A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web".
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27663 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe-se a estudar a utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional. De cunho qualitativo, é feita a partir de revisão bibliográfica sobre o conceito de marketing de influência, o surgimento dos influencers e sua relação com o consumo, além de um estudo de caso sobre a Beleza na Web na rede social Instagram. A análise de conteúdo de postagens e comentários tem o objetivo de compreender o comportamento do consumidor diante das estratégias que apontam maneiras de utilizar influenciadores digitais nas estratégias de comunicação organizacional, permitindo a reflexão sobre os benefícios das parcerias com influencers, mas também sobre como a escolha errada pode desencadear uma crise de imagem. Foram coletados nove posts no Instagram da marca (@belezanaweb), publicados entre 2022 e 2023, os quais contemplam diferentes tipos de atuações e ocasiões em que os influenciadores são acionados para representar a marca. |
id |
UFPB-2_da5b8aa2f52d1f410dcaee3062e9f859 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/27663 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-08-09T17:06:42Z2023-06-302023-08-09T17:06:42Z2023-05-29https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27663Esta pesquisa propõe-se a estudar a utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional. De cunho qualitativo, é feita a partir de revisão bibliográfica sobre o conceito de marketing de influência, o surgimento dos influencers e sua relação com o consumo, além de um estudo de caso sobre a Beleza na Web na rede social Instagram. A análise de conteúdo de postagens e comentários tem o objetivo de compreender o comportamento do consumidor diante das estratégias que apontam maneiras de utilizar influenciadores digitais nas estratégias de comunicação organizacional, permitindo a reflexão sobre os benefícios das parcerias com influencers, mas também sobre como a escolha errada pode desencadear uma crise de imagem. Foram coletados nove posts no Instagram da marca (@belezanaweb), publicados entre 2022 e 2023, os quais contemplam diferentes tipos de atuações e ocasiões em que os influenciadores são acionados para representar a marca.This research aims to study the use of digital influencers in organizational communication. It is a qualitative study based on a literature review of the concept of influencer marketing, the emergence of influencers, and their relationship with consumption, as well as a case study on Beleza na Web on the Instagram social network. The analysis of content from posts and comments aims to understand consumer behavior in the face of strategies that suggest ways to use digital influencers in organizational communication, allowing for reflection on thebenefits of partnerships with influencers, but also on how the wrong choice can trigger a crisisin image. Nine posts were collected from the brand's Instagram account (@belezanaweb) published between 2022 and 2023, which encompass different types of actions and occasions where influencers are activated to represent the brand.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-09T17:06:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NCMA30062023.pdf: 984577 bytes, checksum: ad6796cb8206aa8aa9e941096c25d04f (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-09T17:06:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NCMA30062023.pdf: 984577 bytes, checksum: ad6796cb8206aa8aa9e941096c25d04f (MD5) Previous issue date: 2023-05-29porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDARelações públicasInfluenciadores digitaisComunicação estratégicaRelacionamentosMarketing de influênciaA utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web".The use of digital influencers in the organizational communication of "beauty on the web".info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOliveira, Josilene Ribeiro de15894865794Alvim, Nathalia Costa Mello eALMEIDA, Cristóvão; TAVARES, Victor Augusto. Relações Públicas no gerenciamento de crises: uma análise da redação publicitária no facebook da Trident durante o Lollapalooza. Universidade Federal do Pampa, 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/download/4376/3506. Acesso em: 15 de mar. 2023. AMARAIM, Marina. INFLUENCIADORES digitais como estratégia de comunicação em relações públicas. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/24219/TCC%20Marina%20Kipper%20Amaraim%20completo.pdf?sequence= 1 & isAllowed=y. Acesso em: 16 de out. 2022. AMARAL, Patrícia. Relações Públicas e o Gerenciamento nas Redes Sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook. Universidade Federal do Pampa , Rio Grande do Sul, Brasil, 2015. Disponível em: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/relacoespublicas/files/2015/04/RELA%c3%87%c3%95ES-P%c3%9aBLICAS-E-O-GERENCIAMENTO-NAS-REDES-SOCIAIS-Uma-an%c3%a1lise-das-postagens-realizadas-por-empresas-de-S%c3%a3o-Borja-no-Facebook.pdf. Acesso em: 12 de nov. 2022. ASSIS, Vanessa; FERREIRA, Andressa. Marketing de influência: A era do Digital Influencer. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA, Brasil, 2019. Disponível em: http://www2.uesb.br/eventos/workshopdemarketing/wp-content/uploads/2018/10/VF-Marketing-de-Influ%C3%AAncia.pdf. Acesso em: 30 de abr. 2023. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016. BERELSON, B. CONTENT analysis in communication research. New York: Hafner, 1984. BONFIM, Marcos. Como o Grupo Boticário conseguiu, em 3 anos, dobrar a receita da Beleza na Web para R$1 bilhão. Exame, 2022. Disponível em: https://exame.com/negocios/adquirida-em-2019-pelo-grupo-boticario-beleza-web-deve-faturar-o-seu-primeiro-r-1-bilhao-em-2022/. Acesso em: 25 de abr.2023. BRITTO, Janaína. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002. BOTICÁRIO. Beleza na Web celebra seus 15 anos com novo posicionamento com foco em consumidor. Grupo Boticário, 2022. Disponível em: https://www.grupoboticario.com.br/noticias/beleza-na-web-celebra-seus-15-anos-com-novo-posicionamento-com-foco-em-consumidor/. Acesso em: 23 de março de 2023. CARDOSO, Bruna C. Influência das redes sociais da digital influencer Paula Feijó no comportamento de seus seguidores. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 53. 2016. FELTRIN, Ricardo. Nova estrela da Globo, Sabrina quintuplica valor de cachês. Uol, 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2022/05/09/nova-estrela-da-globo-sabrina-quint uplica-valor-de-caches.htm. Acesso em: 13 de abr. 2023. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GORDON, Ian. Marketing de relacionamento: Estratégias, técnicas e tecnologias para conquistar clientes e mantê-los para sempre. 5 ed. São Paulo: Futura, 2002. GRIEGER, Jenifer; FRANCISCO, Rodrigo. Um estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67259/38729. Acesso em: 30 de abr. 2023. G1 GLOBO. O que é ser queer? G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pop arte/diversidade/noticia/2022/06/29/o-que-e-ser-queer.ghtml. Acesso em: 14 de mai. 2023. KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Comunicare, São Paulo, v. 17, p. 38-42, 2017. KUNSCH, Margarida M. Krohling. Relações públicas e excelência em comunicação. Estudos ABERJE1, v. 1, 1998. LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica. São Paulo: Cencage Learning, 2007. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1990. NETO, Júlio. Cidadania, política e sindicalismo no contexto histórico do nascimento das Relações Públicas. Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, João Pessoa, Brasil, 2007. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/pinho-julio-cidadania-politica-sindicalismo-relacoes-publicas.pdf . Acesso em: 15 mar. 2023. RIBEIRO, Maria. Estratégias de comunicação organizacional digital: o estudo de caso da Embrapa. Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/686/1/MariaRibeiro2.pdf. Acesso em: 8 mar. 2023. RUDIGER, Francisco. As Relações Públicas e o debate sobre a propaganda no período entre-Guerras. Intercom, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/zvxmZsVvBZPVXJ69ppyLL4L/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2023. SCHMITZ, Daniela; WAJNMANN, Solange (orgs.) A Moda na Mídia: produzindo costuras. Curitiba: Editora e Livraria Appris Ltda, 2018. SCOTT, David. As novas regras do marketing e de relações públicas. São Paulo: Campus-Elsevier, 2008. SILVA, Dhiego; OLIVEIRA, Mariana. Análise da utilização do instagram como uma ferramenta viável de empreendedorismo: um estudo de caso com empresas potiguares. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, Brasil, 2019. Disponível em: https:// repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2368. Acesso em: 11 mar. 2023. PAULA, Laura Corrêa de. Gestão de Crises nas Redes Sociais. 2014. 97 f. Monografia (Graduação em Comunicação Organizacional) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/8555/1/2014_LauraCorreadePaula.pdf. Acesso em: 11 mar. 2023. PÉREZ, R. A. (2008). Estrategias de comunicación (4. ed.). Barcelona: Editorial Ariel. PREDIGER, Solange. O papel do Relações Públicas na comunicação pública de organizações de pesquisa socioeconômica: uma discussão teórica. Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, 2017. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/abrapcorp/assets/edicoes/2017/arquivos/67.pdf. Acesso em: 11 mar. 2023. PRIMO, Alê; MATOS, Ludimila; MONTEIRO, Maria. Dimensões para o estudo dos influenciadores digitais. Universidade Federal da Bahia: Coleção Cibercultura, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34395/4/dimensoes.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023. POLITI, Cassio. Marketing de Influência: o que é e por que as marcas apostam nessa tendência? 30 jan. 2017. Disponível em: https://www.comuniquese.com.br/blog/o-que-e-marketing-de-influencia/. Acesso em: 9 abr. 2020. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTNCMA30062023.pdf.txtNCMA30062023.pdf.txtExtracted texttext/plain69988https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/4/NCMA30062023.pdf.txt3b813ce137561eacbd8d779de42e7946MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALNCMA30062023.pdfNCMA30062023.pdfapplication/pdf984577https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/1/NCMA30062023.pdfad6796cb8206aa8aa9e941096c25d04fMD51123456789/276632023-08-10 03:03:11.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web". |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The use of digital influencers in the organizational communication of "beauty on the web". |
title |
A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web". |
spellingShingle |
A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web". Alvim, Nathalia Costa Mello e CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Relações públicas Influenciadores digitais Comunicação estratégica Relacionamentos Marketing de influência |
title_short |
A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web". |
title_full |
A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web". |
title_fullStr |
A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web". |
title_full_unstemmed |
A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web". |
title_sort |
A utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional da "beleza na web". |
author |
Alvim, Nathalia Costa Mello e |
author_facet |
Alvim, Nathalia Costa Mello e |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Josilene Ribeiro de |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
15894865794 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvim, Nathalia Costa Mello e |
contributor_str_mv |
Oliveira, Josilene Ribeiro de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Relações públicas Influenciadores digitais Comunicação estratégica Relacionamentos Marketing de influência |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações públicas Influenciadores digitais Comunicação estratégica Relacionamentos Marketing de influência |
description |
Esta pesquisa propõe-se a estudar a utilização de influenciadores digitais na comunicação organizacional. De cunho qualitativo, é feita a partir de revisão bibliográfica sobre o conceito de marketing de influência, o surgimento dos influencers e sua relação com o consumo, além de um estudo de caso sobre a Beleza na Web na rede social Instagram. A análise de conteúdo de postagens e comentários tem o objetivo de compreender o comportamento do consumidor diante das estratégias que apontam maneiras de utilizar influenciadores digitais nas estratégias de comunicação organizacional, permitindo a reflexão sobre os benefícios das parcerias com influencers, mas também sobre como a escolha errada pode desencadear uma crise de imagem. Foram coletados nove posts no Instagram da marca (@belezanaweb), publicados entre 2022 e 2023, os quais contemplam diferentes tipos de atuações e ocasiões em que os influenciadores são acionados para representar a marca. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-09T17:06:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-30 2023-08-09T17:06:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27663 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
ALMEIDA, Cristóvão; TAVARES, Victor Augusto. Relações Públicas no gerenciamento de crises: uma análise da redação publicitária no facebook da Trident durante o Lollapalooza. Universidade Federal do Pampa, 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/download/4376/3506. Acesso em: 15 de mar. 2023. AMARAIM, Marina. INFLUENCIADORES digitais como estratégia de comunicação em relações públicas. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/24219/TCC%20Marina%20Kipper%20Amaraim%20completo.pdf?sequence= 1 & isAllowed=y. Acesso em: 16 de out. 2022. AMARAL, Patrícia. Relações Públicas e o Gerenciamento nas Redes Sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook. Universidade Federal do Pampa , Rio Grande do Sul, Brasil, 2015. Disponível em: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/relacoespublicas/files/2015/04/RELA%c3%87%c3%95ES-P%c3%9aBLICAS-E-O-GERENCIAMENTO-NAS-REDES-SOCIAIS-Uma-an%c3%a1lise-das-postagens-realizadas-por-empresas-de-S%c3%a3o-Borja-no-Facebook.pdf. Acesso em: 12 de nov. 2022. ASSIS, Vanessa; FERREIRA, Andressa. Marketing de influência: A era do Digital Influencer. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA, Brasil, 2019. Disponível em: http://www2.uesb.br/eventos/workshopdemarketing/wp-content/uploads/2018/10/VF-Marketing-de-Influ%C3%AAncia.pdf. Acesso em: 30 de abr. 2023. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016. BERELSON, B. CONTENT analysis in communication research. New York: Hafner, 1984. BONFIM, Marcos. Como o Grupo Boticário conseguiu, em 3 anos, dobrar a receita da Beleza na Web para R$1 bilhão. Exame, 2022. Disponível em: https://exame.com/negocios/adquirida-em-2019-pelo-grupo-boticario-beleza-web-deve-faturar-o-seu-primeiro-r-1-bilhao-em-2022/. Acesso em: 25 de abr.2023. BRITTO, Janaína. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002. BOTICÁRIO. Beleza na Web celebra seus 15 anos com novo posicionamento com foco em consumidor. Grupo Boticário, 2022. Disponível em: https://www.grupoboticario.com.br/noticias/beleza-na-web-celebra-seus-15-anos-com-novo-posicionamento-com-foco-em-consumidor/. Acesso em: 23 de março de 2023. CARDOSO, Bruna C. Influência das redes sociais da digital influencer Paula Feijó no comportamento de seus seguidores. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 53. 2016. FELTRIN, Ricardo. Nova estrela da Globo, Sabrina quintuplica valor de cachês. Uol, 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2022/05/09/nova-estrela-da-globo-sabrina-quint uplica-valor-de-caches.htm. Acesso em: 13 de abr. 2023. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GORDON, Ian. Marketing de relacionamento: Estratégias, técnicas e tecnologias para conquistar clientes e mantê-los para sempre. 5 ed. São Paulo: Futura, 2002. GRIEGER, Jenifer; FRANCISCO, Rodrigo. Um estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67259/38729. Acesso em: 30 de abr. 2023. G1 GLOBO. O que é ser queer? G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pop arte/diversidade/noticia/2022/06/29/o-que-e-ser-queer.ghtml. Acesso em: 14 de mai. 2023. KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Comunicare, São Paulo, v. 17, p. 38-42, 2017. KUNSCH, Margarida M. Krohling. Relações públicas e excelência em comunicação. Estudos ABERJE1, v. 1, 1998. LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica. São Paulo: Cencage Learning, 2007. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1990. NETO, Júlio. Cidadania, política e sindicalismo no contexto histórico do nascimento das Relações Públicas. Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, João Pessoa, Brasil, 2007. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/pinho-julio-cidadania-politica-sindicalismo-relacoes-publicas.pdf . Acesso em: 15 mar. 2023. RIBEIRO, Maria. Estratégias de comunicação organizacional digital: o estudo de caso da Embrapa. Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/686/1/MariaRibeiro2.pdf. Acesso em: 8 mar. 2023. RUDIGER, Francisco. As Relações Públicas e o debate sobre a propaganda no período entre-Guerras. Intercom, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/zvxmZsVvBZPVXJ69ppyLL4L/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2023. SCHMITZ, Daniela; WAJNMANN, Solange (orgs.) A Moda na Mídia: produzindo costuras. Curitiba: Editora e Livraria Appris Ltda, 2018. SCOTT, David. As novas regras do marketing e de relações públicas. São Paulo: Campus-Elsevier, 2008. SILVA, Dhiego; OLIVEIRA, Mariana. Análise da utilização do instagram como uma ferramenta viável de empreendedorismo: um estudo de caso com empresas potiguares. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, Brasil, 2019. Disponível em: https:// repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2368. Acesso em: 11 mar. 2023. PAULA, Laura Corrêa de. Gestão de Crises nas Redes Sociais. 2014. 97 f. Monografia (Graduação em Comunicação Organizacional) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/8555/1/2014_LauraCorreadePaula.pdf. Acesso em: 11 mar. 2023. PÉREZ, R. A. (2008). Estrategias de comunicación (4. ed.). Barcelona: Editorial Ariel. PREDIGER, Solange. O papel do Relações Públicas na comunicação pública de organizações de pesquisa socioeconômica: uma discussão teórica. Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, 2017. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/abrapcorp/assets/edicoes/2017/arquivos/67.pdf. Acesso em: 11 mar. 2023. PRIMO, Alê; MATOS, Ludimila; MONTEIRO, Maria. Dimensões para o estudo dos influenciadores digitais. Universidade Federal da Bahia: Coleção Cibercultura, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34395/4/dimensoes.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023. POLITI, Cassio. Marketing de Influência: o que é e por que as marcas apostam nessa tendência? 30 jan. 2017. Disponível em: https://www.comuniquese.com.br/blog/o-que-e-marketing-de-influencia/. Acesso em: 9 abr. 2020. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/4/NCMA30062023.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27663/1/NCMA30062023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b813ce137561eacbd8d779de42e7946 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c ad6796cb8206aa8aa9e941096c25d04f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562299639267328 |