A matemática dos agricultores utilizada no cultivo do abacaxi : uma reflexão na perspectiva da etnomatemática
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27670 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma pesquisa na área de Ensino e Aprendizagem da Matemática com uma abordagem na Etnomatemática, que tem como objetivo compreender como ocorre o emprego e a aquisição de conhecimentos matemáticos no cultivo do abacaxi por agricultores do Sítio Pedra Furada, zona rural, município de Curral de Cima – PB. A pesquisa caracteriza-se, quanto a sua abordagem, como qualitativa; quanto aos objetivos, ela é de caráter exploratório com dois métodos básicos: observação direta e entrevistas; e a ser realizada com 3 agricultores de uma comunidade específica pode ser caracterizada como um estudo de campo. O embasamento teórico da pesquisa foi realizado por meio do estudo de livros, teses, dissertações e artigos sobre a Etnomatemática que serviu de subsídio para investigar os conhecimentos matemáticos desses agricultores, bem como relacioná-los com os conhecimentos escolares. Foi possível traçar um perfil desses agricultores quanto ao grau de escolaridade e conhecimentos matemáticos, descrever os processos matemáticos utilizados por eles no cultivo do abacaxi e relacionar os saberes matemáticos desses agricultores, adquiridos no seu contexto cultural, com conhecimentos matemáticos escolares. A partir da análise dos resultados de nossa pesquisa ficou evidente a relevância de abordar a Etnomatemática desses agricultores nas escolas dessa região. Os conhecimentos matemáticos desse grupo oferecem maiores possibilidades de promover a compreensão de muitos problemas ou cálculos matemáticos, pois é mais significativo, e tem como exemplificação a experiência da realidade que fornece ao ensino e aprendizagem da Matemática instrumentos potencializadores para a abordagem de novas formas de ensino e aprendizagem na sala de aula como também como fonte de estudos para futuros trabalhos. |
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O embasamento teórico da pesquisa foi realizado por meio do estudo de livros, teses, dissertações e artigos sobre a Etnomatemática que serviu de subsídio para investigar os conhecimentos matemáticos desses agricultores, bem como relacioná-los com os conhecimentos escolares. Foi possível traçar um perfil desses agricultores quanto ao grau de escolaridade e conhecimentos matemáticos, descrever os processos matemáticos utilizados por eles no cultivo do abacaxi e relacionar os saberes matemáticos desses agricultores, adquiridos no seu contexto cultural, com conhecimentos matemáticos escolares. A partir da análise dos resultados de nossa pesquisa ficou evidente a relevância de abordar a Etnomatemática desses agricultores nas escolas dessa região. Os conhecimentos matemáticos desse grupo oferecem maiores possibilidades de promover a compreensão de muitos problemas ou cálculos matemáticos, pois é mais significativo, e tem como exemplificação a experiência da realidade que fornece ao ensino e aprendizagem da Matemática instrumentos potencializadores para a abordagem de novas formas de ensino e aprendizagem na sala de aula como também como fonte de estudos para futuros trabalhos.This Course Completion Work (TCC) is a research in the area of Teaching and Learning of Mathematics with an approach in Ethnomathematics, which aims to understand how the use and acquisition of mathematical knowledge in the cultivation of pineapple by farmers of Sítio Pedra Furada, rural area, municipality of Curral de Cima – PB. The research is characterized, in terms of its approach, as qualitative; as for the objectives, it is exploratory in nature with two basic methods: direct observation and interviews; and to be carried out with 3 farmers from a specific community, it can be characterized as a field study. The theoretical basis of the research was carried out through the study of books, theses, dissertations and articles on Ethnomathematics, which served as a subsidy to investigate the mathematical knowledge of these farmers, as well as to relate them to school knowledge. It was possible to draw a profile of these farmers in terms of schooling and mathematical knowledge, describe the mathematical processes used by them in pineapple cultivation and relate the mathematical knowledge of these farmers, acquired in their cultural context, with school mathematical knowledge. From the analysis of the results of our research, the relevance of approaching the Ethnomathematics of these farmers in the schools of this region became evident. The mathematical knowledge of this group offers greater possibilities of promoting the understanding of many problems or mathematical calculations, as it is more significant, and is exemplified by the experience of reality that provides the teaching and learning of Mathematics with potential instruments for approaching new forms of teaching. and learning in the classroom as well as a source of study for future work.Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-10T13:51:57Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DavidNogueiradaSilva_TCC.pdf: 1409412 bytes, checksum: 3b457f8bf1f8a1779392fe0f94efbd8e (MD5) DavidNogueiradaSilva_TERMO.pdf: 57136 bytes, checksum: a604be51cb043f92ec16c7edfe987897 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-10T13:51:57Z (GMT). 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