Indisciplina escolar: um estudo a partir da identificação grupal e da preferência musical
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26935 |
Resumo: | A indisciplina é concebida como a inobservância das normas que são dirigidas para a harmonização do ambiente escolar. A indisciplina tem reportado para a comunidade escolar um grande incômodo, tanto para os docentes que se desgastam na tentativa de disciplinar a turma, como também para os adolescentes indisciplinados que têm a aprendizagem prejudicada e para a própria estrutura física da escola que sofre as consequências de vandalismo. Diante dessa problemática buscou-se relacionar variáveis fundamentais na vida dos adolescentes (preferência musical e identificação grupal) capazes de fornecer indicadores que auxiliam na compreensão dos comportamentos indisciplinados. A partir de questionamentos como: Qual a relação entre a preferência musical e a identificação grupal com a indisciplina dos adolescentes? Seria possível propor estratégias psicopedagógicas a partir dessa relação? Traçou-se como objetivo principal, verificar em que medida a identificação grupal e a preferência musical se relacionam com comportamentos indisciplinados dos adolescentes. Para tanto, a pesquisa foi realizada com 249 estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de João Pessoa – PB, com idades entre 14 e 19 anos (m = 16,1; dp = 1,15), que responderam à Escala de Condutas Antissociais e Delitivas (adaptada para o contexto escolar), Escala de Preferência Musical, Escala de Identificação com Grupos Alternativos e um questionário sociodemográfico. A indisciplina se correlacionou de forma positiva e estatisticamente significativa com a identificação grupal (r = 0,22**) e com música alternativa (r = 0,29**). Além disso, também verificou uma diferença significativa dos comportamentos antissociais (indisciplinados) em função do sexo, (F(3,144) gl = 245,15; p = 0,001). Conclui-se, portanto, que tais achados podem contribuir para estratégias de prevenção e de intervenção psicopedagógica no contexto escolar, assim como para a ampliação do leque de explicações a respeito de comportamentos típicos dos contextos de aprendizagem. |
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2023-05-11T18:42:43Z2023-05-112023-05-11T18:42:43Z2013-09-04https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26935A indisciplina é concebida como a inobservância das normas que são dirigidas para a harmonização do ambiente escolar. A indisciplina tem reportado para a comunidade escolar um grande incômodo, tanto para os docentes que se desgastam na tentativa de disciplinar a turma, como também para os adolescentes indisciplinados que têm a aprendizagem prejudicada e para a própria estrutura física da escola que sofre as consequências de vandalismo. Diante dessa problemática buscou-se relacionar variáveis fundamentais na vida dos adolescentes (preferência musical e identificação grupal) capazes de fornecer indicadores que auxiliam na compreensão dos comportamentos indisciplinados. A partir de questionamentos como: Qual a relação entre a preferência musical e a identificação grupal com a indisciplina dos adolescentes? Seria possível propor estratégias psicopedagógicas a partir dessa relação? Traçou-se como objetivo principal, verificar em que medida a identificação grupal e a preferência musical se relacionam com comportamentos indisciplinados dos adolescentes. Para tanto, a pesquisa foi realizada com 249 estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de João Pessoa – PB, com idades entre 14 e 19 anos (m = 16,1; dp = 1,15), que responderam à Escala de Condutas Antissociais e Delitivas (adaptada para o contexto escolar), Escala de Preferência Musical, Escala de Identificação com Grupos Alternativos e um questionário sociodemográfico. A indisciplina se correlacionou de forma positiva e estatisticamente significativa com a identificação grupal (r = 0,22**) e com música alternativa (r = 0,29**). Além disso, também verificou uma diferença significativa dos comportamentos antissociais (indisciplinados) em função do sexo, (F(3,144) gl = 245,15; p = 0,001). Conclui-se, portanto, que tais achados podem contribuir para estratégias de prevenção e de intervenção psicopedagógica no contexto escolar, assim como para a ampliação do leque de explicações a respeito de comportamentos típicos dos contextos de aprendizagem.Indiscipline is conceived as a non-observance of the norms directed to the harmonization of the school environment. Indiscipline has reported to the school community a great discomfort, for teachers who wear out trying to discipline the class, also for the undisciplined teenagers who have impaired learning, and for the physical structure of the school, which suffers the consequences of vandalism. Considering this issue, it was sought to relate fundamental variables regarding teenager's lives (music preference and group identification), capable of providing indicators that help to understand undisciplined behaviors. Starting from questions such as: What is the relation of music preference and group identifications with teenagers’ indiscipline? Is it possible to propose psycho-pedagogical strategies considering this relation? The main objective was outlined, verify the extent that group identification and music preference are related to teenagers’ undisciplined behaviors. Therefore, this studied was carried out with 249 high school students, from public schools of João Pessoa (PB), their ages were between 14 and 19 years old (m = 16.1; sd = 1.15), and they answered the Antisocial and Delictive Behaviors Scale (adapted for school context), the Music Preference Scale, the Identification with Alternative Groups Scale and demographic questions. Indiscipline correlated positively and significantly with group identification (r = .22**) and alternative music (r = .29**). Besides that, there was also a significant difference of antisocial behaviors (undisciplined) regarding sex (F (3,144) df = 245.15; p = .001). In conclusion, these findings might contribute for outlining prevention strategies and psycho-pedagogical intervention in school context, as well as to expand the range of explanations about typical behaviors of learning contexts.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-05-11T18:42:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACA11052023.pdf: 932644 bytes, checksum: 0127e7a76657340e633dc717b732e078 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-11T18:42:43Z (GMT). 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