A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim, Nathalia Costa Mello e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27663
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a estudar a utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional. De cunho qualitativo, é feita a partir de revisão bibliográfica sobre o conceito de marketing de influência, o surgimento dos influencers e sua relação com o consumo, além de um estudo de caso sobre a Beleza na Web na rede social Instagram. A análise de conteúdo de postagens e comentários tem o objetivo de compreender o comportamento do consumidor diante das estratégias que apontam maneiras de utilizar influenciadores digitais nas estratégias de comunicação organizacional, permitindo a reflexão sobre os benefícios das parcerias com influencers, mas também sobre como a escolha errada pode desencadear uma crise de imagem. Foram coletados nove posts no Instagram da marca (@belezanaweb), publicados entre 2022 e 2023, os quais contemplam diferentes tipos de atuações e ocasiões em que os influenciadores são acionados para representar a marca.
id UFPB-2_da5b8aa2f52d1f410dcaee3062e9f859
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/27663
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-08-09T17:06:42Z2023-06-302023-08-09T17:06:42Z2023-05-29https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27663Esta pesquisa propõe-se a estudar a utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional. De cunho qualitativo, é feita a partir de revisão bibliográfica sobre o conceito de marketing de influência, o surgimento dos influencers e sua relação com o consumo, além de um estudo de caso sobre a Beleza na Web na rede social Instagram. A análise de conteúdo de postagens e comentários tem o objetivo de compreender o comportamento do consumidor diante das estratégias que apontam maneiras de utilizar influenciadores digitais nas estratégias de comunicação organizacional, permitindo a reflexão sobre os benefícios das parcerias com influencers, mas também sobre como a escolha errada pode desencadear uma crise de imagem. Foram coletados nove posts no Instagram da marca (@belezanaweb), publicados entre 2022 e 2023, os quais contemplam diferentes tipos de atuações e ocasiões em que os influenciadores são acionados para representar a marca.This research aims to study the use of digital influencers in organizational communication. It is a qualitative study based on a literature review of the concept of influencer marketing, the emergence of influencers, and their relationship with consumption, as well as a case study on Beleza na Web on the Instagram social network. The analysis of content from posts and comments aims to understand consumer behavior in the face of strategies that suggest ways to use digital influencers in organizational communication, allowing for reflection on thebenefits of partnerships with influencers, but also on how the wrong choice can trigger a crisisin image. Nine posts were collected from the brand's Instagram account (@belezanaweb) published between 2022 and 2023, which encompass different types of actions and occasions where influencers are activated to represent the brand.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-09T17:06:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NCMA30062023.pdf: 984577 bytes, checksum: ad6796cb8206aa8aa9e941096c25d04f (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-09T17:06:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NCMA30062023.pdf: 984577 bytes, checksum: ad6796cb8206aa8aa9e941096c25d04f (MD5) Previous issue date: 2023-05-29porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDARelações públicasInfluenciadores digitaisComunicação estratégicaRelacionamentosMarketing de influênciaA utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web".The use of digital influencers in the organizational communication of "beauty on the web".info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOliveira, Josilene Ribeiro de15894865794Alvim, Nathalia Costa Mello eALMEIDA, Cristóvão; TAVARES, Victor Augusto. Relações Públicas no gerenciamento de crises: uma análise da redação publicitária no facebook da Trident durante o Lollapalooza. Universidade Federal do Pampa, 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/download/4376/3506. Acesso em: 15 de mar. 2023. AMARAIM, Marina. INFLUENCIADORES digitais como estratégia de comunicação em relações públicas. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/24219/TCC%20Marina%20Kipper%20Amaraim%20completo.pdf?sequence= 1 & isAllowed=y. Acesso em: 16 de out. 2022. AMARAL, Patrícia. Relações Públicas e o Gerenciamento nas Redes Sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook. Universidade Federal do Pampa , Rio Grande do Sul, Brasil, 2015. Disponível em: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/relacoespublicas/files/2015/04/RELA%c3%87%c3%95ES-P%c3%9aBLICAS-E-O-GERENCIAMENTO-NAS-REDES-SOCIAIS-Uma-an%c3%a1lise-das-postagens-realizadas-por-empresas-de-S%c3%a3o-Borja-no-Facebook.pdf. Acesso em: 12 de nov. 2022. ASSIS, Vanessa; FERREIRA, Andressa. Marketing de influência: A era do Digital Influencer. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA, Brasil, 2019. Disponível em: http://www2.uesb.br/eventos/workshopdemarketing/wp-content/uploads/2018/10/VF-Marketing-de-Influ%C3%AAncia.pdf. Acesso em: 30 de abr. 2023. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016. BERELSON, B. CONTENT analysis in communication research. New York: Hafner, 1984. BONFIM, Marcos. Como o Grupo Boticário conseguiu, em 3 anos, dobrar a receita da Beleza na Web para R$1 bilhão. Exame, 2022. Disponível em: https://exame.com/negocios/adquirida-em-2019-pelo-grupo-boticario-beleza-web-deve-faturar-o-seu-primeiro-r-1-bilhao-em-2022/. Acesso em: 25 de abr.2023. BRITTO, Janaína. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002. BOTICÁRIO. Beleza na Web celebra seus 15 anos com novo posicionamento com foco em consumidor. Grupo Boticário, 2022. Disponível em: https://www.grupoboticario.com.br/noticias/beleza-na-web-celebra-seus-15-anos-com-novo-posicionamento-com-foco-em-consumidor/. Acesso em: 23 de março de 2023. CARDOSO, Bruna C. Influência das redes sociais da digital influencer Paula Feijó no comportamento de seus seguidores. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 53. 2016. FELTRIN, Ricardo. Nova estrela da Globo, Sabrina quintuplica valor de cachês. Uol, 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2022/05/09/nova-estrela-da-globo-sabrina-quint uplica-valor-de-caches.htm. Acesso em: 13 de abr. 2023. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GORDON, Ian. Marketing de relacionamento: Estratégias, técnicas e tecnologias para conquistar clientes e mantê-los para sempre. 5 ed. São Paulo: Futura, 2002. GRIEGER, Jenifer; FRANCISCO, Rodrigo. Um estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67259/38729. Acesso em: 30 de abr. 2023. G1 GLOBO. O que é ser queer? G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pop arte/diversidade/noticia/2022/06/29/o-que-e-ser-queer.ghtml. Acesso em: 14 de mai. 2023. KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Comunicare, São Paulo, v. 17, p. 38-42, 2017. KUNSCH, Margarida M. Krohling. Relações públicas e excelência em comunicação. Estudos ABERJE1, v. 1, 1998. LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica. São Paulo: Cencage Learning, 2007. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1990. NETO, Júlio. Cidadania, política e sindicalismo no contexto histórico do nascimento das Relações Públicas. Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, João Pessoa, Brasil, 2007. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/pinho-julio-cidadania-politica-sindicalismo-relacoes-publicas.pdf . Acesso em: 15 mar. 2023. RIBEIRO, Maria. Estratégias de comunicação organizacional digital: o estudo de caso da Embrapa. Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/686/1/MariaRibeiro2.pdf. Acesso em: 8 mar. 2023. RUDIGER, Francisco. As Relações Públicas e o debate sobre a propaganda no período entre-Guerras. Intercom, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/zvxmZsVvBZPVXJ69ppyLL4L/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2023. SCHMITZ, Daniela; WAJNMANN, Solange (orgs.) A Moda na Mídia: produzindo costuras. Curitiba: Editora e Livraria Appris Ltda, 2018. SCOTT, David. As novas regras do marketing e de relações públicas. São Paulo: Campus-Elsevier, 2008. SILVA, Dhiego; OLIVEIRA, Mariana. Análise da utilização do instagram como uma ferramenta viável de empreendedorismo: um estudo de caso com empresas potiguares. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, Brasil, 2019. Disponível em: https:// repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2368. Acesso em: 11 mar. 2023. PAULA, Laura Corrêa de. Gestão de Crises nas Redes Sociais. 2014. 97 f. Monografia (Graduação em Comunicação Organizacional) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/8555/1/2014_LauraCorreadePaula.pdf. Acesso em: 11 mar. 2023. PÉREZ, R. A. (2008). Estrategias de comunicación (4. ed.). Barcelona: Editorial Ariel. PREDIGER, Solange. O papel do Relações Públicas na comunicação pública de organizações de pesquisa socioeconômica: uma discussão teórica. Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, 2017. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/abrapcorp/assets/edicoes/2017/arquivos/67.pdf. Acesso em: 11 mar. 2023. PRIMO, Alê; MATOS, Ludimila; MONTEIRO, Maria. Dimensões para o estudo dos influenciadores digitais. Universidade Federal da Bahia: Coleção Cibercultura, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34395/4/dimensoes.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023. POLITI, Cassio. Marketing de Influência: o que é e por que as marcas apostam nessa tendência? 30 jan. 2017. Disponível em: https://www.comuniquese.com.br/blog/o-que-e-marketing-de-influencia/. Acesso em: 9 abr. 2020. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTNCMA30062023.pdf.txtNCMA30062023.pdf.txtExtracted texttext/plain69988https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/4/NCMA30062023.pdf.txt3b813ce137561eacbd8d779de42e7946MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALNCMA30062023.pdfNCMA30062023.pdfapplication/pdf984577https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/1/NCMA30062023.pdfad6796cb8206aa8aa9e941096c25d04fMD51123456789/276632023-08-10 03:03:11.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web".
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The use of digital influencers in the organizational communication of "beauty on the web".
title A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web".
spellingShingle A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web".
Alvim, Nathalia Costa Mello e
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Relações públicas
Influenciadores digitais
Comunicação estratégica
Relacionamentos
Marketing de influência
title_short A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web".
title_full A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web".
title_fullStr A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web".
title_full_unstemmed A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web".
title_sort A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web".
author Alvim, Nathalia Costa Mello e
author_facet Alvim, Nathalia Costa Mello e
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Josilene Ribeiro de
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 15894865794
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvim, Nathalia Costa Mello e
contributor_str_mv Oliveira, Josilene Ribeiro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Relações públicas
Influenciadores digitais
Comunicação estratégica
Relacionamentos
Marketing de influência
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Influenciadores digitais
Comunicação estratégica
Relacionamentos
Marketing de influência
description Esta pesquisa propõe-se a estudar a utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional. De cunho qualitativo, é feita a partir de revisão bibliográfica sobre o conceito de marketing de influência, o surgimento dos influencers e sua relação com o consumo, além de um estudo de caso sobre a Beleza na Web na rede social Instagram. A análise de conteúdo de postagens e comentários tem o objetivo de compreender o comportamento do consumidor diante das estratégias que apontam maneiras de utilizar influenciadores digitais nas estratégias de comunicação organizacional, permitindo a reflexão sobre os benefícios das parcerias com influencers, mas também sobre como a escolha errada pode desencadear uma crise de imagem. Foram coletados nove posts no Instagram da marca (@belezanaweb), publicados entre 2022 e 2023, os quais contemplam diferentes tipos de atuações e ocasiões em que os influenciadores são acionados para representar a marca.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-09T17:06:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-30
2023-08-09T17:06:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27663
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ALMEIDA, Cristóvão; TAVARES, Victor Augusto. Relações Públicas no gerenciamento de crises: uma análise da redação publicitária no facebook da Trident durante o Lollapalooza. Universidade Federal do Pampa, 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/download/4376/3506. Acesso em: 15 de mar. 2023. AMARAIM, Marina. INFLUENCIADORES digitais como estratégia de comunicação em relações públicas. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/24219/TCC%20Marina%20Kipper%20Amaraim%20completo.pdf?sequence= 1 & isAllowed=y. Acesso em: 16 de out. 2022. AMARAL, Patrícia. Relações Públicas e o Gerenciamento nas Redes Sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook. Universidade Federal do Pampa , Rio Grande do Sul, Brasil, 2015. Disponível em: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/relacoespublicas/files/2015/04/RELA%c3%87%c3%95ES-P%c3%9aBLICAS-E-O-GERENCIAMENTO-NAS-REDES-SOCIAIS-Uma-an%c3%a1lise-das-postagens-realizadas-por-empresas-de-S%c3%a3o-Borja-no-Facebook.pdf. Acesso em: 12 de nov. 2022. ASSIS, Vanessa; FERREIRA, Andressa. Marketing de influência: A era do Digital Influencer. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA, Brasil, 2019. Disponível em: http://www2.uesb.br/eventos/workshopdemarketing/wp-content/uploads/2018/10/VF-Marketing-de-Influ%C3%AAncia.pdf. Acesso em: 30 de abr. 2023. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016. BERELSON, B. CONTENT analysis in communication research. New York: Hafner, 1984. BONFIM, Marcos. Como o Grupo Boticário conseguiu, em 3 anos, dobrar a receita da Beleza na Web para R$1 bilhão. Exame, 2022. Disponível em: https://exame.com/negocios/adquirida-em-2019-pelo-grupo-boticario-beleza-web-deve-faturar-o-seu-primeiro-r-1-bilhao-em-2022/. Acesso em: 25 de abr.2023. BRITTO, Janaína. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002. BOTICÁRIO. Beleza na Web celebra seus 15 anos com novo posicionamento com foco em consumidor. Grupo Boticário, 2022. Disponível em: https://www.grupoboticario.com.br/noticias/beleza-na-web-celebra-seus-15-anos-com-novo-posicionamento-com-foco-em-consumidor/. Acesso em: 23 de março de 2023. CARDOSO, Bruna C. Influência das redes sociais da digital influencer Paula Feijó no comportamento de seus seguidores. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 53. 2016. FELTRIN, Ricardo. Nova estrela da Globo, Sabrina quintuplica valor de cachês. Uol, 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2022/05/09/nova-estrela-da-globo-sabrina-quint uplica-valor-de-caches.htm. Acesso em: 13 de abr. 2023. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GORDON, Ian. Marketing de relacionamento: Estratégias, técnicas e tecnologias para conquistar clientes e mantê-los para sempre. 5 ed. São Paulo: Futura, 2002. GRIEGER, Jenifer; FRANCISCO, Rodrigo. Um estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67259/38729. Acesso em: 30 de abr. 2023. G1 GLOBO. O que é ser queer? G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pop arte/diversidade/noticia/2022/06/29/o-que-e-ser-queer.ghtml. Acesso em: 14 de mai. 2023. KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Comunicare, São Paulo, v. 17, p. 38-42, 2017. KUNSCH, Margarida M. Krohling. Relações públicas e excelência em comunicação. Estudos ABERJE1, v. 1, 1998. LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica. São Paulo: Cencage Learning, 2007. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1990. NETO, Júlio. Cidadania, política e sindicalismo no contexto histórico do nascimento das Relações Públicas. Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, João Pessoa, Brasil, 2007. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/pinho-julio-cidadania-politica-sindicalismo-relacoes-publicas.pdf . Acesso em: 15 mar. 2023. RIBEIRO, Maria. Estratégias de comunicação organizacional digital: o estudo de caso da Embrapa. Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/686/1/MariaRibeiro2.pdf. Acesso em: 8 mar. 2023. RUDIGER, Francisco. As Relações Públicas e o debate sobre a propaganda no período entre-Guerras. Intercom, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/zvxmZsVvBZPVXJ69ppyLL4L/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2023. SCHMITZ, Daniela; WAJNMANN, Solange (orgs.) A Moda na Mídia: produzindo costuras. Curitiba: Editora e Livraria Appris Ltda, 2018. SCOTT, David. As novas regras do marketing e de relações públicas. São Paulo: Campus-Elsevier, 2008. SILVA, Dhiego; OLIVEIRA, Mariana. Análise da utilização do instagram como uma ferramenta viável de empreendedorismo: um estudo de caso com empresas potiguares. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, Brasil, 2019. Disponível em: https:// repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2368. Acesso em: 11 mar. 2023. PAULA, Laura Corrêa de. Gestão de Crises nas Redes Sociais. 2014. 97 f. Monografia (Graduação em Comunicação Organizacional) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/8555/1/2014_LauraCorreadePaula.pdf. Acesso em: 11 mar. 2023. PÉREZ, R. A. (2008). Estrategias de comunicación (4. ed.). Barcelona: Editorial Ariel. PREDIGER, Solange. O papel do Relações Públicas na comunicação pública de organizações de pesquisa socioeconômica: uma discussão teórica. Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, 2017. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/abrapcorp/assets/edicoes/2017/arquivos/67.pdf. Acesso em: 11 mar. 2023. PRIMO, Alê; MATOS, Ludimila; MONTEIRO, Maria. Dimensões para o estudo dos influenciadores digitais. Universidade Federal da Bahia: Coleção Cibercultura, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34395/4/dimensoes.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023. POLITI, Cassio. Marketing de Influência: o que é e por que as marcas apostam nessa tendência? 30 jan. 2017. Disponível em: https://www.comuniquese.com.br/blog/o-que-e-marketing-de-influencia/. Acesso em: 9 abr. 2020. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/4/NCMA30062023.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/1/NCMA30062023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b813ce137561eacbd8d779de42e7946
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
ad6796cb8206aa8aa9e941096c25d04f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562299639267328