Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da pandemia da Covid-19: uma revisão de literatura
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25675 |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 causou impactos significativos na vida de diversas famílias, entre elas, família de crianças com TEA. Durante esse período, surgiram dúvidas de como seriam os atendimentos educacionais e clínicos de crianças autistas. Com a necessidade de adaptação metodológica, se fez necessário o acesso às ferramentas digitais para elaboração e execução das aulas e dos atendimentos terapêuticos, restando a todos os sujeitos ajustar-se ao novo paradigma. Frente ao estranho sistema, surgem as dificuldades como: o acesso e manuseio de ferramentas digitais. Esta nova metodologia mostra desafios a serem observados, considerando que a quebra de rotina obrigou essas crianças e suas famílias a se adaptarem a novos modelos de ensino e acompanhamentos terapêuticos. Esta proposta de pesquisa tem como objetivo geral: realizar uma revisão de literatura sobre a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA no contexto da pandemia da COVID-19 e como objetivo específico: I - Análise dos trabalhos publicados sobre inclusão de TEA no momento pandêmico; II - levantar as principais dificuldades de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), frente ao contexto educacional em tempos de pandemia; e III - levantar as sugestões para melhoria no processo de inclusão da criança com TEA. Selecionou-se artigos presentes nos periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) obtendo o resultado de 162” artigos. A partir da identificação dos 162 artigos encontrados, foi realizada uma triagem considerando os critérios de seleção e exclusão, obtendo o resultado de 72 artigos. Considerando os critérios de seleção e exclusão, se fez necessário uma análise minuciosa dos trabalhos encontrados e elegendo-se um total de 6 trabalhos. Estes artigos apontam como principais dificuldades as questões de dimensão emocional relativas às mudanças na pandemia, com destaque aos programas de extensão das universidades que tentavam trazer uma postura prática da atividade com as crianças com TEA. Assim como, a necessidade de pensar em aplicativos como métodos educacionais inclusivos. Tais fatores demandam a necessidade de políticas públicas pensadas nas particularidades da criança autista e de suas famílias. Logo, é preciso um aprofundamento nos estudos sobre o TEA para conhecermos de forma clara todo o sujeito incluso no autismo e não criarmos representações sociais e interpretações equivocadas. |
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2023-01-11T14:52:51Z2023-01-102023-01-11T14:52:51Z2022-12-15https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25675A pandemia da Covid-19 causou impactos significativos na vida de diversas famílias, entre elas, família de crianças com TEA. Durante esse período, surgiram dúvidas de como seriam os atendimentos educacionais e clínicos de crianças autistas. Com a necessidade de adaptação metodológica, se fez necessário o acesso às ferramentas digitais para elaboração e execução das aulas e dos atendimentos terapêuticos, restando a todos os sujeitos ajustar-se ao novo paradigma. Frente ao estranho sistema, surgem as dificuldades como: o acesso e manuseio de ferramentas digitais. Esta nova metodologia mostra desafios a serem observados, considerando que a quebra de rotina obrigou essas crianças e suas famílias a se adaptarem a novos modelos de ensino e acompanhamentos terapêuticos. Esta proposta de pesquisa tem como objetivo geral: realizar uma revisão de literatura sobre a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA no contexto da pandemia da COVID-19 e como objetivo específico: I - Análise dos trabalhos publicados sobre inclusão de TEA no momento pandêmico; II - levantar as principais dificuldades de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), frente ao contexto educacional em tempos de pandemia; e III - levantar as sugestões para melhoria no processo de inclusão da criança com TEA. Selecionou-se artigos presentes nos periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) obtendo o resultado de 162” artigos. A partir da identificação dos 162 artigos encontrados, foi realizada uma triagem considerando os critérios de seleção e exclusão, obtendo o resultado de 72 artigos. Considerando os critérios de seleção e exclusão, se fez necessário uma análise minuciosa dos trabalhos encontrados e elegendo-se um total de 6 trabalhos. Estes artigos apontam como principais dificuldades as questões de dimensão emocional relativas às mudanças na pandemia, com destaque aos programas de extensão das universidades que tentavam trazer uma postura prática da atividade com as crianças com TEA. Assim como, a necessidade de pensar em aplicativos como métodos educacionais inclusivos. Tais fatores demandam a necessidade de políticas públicas pensadas nas particularidades da criança autista e de suas famílias. Logo, é preciso um aprofundamento nos estudos sobre o TEA para conhecermos de forma clara todo o sujeito incluso no autismo e não criarmos representações sociais e interpretações equivocadas.The Covid-19 pandemic caused significant impacts on the lives of several families, including families with children with ASD. During this period, doubts arose about how educational and clinical care for autistic children would proceed. With the need for methodological adaptation, access to digital tools was necessary for the preparation and execution of classes and therapeutic sessions, leaving all subjects to adjust to the new paradigm. Faced with the strange system, difficulties arise such as access and handling of digital tools. This new methodology leads to challenges to be observed, considering that the break in routine forced these children and their families to adapt to teaching models and therapeutic accompaniments. This research proposal has the general objective: to carry out a literature review on the inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder - ASD in the context of the COVID-19 pandemic and as a specific objective: I - Analysis of published works on the inclusion of ASD in the pandemic moment; II - raise the main difficulties of children with autism spectrum disorder (ASD), in the face of the educational context in times of a pandemic; and III - raise suggestions for improvement in the process of inclusion of children with ASD. Articles from CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) journals were selected, resulting in 162” articles. From the identification of the 162 articles found, a screening was performed considering the selection and exclusion criteria, obtaining the result of 72 articles. Considering the selection and exclusion criteria, a thorough analysis of the works found was necessary, electing a total of 6 works. These articles point out the emotional dimension issues related to the changes in the pandemic as the main difficulties, with emphasis on university extension programs that tried to bring a practical attitude to the activity with children with ASD. As well as the need to think of applications as inclusive educational methods. Such factors demand the need for public policies that consider the particularities of autistic children and their families. Therefore, it is necessary to deepen the studies on ASD so that we can clearly know all the subjects included in autism and not create social representations and misinterpretations.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-11T14:52:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCS10012023.pdf: 372323 bytes, checksum: 4b0770d64ab775fc208c86b6ad873d8e (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-11T14:52:51Z (GMT). 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