O ensino da matemática para crianças portadoras de transtorno do espectro autista no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tiago Antonio Fernandes da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27303
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de analisar o ensino da matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas no ensino fundamental. Sendo assim, diante do levantamento teórico, foi possível, incialmente, entender a literatura justamente com a investigação prática de ensino-aprendizagem da matemática de crianças TEA. Por intermédio desta perspectiva, o estudo trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada por meio de uma análise de dados fenomenológica, mediante o (1) levantamento bibliográfico de conceitos; (2) a aplicação de mini provas (por questionário em software selecionado previamente) com crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA); (3) descritiva fenomenológica dos dados qualitativos; e a (4) construção de reflexão teórica em função dos dados coletados em campo de pesquisa em relação ao uso de aplicativo no processo de ensino-aprendizagem da matemática multiplicativa de crianças com TEA. Quanto aos resultados, compreende-se que as dificuldades identificadas não estiveram diretamente relacionadas com as atividades em si, mesmo que tivesse observado maiores pausas durante a contagem de elementos em multiplicação. Os déficits mais marcantes encontraram-se na intelecção das premissas das questões, podendo assim, haver uma dinâmica prática para o ensinamento por meio dos próprios exercícios que o aplicativo apresenta em sua configuração. Além disso, a morosidade em realização da atividade prevaleceu dentre os aprendentes durante as questões finais, por ser de um nível mais complexo. Desta forma, mesmo aqueles que apresentaram dificuldade, por exemplo, em diferenciação de grupos e conceitos, os alunos tiveram excelentes desempenhos em realizar as tarefas, apesar de reconhecer que todos os participantes carecem de ensino-aprendizagem voltada a matemática quanto ao aspecto multiplicativo, seja em contexto educacional ou clínico, facilitado pelo uso de recurso digital.
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Por intermédio desta perspectiva, o estudo trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada por meio de uma análise de dados fenomenológica, mediante o (1) levantamento bibliográfico de conceitos; (2) a aplicação de mini provas (por questionário em software selecionado previamente) com crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA); (3) descritiva fenomenológica dos dados qualitativos; e a (4) construção de reflexão teórica em função dos dados coletados em campo de pesquisa em relação ao uso de aplicativo no processo de ensino-aprendizagem da matemática multiplicativa de crianças com TEA. Quanto aos resultados, compreende-se que as dificuldades identificadas não estiveram diretamente relacionadas com as atividades em si, mesmo que tivesse observado maiores pausas durante a contagem de elementos em multiplicação. Os déficits mais marcantes encontraram-se na intelecção das premissas das questões, podendo assim, haver uma dinâmica prática para o ensinamento por meio dos próprios exercícios que o aplicativo apresenta em sua configuração. Além disso, a morosidade em realização da atividade prevaleceu dentre os aprendentes durante as questões finais, por ser de um nível mais complexo. Desta forma, mesmo aqueles que apresentaram dificuldade, por exemplo, em diferenciação de grupos e conceitos, os alunos tiveram excelentes desempenhos em realizar as tarefas, apesar de reconhecer que todos os participantes carecem de ensino-aprendizagem voltada a matemática quanto ao aspecto multiplicativo, seja em contexto educacional ou clínico, facilitado pelo uso de recurso digital.This research aimed to analyze the teaching-learning of mathematics in elementary school for children with Autism Spectrum Disorder. Thus, in view of the theoretical survey, it was possible, initially, to understand the literature precisely with the practical investigation of teaching-learning of mathematics for ASD children. Through this perspective, the study is, therefore, a qualitative, descriptive research, carried out through a phenomenological data analysis, through (1) bibliographic survey of concepts; (2) the application of mini-tests (by questionnaire in previously selected software) with children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD); (3) phenomenological description of qualitative data; and (4) construction of theoretical reflection based on data collected in the research field in relation to the use of an application in the teaching-learning process of multiplicative mathematics for children with ASD. As for the results, it is understandable that the identified difficulties were not directly related to the activities themselves, even if greater pauses were observed during the counting of elements in multiplication. The most striking deficits were found in the understanding of the assumptions of the questions, thus allowing for a practical dynamic for teaching through the exercises that the application presents in its configuration. In addition, the slowness in carrying out the activity prevailed among the learners during the final questions, as it was at a more complex level. In this way, even those who had difficulty, for example, in differentiating groups and concepts, had an excellent performance in carrying out the tasks, despite recognizing that all participants lack teaching-learning focused on mathematics in terms of the multiplicative aspect, whether in educational or clinical context, facilitated by the use of a digital resource.Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-06-29T22:36:45Z No. of bitstreams: 1 TAFS29062023.pdf: 912854 bytes, checksum: d4f408aca351a200469f88a6f8040d2c (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-29T22:36:45Z (GMT). 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