Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Fabíola Morais Agripino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14202
Resumo: The present work seeks to bespeak and analyze the possible ways to use the Communication and Information Technologies (ICTs) in the mediation between the performative utterances, built along with the students of the Municipal School of Arts - Casa das Artes - and its feedback with the performer students. A set of theatrical and improvisational games were used aiming to construct an active learning presence. The experience was performed practically, and developed into two performative utterances. The first one, having as stimulus the urban space within a conception of Corpocidade / Corpografia; and the second, the poetry of Paraiba as a field of experimentation, both aimed at developing performative experiments from the game in the relationships between body, voice, space and time, building a present body action being later shared in the virtual environment. The research brings an analysis of the possible reflections made from a smartphone screen and from the look of the students / performers, taking the virtual space as an expanded territory of learning and sharing of knowledge.
id UFPB_13626884876b5f769bcdee94b72b0618
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/14202
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatroEducaçãoTeatroPerformatividadeTecnologiaVirtualidadeEducationTheaterPerformativityTechnology and VirtualityTecnologia da comunicação e informação - TeatroTecnologia e arteEnsino do teatroVirtualidade - ArteCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROThe present work seeks to bespeak and analyze the possible ways to use the Communication and Information Technologies (ICTs) in the mediation between the performative utterances, built along with the students of the Municipal School of Arts - Casa das Artes - and its feedback with the performer students. A set of theatrical and improvisational games were used aiming to construct an active learning presence. The experience was performed practically, and developed into two performative utterances. The first one, having as stimulus the urban space within a conception of Corpocidade / Corpografia; and the second, the poetry of Paraiba as a field of experimentation, both aimed at developing performative experiments from the game in the relationships between body, voice, space and time, building a present body action being later shared in the virtual environment. The research brings an analysis of the possible reflections made from a smartphone screen and from the look of the students / performers, taking the virtual space as an expanded territory of learning and sharing of knowledge.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA pesquisa busca refletir e analisar as possíveis formas de utilizar as Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) na mediação entre ações performativas, constituídas juntamente com os alunos da Escola Municipal de Artes - Casa das Artes, assim como sua recepção pelos próprios autores-aprendizes. Para tanto, utilizou-se um conjunto de jogos teatrais e de improvisação visando à constituição de uma presença ativa. A experiência foi prática e se desenvolveu em duas ações performativas. A primeira ação teve como estímulo o espaço urbano na concepção de Corpocidade/Corpografia, enquanto a segunda teve a poesia paraibana como campo de experimentação. Ambas visaram o desenvolvimento de experimentos performáticos a partir do jogo nas relações entre o corpo, a voz, o espaço e o tempo, construindo uma ação de corpo presente, sendo posteriormente compartilhada no ambiente virtual. A pesquisa traz uma análise das possíveis reflexões realizadas a partir do recorte da tela do smartphones e do olhar do discentes/performer, tomando o espaço virtual como território expandido de aprendizagem e compartilhamento de saberes.Universidade Federal da ParaíbaBrasilArtes CênicasMestrado Profissional em Artes em Rede NacionalUFPBPereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8634159577430875Teixeira, Fabíola Morais Agripino2019-05-07T14:44:18Z2018-10-032019-05-07T14:44:18Z2018-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14202porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-05-07T14:44:18Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/14202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-05-07T14:44:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro
title Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro
spellingShingle Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro
Teixeira, Fabíola Morais Agripino
Educação
Teatro
Performatividade
Tecnologia
Virtualidade
Education
Theater
Performativity
Technology and Virtuality
Tecnologia da comunicação e informação - Teatro
Tecnologia e arte
Ensino do teatro
Virtualidade - Arte
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
title_short Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro
title_full Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro
title_fullStr Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro
title_full_unstemmed Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro
title_sort Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro
author Teixeira, Fabíola Morais Agripino
author_facet Teixeira, Fabíola Morais Agripino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/8634159577430875
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Fabíola Morais Agripino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Teatro
Performatividade
Tecnologia
Virtualidade
Education
Theater
Performativity
Technology and Virtuality
Tecnologia da comunicação e informação - Teatro
Tecnologia e arte
Ensino do teatro
Virtualidade - Arte
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
topic Educação
Teatro
Performatividade
Tecnologia
Virtualidade
Education
Theater
Performativity
Technology and Virtuality
Tecnologia da comunicação e informação - Teatro
Tecnologia e arte
Ensino do teatro
Virtualidade - Arte
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
description The present work seeks to bespeak and analyze the possible ways to use the Communication and Information Technologies (ICTs) in the mediation between the performative utterances, built along with the students of the Municipal School of Arts - Casa das Artes - and its feedback with the performer students. A set of theatrical and improvisational games were used aiming to construct an active learning presence. The experience was performed practically, and developed into two performative utterances. The first one, having as stimulus the urban space within a conception of Corpocidade / Corpografia; and the second, the poetry of Paraiba as a field of experimentation, both aimed at developing performative experiments from the game in the relationships between body, voice, space and time, building a present body action being later shared in the virtual environment. The research brings an analysis of the possible reflections made from a smartphone screen and from the look of the students / performers, taking the virtual space as an expanded territory of learning and sharing of knowledge.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-03
2018-06-19
2019-05-07T14:44:18Z
2019-05-07T14:44:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14202
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Artes Cênicas
Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Artes Cênicas
Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842946573598720