A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Carla B. Zandavalli M.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17778
Resumo: Neste trabalho analisa-se a abordagem da categoria “permanência” nos periódicos da área da educação e a existência de dados empíricos que comprovem a efetiva permanência dos estudantes nos cursos de graduação no Brasil. O estudo foi desenvolvido mediante consulta aos documentos e dados agregados do Inep; à base de dados Mec-legis; aos periódicos da área da educação disponíveis no portal Periódicos e ao banco de teses e dissertações, ambos da Capes, no período de 1996 a 2011. Nos periódicos há breves menções, nos estudos sobre o acesso dos estudantes aos cursos de graduação, quanto à ausência de políticas efetivas de permanência, sem que sejam apresentados dados empíricos que a sustentem. As teses e dissertações, a partir da segunda metade dos anos 2000, enfocam com maior frequência a permanência associando-a: ao acesso e à expansão da educação superior; à inclusão de deficientes; à assistência estudantil; à evasão na graduação e evasão em cursos na modalidade a distância; às políticas de cotas e ações afirmativas; às políticas de permanência. A análise dos procedimentos de coleta para o Censo da Educação Superior evidencia a identificação de alunos, por CPF, apenas a partir da data-base 2009, momento em que se dá a possibilidade concreta da geração de dados sobre a permanência.
id UFPB-11_cbdf84d28b3d173a36023519ccbff74e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/17778
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃONeste trabalho analisa-se a abordagem da categoria “permanência” nos periódicos da área da educação e a existência de dados empíricos que comprovem a efetiva permanência dos estudantes nos cursos de graduação no Brasil. O estudo foi desenvolvido mediante consulta aos documentos e dados agregados do Inep; à base de dados Mec-legis; aos periódicos da área da educação disponíveis no portal Periódicos e ao banco de teses e dissertações, ambos da Capes, no período de 1996 a 2011. Nos periódicos há breves menções, nos estudos sobre o acesso dos estudantes aos cursos de graduação, quanto à ausência de políticas efetivas de permanência, sem que sejam apresentados dados empíricos que a sustentem. As teses e dissertações, a partir da segunda metade dos anos 2000, enfocam com maior frequência a permanência associando-a: ao acesso e à expansão da educação superior; à inclusão de deficientes; à assistência estudantil; à evasão na graduação e evasão em cursos na modalidade a distância; às políticas de cotas e ações afirmativas; às políticas de permanência. A análise dos procedimentos de coleta para o Censo da Educação Superior evidencia a identificação de alunos, por CPF, apenas a partir da data-base 2009, momento em que se dá a possibilidade concreta da geração de dados sobre a permanência.Editora da UFPB2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17778Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 25-43Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 25-43Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 25-432359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17778/10143Araújo, Carla B. Zandavalli M.info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:50:47Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17778Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:50:47Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃO
title A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃO
spellingShingle A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃO
Araújo, Carla B. Zandavalli M.
title_short A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃO
title_full A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃO
title_fullStr A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃO
title_full_unstemmed A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃO
title_sort A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃO
author Araújo, Carla B. Zandavalli M.
author_facet Araújo, Carla B. Zandavalli M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Carla B. Zandavalli M.
description Neste trabalho analisa-se a abordagem da categoria “permanência” nos periódicos da área da educação e a existência de dados empíricos que comprovem a efetiva permanência dos estudantes nos cursos de graduação no Brasil. O estudo foi desenvolvido mediante consulta aos documentos e dados agregados do Inep; à base de dados Mec-legis; aos periódicos da área da educação disponíveis no portal Periódicos e ao banco de teses e dissertações, ambos da Capes, no período de 1996 a 2011. Nos periódicos há breves menções, nos estudos sobre o acesso dos estudantes aos cursos de graduação, quanto à ausência de políticas efetivas de permanência, sem que sejam apresentados dados empíricos que a sustentem. As teses e dissertações, a partir da segunda metade dos anos 2000, enfocam com maior frequência a permanência associando-a: ao acesso e à expansão da educação superior; à inclusão de deficientes; à assistência estudantil; à evasão na graduação e evasão em cursos na modalidade a distância; às políticas de cotas e ações afirmativas; às políticas de permanência. A análise dos procedimentos de coleta para o Censo da Educação Superior evidencia a identificação de alunos, por CPF, apenas a partir da data-base 2009, momento em que se dá a possibilidade concreta da geração de dados sobre a permanência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17778
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17778/10143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 25-43
Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 25-43
Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 25-43
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908294696960