PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55617 |
Resumo: | Neste artigo temos como objetivo revelar aspectos subjetivos, como emoções e sentimentos, incu- tidos na fala de estudantes universitários com deficiência. Para tanto, foram convidados dez estudantes com deficiência visual vinculados ao Núcleo de Educação Especial (Nedesp) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para participarem de uma entrevista semiestruturada sobre a temática da acessibilidade dentro da instituição. O material resultante das entrevistas foram conjugados com a pesquisa documental, compondo assim o corpo deste trabalho. A pesquisa caracteriza-se metodologicamente como descritiva e de abordagem qualitativa. As falas dos entrevistados foram analisadas sob a ótica da Análise de Discurso (AD) enquanto instrumento metodológico. Conclui-se que a intersubjetividade presente nas falas dos entrevistados revela aspectos muitas vezes abafados pela trama social, que podem significar ausência de represent-tatividade no meio acadêmico, político e social. Embora cada entrevistado, tenha ressaltado pontos específicos fundamentados na sua experiência na instituição, percebeu-se uma certa congruência e convergência entre os discursos estudados. Com destaque para sentimentos de insatisfação, desmotivação, que muitas vezes caracterizam-nos como vítimas de segregação social. Por fim, os relatos dos estudantes participantes desta pesquisa reforçam a complexidade da temática acessibilidade, que perpassa o contexto universitário. |
id |
UFPB-11_5445bdb964bc1a59710b3a573065e65c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/55617 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visualPERCEPCIONES SOBRE EL TEMA DE ACCESIBILIDAD EN EL ENTORNO UNIVERSITARIO: INFORMES DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD VISUAL: relatos dos estudantes com deficiência visualPercepções sobre a temática da acessibilidade no ambiente universitário: : relatos dos estudantes com deficiência visualAcessibilidade. Deficiente visual. Inclusão social. Análise de Discurso.Neste artigo temos como objetivo revelar aspectos subjetivos, como emoções e sentimentos, incu- tidos na fala de estudantes universitários com deficiência. Para tanto, foram convidados dez estudantes com deficiência visual vinculados ao Núcleo de Educação Especial (Nedesp) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para participarem de uma entrevista semiestruturada sobre a temática da acessibilidade dentro da instituição. O material resultante das entrevistas foram conjugados com a pesquisa documental, compondo assim o corpo deste trabalho. A pesquisa caracteriza-se metodologicamente como descritiva e de abordagem qualitativa. As falas dos entrevistados foram analisadas sob a ótica da Análise de Discurso (AD) enquanto instrumento metodológico. Conclui-se que a intersubjetividade presente nas falas dos entrevistados revela aspectos muitas vezes abafados pela trama social, que podem significar ausência de represent-tatividade no meio acadêmico, político e social. Embora cada entrevistado, tenha ressaltado pontos específicos fundamentados na sua experiência na instituição, percebeu-se uma certa congruência e convergência entre os discursos estudados. Com destaque para sentimentos de insatisfação, desmotivação, que muitas vezes caracterizam-nos como vítimas de segregação social. Por fim, os relatos dos estudantes participantes desta pesquisa reforçam a complexidade da temática acessibilidade, que perpassa o contexto universitário.Editora da UFPB2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/5561710.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.55617Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202307Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202307Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte3212023072359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55617/36452Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins de Arruda, EduardoFrança de Lima, IzabelOlegário, Maria da Luz2023-02-14T11:58:36Zoai:periodicos.ufpb.br:article/55617Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2023-02-14T11:58:36Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual PERCEPCIONES SOBRE EL TEMA DE ACCESIBILIDAD EN EL ENTORNO UNIVERSITARIO: INFORMES DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD VISUAL: relatos dos estudantes com deficiência visual Percepções sobre a temática da acessibilidade no ambiente universitário: : relatos dos estudantes com deficiência visual |
title |
PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual |
spellingShingle |
PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual Martins de Arruda, Eduardo Acessibilidade. Deficiente visual. Inclusão social. Análise de Discurso. |
title_short |
PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual |
title_full |
PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual |
title_fullStr |
PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual |
title_sort |
PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual |
author |
Martins de Arruda, Eduardo |
author_facet |
Martins de Arruda, Eduardo França de Lima, Izabel Olegário, Maria da Luz |
author_role |
author |
author2 |
França de Lima, Izabel Olegário, Maria da Luz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins de Arruda, Eduardo França de Lima, Izabel Olegário, Maria da Luz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade. Deficiente visual. Inclusão social. Análise de Discurso. |
topic |
Acessibilidade. Deficiente visual. Inclusão social. Análise de Discurso. |
description |
Neste artigo temos como objetivo revelar aspectos subjetivos, como emoções e sentimentos, incu- tidos na fala de estudantes universitários com deficiência. Para tanto, foram convidados dez estudantes com deficiência visual vinculados ao Núcleo de Educação Especial (Nedesp) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para participarem de uma entrevista semiestruturada sobre a temática da acessibilidade dentro da instituição. O material resultante das entrevistas foram conjugados com a pesquisa documental, compondo assim o corpo deste trabalho. A pesquisa caracteriza-se metodologicamente como descritiva e de abordagem qualitativa. As falas dos entrevistados foram analisadas sob a ótica da Análise de Discurso (AD) enquanto instrumento metodológico. Conclui-se que a intersubjetividade presente nas falas dos entrevistados revela aspectos muitas vezes abafados pela trama social, que podem significar ausência de represent-tatividade no meio acadêmico, político e social. Embora cada entrevistado, tenha ressaltado pontos específicos fundamentados na sua experiência na instituição, percebeu-se uma certa congruência e convergência entre os discursos estudados. Com destaque para sentimentos de insatisfação, desmotivação, que muitas vezes caracterizam-nos como vítimas de segregação social. Por fim, os relatos dos estudantes participantes desta pesquisa reforçam a complexidade da temática acessibilidade, que perpassa o contexto universitário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55617 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.55617 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55617 |
identifier_str_mv |
10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.55617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55617/36452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202307 Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202307 Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202307 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908074496000 |