Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14202 |
Resumo: | The present work seeks to bespeak and analyze the possible ways to use the Communication and Information Technologies (ICTs) in the mediation between the performative utterances, built along with the students of the Municipal School of Arts - Casa das Artes - and its feedback with the performer students. A set of theatrical and improvisational games were used aiming to construct an active learning presence. The experience was performed practically, and developed into two performative utterances. The first one, having as stimulus the urban space within a conception of Corpocidade / Corpografia; and the second, the poetry of Paraiba as a field of experimentation, both aimed at developing performative experiments from the game in the relationships between body, voice, space and time, building a present body action being later shared in the virtual environment. The research brings an analysis of the possible reflections made from a smartphone screen and from the look of the students / performers, taking the virtual space as an expanded territory of learning and sharing of knowledge. |
id |
UFPB_13626884876b5f769bcdee94b72b0618 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/14202 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatroEducaçãoTeatroPerformatividadeTecnologiaVirtualidadeEducationTheaterPerformativityTechnology and VirtualityTecnologia da comunicação e informação - TeatroTecnologia e arteEnsino do teatroVirtualidade - ArteCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROThe present work seeks to bespeak and analyze the possible ways to use the Communication and Information Technologies (ICTs) in the mediation between the performative utterances, built along with the students of the Municipal School of Arts - Casa das Artes - and its feedback with the performer students. A set of theatrical and improvisational games were used aiming to construct an active learning presence. The experience was performed practically, and developed into two performative utterances. The first one, having as stimulus the urban space within a conception of Corpocidade / Corpografia; and the second, the poetry of Paraiba as a field of experimentation, both aimed at developing performative experiments from the game in the relationships between body, voice, space and time, building a present body action being later shared in the virtual environment. The research brings an analysis of the possible reflections made from a smartphone screen and from the look of the students / performers, taking the virtual space as an expanded territory of learning and sharing of knowledge.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA pesquisa busca refletir e analisar as possíveis formas de utilizar as Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) na mediação entre ações performativas, constituídas juntamente com os alunos da Escola Municipal de Artes - Casa das Artes, assim como sua recepção pelos próprios autores-aprendizes. Para tanto, utilizou-se um conjunto de jogos teatrais e de improvisação visando à constituição de uma presença ativa. A experiência foi prática e se desenvolveu em duas ações performativas. A primeira ação teve como estímulo o espaço urbano na concepção de Corpocidade/Corpografia, enquanto a segunda teve a poesia paraibana como campo de experimentação. Ambas visaram o desenvolvimento de experimentos performáticos a partir do jogo nas relações entre o corpo, a voz, o espaço e o tempo, construindo uma ação de corpo presente, sendo posteriormente compartilhada no ambiente virtual. A pesquisa traz uma análise das possíveis reflexões realizadas a partir do recorte da tela do smartphones e do olhar do discentes/performer, tomando o espaço virtual como território expandido de aprendizagem e compartilhamento de saberes.Universidade Federal da ParaíbaBrasilArtes CênicasMestrado Profissional em Artes em Rede NacionalUFPBPereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8634159577430875Teixeira, Fabíola Morais Agripino2019-05-07T14:44:18Z2018-10-032019-05-07T14:44:18Z2018-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14202porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-05-07T14:44:18Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/14202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-05-07T14:44:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro |
title |
Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro |
spellingShingle |
Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro Teixeira, Fabíola Morais Agripino Educação Teatro Performatividade Tecnologia Virtualidade Education Theater Performativity Technology and Virtuality Tecnologia da comunicação e informação - Teatro Tecnologia e arte Ensino do teatro Virtualidade - Arte CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
title_short |
Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro |
title_full |
Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro |
title_fullStr |
Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro |
title_full_unstemmed |
Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro |
title_sort |
Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro |
author |
Teixeira, Fabíola Morais Agripino |
author_facet |
Teixeira, Fabíola Morais Agripino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues http://lattes.cnpq.br/8634159577430875 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Fabíola Morais Agripino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Teatro Performatividade Tecnologia Virtualidade Education Theater Performativity Technology and Virtuality Tecnologia da comunicação e informação - Teatro Tecnologia e arte Ensino do teatro Virtualidade - Arte CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
topic |
Educação Teatro Performatividade Tecnologia Virtualidade Education Theater Performativity Technology and Virtuality Tecnologia da comunicação e informação - Teatro Tecnologia e arte Ensino do teatro Virtualidade - Arte CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
description |
The present work seeks to bespeak and analyze the possible ways to use the Communication and Information Technologies (ICTs) in the mediation between the performative utterances, built along with the students of the Municipal School of Arts - Casa das Artes - and its feedback with the performer students. A set of theatrical and improvisational games were used aiming to construct an active learning presence. The experience was performed practically, and developed into two performative utterances. The first one, having as stimulus the urban space within a conception of Corpocidade / Corpografia; and the second, the poetry of Paraiba as a field of experimentation, both aimed at developing performative experiments from the game in the relationships between body, voice, space and time, building a present body action being later shared in the virtual environment. The research brings an analysis of the possible reflections made from a smartphone screen and from the look of the students / performers, taking the virtual space as an expanded territory of learning and sharing of knowledge. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-03 2018-06-19 2019-05-07T14:44:18Z 2019-05-07T14:44:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14202 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Artes Cênicas Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Artes Cênicas Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842946573598720 |