A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17778 |
Resumo: | Neste trabalho analisa-se a abordagem da categoria “permanência” nos periódicos da área da educação e a existência de dados empíricos que comprovem a efetiva permanência dos estudantes nos cursos de graduação no Brasil. O estudo foi desenvolvido mediante consulta aos documentos e dados agregados do Inep; à base de dados Mec-legis; aos periódicos da área da educação disponíveis no portal Periódicos e ao banco de teses e dissertações, ambos da Capes, no período de 1996 a 2011. Nos periódicos há breves menções, nos estudos sobre o acesso dos estudantes aos cursos de graduação, quanto à ausência de políticas efetivas de permanência, sem que sejam apresentados dados empíricos que a sustentem. As teses e dissertações, a partir da segunda metade dos anos 2000, enfocam com maior frequência a permanência associando-a: ao acesso e à expansão da educação superior; à inclusão de deficientes; à assistência estudantil; à evasão na graduação e evasão em cursos na modalidade a distância; às políticas de cotas e ações afirmativas; às políticas de permanência. A análise dos procedimentos de coleta para o Censo da Educação Superior evidencia a identificação de alunos, por CPF, apenas a partir da data-base 2009, momento em que se dá a possibilidade concreta da geração de dados sobre a permanência. |
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A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃONeste trabalho analisa-se a abordagem da categoria “permanência” nos periódicos da área da educação e a existência de dados empíricos que comprovem a efetiva permanência dos estudantes nos cursos de graduação no Brasil. O estudo foi desenvolvido mediante consulta aos documentos e dados agregados do Inep; à base de dados Mec-legis; aos periódicos da área da educação disponíveis no portal Periódicos e ao banco de teses e dissertações, ambos da Capes, no período de 1996 a 2011. Nos periódicos há breves menções, nos estudos sobre o acesso dos estudantes aos cursos de graduação, quanto à ausência de políticas efetivas de permanência, sem que sejam apresentados dados empíricos que a sustentem. As teses e dissertações, a partir da segunda metade dos anos 2000, enfocam com maior frequência a permanência associando-a: ao acesso e à expansão da educação superior; à inclusão de deficientes; à assistência estudantil; à evasão na graduação e evasão em cursos na modalidade a distância; às políticas de cotas e ações afirmativas; às políticas de permanência. A análise dos procedimentos de coleta para o Censo da Educação Superior evidencia a identificação de alunos, por CPF, apenas a partir da data-base 2009, momento em que se dá a possibilidade concreta da geração de dados sobre a permanência.Editora da UFPB2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17778Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 25-43Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 25-43Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 25-432359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17778/10143Araújo, Carla B. Zandavalli M.info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:50:47Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17778Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:50:47Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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