teaching.Este estudo buscou investigar possíveis implicações do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na formação inicial dos estudantes de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará no período de isolamento social, adotado, na ocasião, para conter a dissThis study sought to investigate the possible implications of Emergency Remote Teaching (ERT) for the teaching of undergraduate students in Chemistry at the University of the State of Pará during the period of social isolation, which was used at the time as a strategy to contain the spreading of Covid-19. We opted for a qualitative exploratory research with structured interviews through a virtual environment, using Bardin's content analysis (2011). The results revealed three categories that emerged from the students' answers: Obstacles, Low performance and Advantages of employing the ERT. It was noticed that the use of the ERT became an additional challenge in the initial training of these future teachers.Este estudo buscou investigar possíveis implicações do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na formação inicial dos estudantes de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará no período de isolamento social, adotado, na ocasião, para conter a disseminação da Covid-19. Optou-se pela pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com entrevistas estruturadas por meio de ambiente virtual, fazendo uso da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram três categorias que emergiram dos registros dos licenciandos: Entraves, Baixo rendimento e Vantagens do emprego do ERE. Percebeu-se que a adoção do ERE se tornou um desafio a mais na formação inicial desses futuros professores.Universidade Federal do ParáCoutinho, Catiane da CruzRibeiro, Daniel Pereira LinsMartins, Milta Mariane da Mata2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1306410.18542/amazrecm.v18i41.13064Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 41 (2022): Ahead of print; 204-219Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 41 (2022): Ahead of print; 204-2192317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13064/9567/*ref*/ALBUQUERQUE, A.; GONÇALVES, T.; BANDEIRA, M.; A formação inicial de professores: os impactos do ensino remoto em contexto de pandemia na região Amazônica. Em Rede. v. 7, n. 2, p. 102-123, jul./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.2.639. Acesso em: 10 jul. 2021./*ref*/APPENZELLER, S. et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. RBEM, Campinas, SP, v. 44, supl. 1, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420. Acesso em: 11 maio 2022./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 2011./*ref*/BARROS, F. C.; VIEIRA, D. A. P. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, p.826-849 jan. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/22591/18083. Acesso em: 24 ago. 2022./*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994./*ref*/CARVALHO, A. M. P. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 765-794, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765. Acesso em: 7 abr. 2022./*ref*/CASTRO, E. A.; QUEIROZ, E. R. Educação a distância e ensino remoto: distinções necessárias. Rev. Nova Paideia -Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília, DF, v. 2, n. 3. p. 3 – 17, 2020. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/40. Acesso em: 17 set. 2021./*ref*/CLEMENTE, M. C. T.; CRUZ, G. D. A experiência de docentes em formação inicial com o ensino remoto: refletindo sobre desafios em busca de soluções prováveis. Revista X, v. 16, n. 3, p. 703-727, mar. 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/79528/43887. Acesso em: 23 ago. 2022./*ref*/FEITOSA, M. C. et al. Ensino remoto: o que pensam os alunos e professores?. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E 2020), 5, 2020, João Pessoa-PB, Anais… Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 60-68. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383. Acesso em: 12 maio 2022./*ref*/FIORI, R.; GOI, M. E. J. O ensino de Química na plataforma digital em tempos de coronavírus. Revista Thema, [s.l.], v.18, Especial, p.218-242, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807. Acesso em: 20 ago. 2021./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002./*ref*/GOMES, S. B.; COSTA, R. T. O. Engajamento dos alunos das escolas públicas em tempos de pandemia do coronavírus. In: INTEGRA EAD 2020, 2020, Campo Grande. Anais… 2020. p. 1-11. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/IntegraEaD/article/view/11788. Acesso em: 4 ago. 2022./*ref*/GONÇALVES, I. C. B. et al. Ensino Remoto para quem? Relato de experiências em quatro escolas públicas do Rio de Janeiro durante a pandemia da COVID- 19. Revista EaD em Foco, v. 10, n. 3, e1310, p. 1-22. 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1310. Acesso em: 4 maio. 2022./*ref*/HODGES, C. et al. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, [s.l.], v. 2, 2020. Disponível em: https://escribo.com/revista/index.php/escola. Acesso em: 10 jul. 2021./*ref*/MEDEIROS. et al. O ensino de Química no contexto da pandemia de Covid-19: desafios e percepções de estudantes universitários. In: CASTRO, P. A. et al. Escola em tempos de conexões. 21. ed. São José - Campina Grande-PB: Realize editora, 2021. p. 196-219. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/82239. Acesso em: 7 jun. 2022./*ref*/MELO, M. M. R.; HOEPERS, I. S.; MARTINS, F. S. Organização dos processos educativos em tempos pandêmicos: desafios e possibilidades do ensino com pesquisa. Revista Cocar, Camboriú, PR, v. 16, n. 34, p. 1-17, maio 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4240. Acesso em: 12 jul. 2022./*ref*/MENDONÇA, K. C. N. C.; JÚNIOR, D. X. L.; SOUZA, I. L.; Ensino remoto emergencial: uma análise da percepção dos docentes dos anos iniciais em uma escola paraibana. In: CONEDU VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO., 15., 2020. Anais ... 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68533. Acesso em: 7 jun. 2021./*ref*/MORAES, J. S.; SILVA, A. H. B. A formação e desenvolvimento do professor de ensino superior: um estudo sobre suas dificuldades em se adaptar às novas tecnologias e às necessidades nesse processo em meio à pandemia. SAJEBTT, Rio Branco, UFAC, v. 8 n. 1, p. 814-829, jan/abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4627. Acesso em: 13 ago. 2022./*ref*/PAULO, J. R.; ARAÚJO, S. M. M. S.; OLIVEIRA, P. D. Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, Ed. Esp. Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e152520, p. 1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1525. Acesso em: 9 ago. 2022./*ref*/RODRIGUES, N. C. et al. Recursos didáticos digitais para o ensino de Química durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, e22710413978, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13978. Acesso em: 2 maio 2022./*ref*/SANTOS, E. M. O ensino remoto emergencial e o uso de recursos digitais em aulas de Língua Inglesa. Ilha do Desterro, São Cristovão, SE, v. 74, n. 3, p.145-160, dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80751. Acesso em: 13 ago. 2022./*ref*/SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE #67, p. 36-49, jan. 2021. Disponível em: https://www.sintese.org.br/download/educacao-na-pandemia-a-falacia-do-ensino-remoto/. Acesso em: 8 jun. 2021./*ref*/SILVA, A. C. O.; SOUSA, S. A.; MENEZES, J. B. F. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 298-315, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383. Acesso em: 28 jul. 2022./*ref*/SILVA, J.; GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R. Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente. RIAEE, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 407-423, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14238. Acesso em: 27 ago. 2022./*ref*/SILVA, M. J. S.; SILVA, R. M. Educação e Ensino Remoto em tempos de pandemia: desafios e desencontros. In: CASTRO, P. A. Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Campina Grande- PB: Realize editora, 2021. p. 827-841. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74287. Acesso em: 29 jun. 2022./*ref*/SILVA, R. A. et al. Concepções de professores dos cursos de química sobre as atividades experimentais e o ensino remoto emergencial. Revista docência do ensino superior, Belo Horizonte, v. 10, n. p. 1-21, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24727. Acesso em: 26 maio. 2022./*ref*/TEIXEIRA, V. L. M. O. et al. Aula remota no ensino médio frente à pandemia da Covid-19: uma revisão bibliográfica. REVISTA INTERFACES DO CONHECIMENTO, BARRA DO GARÇAS ? MT, v. 2, n. 3, p. 1-18, ago/dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php?journal=revistainterfaces&page=article&op=view&path%5B%5D=528&path%5B%5D=375. Acesso em: 8 jun. 2021./*ref*/TORRES, P. L.; COSME, A.; SANTOS, E. Dossiê: educação e tecnologias no contexto da pandemia pelo coronavírus e isolamento social: cenários, impactos e perspectivas. Revista Cocar. Edição Especial, n. 9, p. 1-21, dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4129. Acesso em: 23 ago. 2022./*ref*/VASCONCELOS, S. M.; COELHO, Y. C. M.; ALVES, G. Q. O ensino superior nos tempos de pandemia: e agora, professor?. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, Ed. Esp. Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e146920, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.31417/educitec.v6.1469. Acesso em: 2 ago. 2022.Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-28T12:54:21Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/13064Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2023-01-28T12:54:21Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Initial education of Chemistry teachers: an analysis from the perspective of undergraduates on the implications of Emergency Remote Teaching (ERT)
Formação inicial de professores de Química: uma análise da perspectiva dos licenciandos sobre as implicações do Ensino Remoto Emergencial (ERE)
title Initial education of Chemistry teachers: an analysis from the perspective of undergraduates on the implications of Emergency Remote Teaching (ERT)
spellingShingle Initial education of Chemistry teachers: an analysis from the perspective of undergraduates on the implications of Emergency Remote Teaching (ERT)
Coutinho, Catiane da Cruz
Initial education of teachers; emergency remote teaching; chemistry teaching.
Este estudo buscou investigar possíveis implicações do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na formação inicial dos estudantes de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará no período de isolamento social, adotado, na ocasião, para conter a diss
title_short Initial education of Chemistry teachers: an analysis from the perspective of undergraduates on the implications of Emergency Remote Teaching (ERT)
title_full Initial education of Chemistry teachers: an analysis from the perspective of undergraduates on the implications of Emergency Remote Teaching (ERT)
title_fullStr Initial education of Chemistry teachers: an analysis from the perspective of undergraduates on the implications of Emergency Remote Teaching (ERT)
title_full_unstemmed Initial education of Chemistry teachers: an analysis from the perspective of undergraduates on the implications of Emergency Remote Teaching (ERT)
title_sort Initial education of Chemistry teachers: an analysis from the perspective of undergraduates on the implications of Emergency Remote Teaching (ERT)
author Coutinho, Catiane da Cruz
author_facet Coutinho, Catiane da Cruz
Ribeiro, Daniel Pereira Lins
Martins, Milta Mariane da Mata
author_role author
author2 Ribeiro, Daniel Pereira Lins
Martins, Milta Mariane da Mata
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Catiane da Cruz
Ribeiro, Daniel Pereira Lins
Martins, Milta Mariane da Mata
dc.subject.por.fl_str_mv Initial education of teachers; emergency remote teaching; chemistry teaching.
Este estudo buscou investigar possíveis implicações do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na formação inicial dos estudantes de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará no período de isolamento social, adotado, na ocasião, para conter a diss
topic Initial education of teachers; emergency remote teaching; chemistry teaching.
Este estudo buscou investigar possíveis implicações do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na formação inicial dos estudantes de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará no período de isolamento social, adotado, na ocasião, para conter a diss
description This study sought to investigate the possible implications of Emergency Remote Teaching (ERT) for the teaching of undergraduate students in Chemistry at the University of the State of Pará during the period of social isolation, which was used at the time as a strategy to contain the spreading of Covid-19. We opted for a qualitative exploratory research with structured interviews through a virtual environment, using Bardin's content analysis (2011). The results revealed three categories that emerged from the students' answers: Obstacles, Low performance and Advantages of employing the ERT. It was noticed that the use of the ERT became an additional challenge in the initial training of these future teachers.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13064
10.18542/amazrecm.v18i41.13064
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13064
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v18i41.13064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13064/9567
/*ref*/ALBUQUERQUE, A.; GONÇALVES, T.; BANDEIRA, M.; A formação inicial de professores: os impactos do ensino remoto em contexto de pandemia na região Amazônica. Em Rede. v. 7, n. 2, p. 102-123, jul./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.2.639. Acesso em: 10 jul. 2021.
/*ref*/APPENZELLER, S. et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. RBEM, Campinas, SP, v. 44, supl. 1, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420. Acesso em: 11 maio 2022.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
/*ref*/BARROS, F. C.; VIEIRA, D. A. P. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, p.826-849 jan. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/22591/18083. Acesso em: 24 ago. 2022.
/*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
/*ref*/CARVALHO, A. M. P. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 765-794, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765. Acesso em: 7 abr. 2022.
/*ref*/CASTRO, E. A.; QUEIROZ, E. R. Educação a distância e ensino remoto: distinções necessárias. Rev. Nova Paideia -Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília, DF, v. 2, n. 3. p. 3 – 17, 2020. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/40. Acesso em: 17 set. 2021.
/*ref*/CLEMENTE, M. C. T.; CRUZ, G. D. A experiência de docentes em formação inicial com o ensino remoto: refletindo sobre desafios em busca de soluções prováveis. Revista X, v. 16, n. 3, p. 703-727, mar. 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/79528/43887. Acesso em: 23 ago. 2022.
/*ref*/FEITOSA, M. C. et al. Ensino remoto: o que pensam os alunos e professores?. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E 2020), 5, 2020, João Pessoa-PB, Anais… Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 60-68. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383. Acesso em: 12 maio 2022.
/*ref*/FIORI, R.; GOI, M. E. J. O ensino de Química na plataforma digital em tempos de coronavírus. Revista Thema, [s.l.], v.18, Especial, p.218-242, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807. Acesso em: 20 ago. 2021.
/*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
/*ref*/GOMES, S. B.; COSTA, R. T. O. Engajamento dos alunos das escolas públicas em tempos de pandemia do coronavírus. In: INTEGRA EAD 2020, 2020, Campo Grande. Anais… 2020. p. 1-11. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/IntegraEaD/article/view/11788. Acesso em: 4 ago. 2022.
/*ref*/GONÇALVES, I. C. B. et al. Ensino Remoto para quem? Relato de experiências em quatro escolas públicas do Rio de Janeiro durante a pandemia da COVID- 19. Revista EaD em Foco, v. 10, n. 3, e1310, p. 1-22. 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1310. Acesso em: 4 maio. 2022.
/*ref*/HODGES, C. et al. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, [s.l.], v. 2, 2020. Disponível em: https://escribo.com/revista/index.php/escola. Acesso em: 10 jul. 2021.
/*ref*/MEDEIROS. et al. O ensino de Química no contexto da pandemia de Covid-19: desafios e percepções de estudantes universitários. In: CASTRO, P. A. et al. Escola em tempos de conexões. 21. ed. São José - Campina Grande-PB: Realize editora, 2021. p. 196-219. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/82239. Acesso em: 7 jun. 2022.
/*ref*/MELO, M. M. R.; HOEPERS, I. S.; MARTINS, F. S. Organização dos processos educativos em tempos pandêmicos: desafios e possibilidades do ensino com pesquisa. Revista Cocar, Camboriú, PR, v. 16, n. 34, p. 1-17, maio 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4240. Acesso em: 12 jul. 2022.
/*ref*/MENDONÇA, K. C. N. C.; JÚNIOR, D. X. L.; SOUZA, I. L.; Ensino remoto emergencial: uma análise da percepção dos docentes dos anos iniciais em uma escola paraibana. In: CONEDU VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO., 15., 2020. Anais ... 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68533. Acesso em: 7 jun. 2021.
/*ref*/MORAES, J. S.; SILVA, A. H. B. A formação e desenvolvimento do professor de ensino superior: um estudo sobre suas dificuldades em se adaptar às novas tecnologias e às necessidades nesse processo em meio à pandemia. SAJEBTT, Rio Branco, UFAC, v. 8 n. 1, p. 814-829, jan/abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4627. Acesso em: 13 ago. 2022.
/*ref*/PAULO, J. R.; ARAÚJO, S. M. M. S.; OLIVEIRA, P. D. Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, Ed. Esp. Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e152520, p. 1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1525. Acesso em: 9 ago. 2022.
/*ref*/RODRIGUES, N. C. et al. Recursos didáticos digitais para o ensino de Química durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, e22710413978, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13978. Acesso em: 2 maio 2022.
/*ref*/SANTOS, E. M. O ensino remoto emergencial e o uso de recursos digitais em aulas de Língua Inglesa. Ilha do Desterro, São Cristovão, SE, v. 74, n. 3, p.145-160, dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80751. Acesso em: 13 ago. 2022.
/*ref*/SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE #67, p. 36-49, jan. 2021. Disponível em: https://www.sintese.org.br/download/educacao-na-pandemia-a-falacia-do-ensino-remoto/. Acesso em: 8 jun. 2021.
/*ref*/SILVA, A. C. O.; SOUSA, S. A.; MENEZES, J. B. F. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 298-315, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383. Acesso em: 28 jul. 2022.
/*ref*/SILVA, J.; GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R. Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente. RIAEE, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 407-423, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14238. Acesso em: 27 ago. 2022.
/*ref*/SILVA, M. J. S.; SILVA, R. M. Educação e Ensino Remoto em tempos de pandemia: desafios e desencontros. In: CASTRO, P. A. Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Campina Grande- PB: Realize editora, 2021. p. 827-841. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74287. Acesso em: 29 jun. 2022.
/*ref*/SILVA, R. A. et al. Concepções de professores dos cursos de química sobre as atividades experimentais e o ensino remoto emergencial. Revista docência do ensino superior, Belo Horizonte, v. 10, n. p. 1-21, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24727. Acesso em: 26 maio. 2022.
/*ref*/TEIXEIRA, V. L. M. O. et al. Aula remota no ensino médio frente à pandemia da Covid-19: uma revisão bibliográfica. REVISTA INTERFACES DO CONHECIMENTO, BARRA DO GARÇAS ? MT, v. 2, n. 3, p. 1-18, ago/dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php?journal=revistainterfaces&page=article&op=view&path%5B%5D=528&path%5B%5D=375. Acesso em: 8 jun. 2021.
/*ref*/TORRES, P. L.; COSME, A.; SANTOS, E. Dossiê: educação e tecnologias no contexto da pandemia pelo coronavírus e isolamento social: cenários, impactos e perspectivas. Revista Cocar. Edição Especial, n. 9, p. 1-21, dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4129. Acesso em: 23 ago. 2022.
/*ref*/VASCONCELOS, S. M.; COELHO, Y. C. M.; ALVES, G. Q. O ensino superior nos tempos de pandemia: e agora, professor?. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, Ed. Esp. Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e146920, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.31417/educitec.v6.1469. Acesso em: 2 ago. 2022.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 41 (2022): Ahead of print; 204-219
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 41 (2022): Ahead of print; 204-219
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465145889390592