O uso de recursos fílmicos em sala de aula do ensino médio : uma estratégia para o ensino de
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27840 |
Resumo: | O uso de filmes na disciplina Língua Espanhola pode ser visto como uma excelente ferramenta para o ensino-aprendizagem, promovendo não apenas a abordagem de conteúdos de natureza linguística, como também promovendo o conhecimento de outras culturas. Com base nesse entendimento, esta pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira o uso de recursos fílmicos pode colaborar para o ensino de espanhol como língua estrangeira no nível médio de Ensino. Para fundamentar teoricamente o trabalho, pautamo-nos nos documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 2000), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM (BRASIL, 2006), além dos estudos de Sedycias (2005) para tratar do ensino de língua espanhola no Brasil; e também nos estudos de Mercado (2002), Marcuschi (2003) e de Napolitano (2006) para tratar do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) e da compreensão audiovisual como o uso de recursos fílmicos como ferramentas na aula de ELE. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa exploratória com abordagemqualitativa, que fez uso do Google Forms para aplicar um questionário junto a professores do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Estado da Paraíba e assim gerar os dados da pesquisa. Os resultados do estudo apontaram que os professoresutilizam com frequência o filme como recurso de ensino-aprendizagem, recorrendo também a curtas-metragens, documentários, para expor os conteúdos a serem trabalhados. O uso de tais recursos contribui com a ampliação do vocabulário e das habilidades linguísticas. É importante destacar, ainda, que os docentes têm consciência de que esse recurso pode favorecer decisivamente o estudo sobre aspectos sociais, culturais e históricos da língua. |
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Os resultados do estudo apontaram que os professoresutilizam com frequência o filme como recurso de ensino-aprendizagem, recorrendo também a curtas-metragens, documentários, para expor os conteúdos a serem trabalhados. O uso de tais recursos contribui com a ampliação do vocabulário e das habilidades linguísticas. É importante destacar, ainda, que os docentes têm consciência de que esse recurso pode favorecer decisivamente o estudo sobre aspectos sociais, culturais e históricos da língua.Dados los nuevos escenarios pedagógicos, el uso de recursos cinematográficos surgió como una forma de contribuir a la enseñanza del español como lengua extranjera, notando cómo el uso de este método permite el desarrollo de la competencia comunicativa en un entorno educativo. En este contexto, esta investigación tiene como objetivo comprender cómo el uso de los recursos cinematográficos puede contribuir a laenseñanza del español como lengua extranjera en el nivel secundario. Para sustentar teóricamente el trabajo, nos basamos en los estudios de los Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 2000), en las Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM (BRASIL, 2006), Sedycias, (2005) para abordar la enseñanza del español de acuerdo con los documentos oficiales; y también en estudios de Market (2002), Marcuschi (2016) y Napolitano, (2006) para abordar el uso de las TICs en las clases de español como lengua extranjera (ELE) y de la comprensión audiovisual como el uso de recursos fílmicos como herramientas en la clase de ELE. Desde el punto de vista metodológico, se trata de una investigación exploratoria con enfoque cualitativo, que utilizó Formularios de Google para aplicar un cuestionario a profesores de secundaria de escuelas públicas y privadas del Estado de Paraíba y así generar los datos de la encuesta. Los resultados del estudio mostraron que los docentes suelen utilizar la película como recurso de enseñanzaaprendizaje, utilizando también cortometrajes, documentales, para exponer los contenidos a trabajar. El uso de dichos recursos contribuye a la ampliación del vocabulario y habilidades lingüísticas. Asimismo, conviene destacar que los docentes son conscientes de que este recurso puede favorecer de manera decisiva el estudio de los aspectos sociales, culturales e históricos del lenguaje.Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-17T13:29:20Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CarolineOliveiraSantos _TCC.pdf: 582366 bytes, checksum: 64da15f48989f504e891e7b2d6ff0932 (MD5) CarolineOliveiraSantos_TERMO.pdf: 173604 bytes, checksum: 18a5201909e6119424d145a73bcefc78 (MD5)Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-17T13:29:35Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CarolineOliveiraSantos _TCC.pdf: 582366 bytes, checksum: 64da15f48989f504e891e7b2d6ff0932 (MD5) CarolineOliveiraSantos_TERMO.pdf: 173604 bytes, checksum: 18a5201909e6119424d145a73bcefc78 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-17T13:29:35Z (GMT). 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