PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forneck, Vanessa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Beltrame dos Santos, Taís, Frasson Sebalhos, Carolina, Rocha, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2799
Resumo: A pedagogia da autonomia tem se mostrado um caminho necessário para o desenvolvimento de conhecimento crítico. Na área de Arquitetura e Urbanismo, sobretudo no início do curso, a autonomia é uma potente ferramenta no processo de descoberta da criação, que aliada à deslegitimação do mito de genialidade, pode proporcionar o acolhimento e a solidariedade necessários para o descobrimento do processo projetual. A presença do estagiário docente nesse contexto é propulsora de aproximação entre o mestre e o aprendiz e encurtadora do processo de reconhecimento do segundo como sujeito de ação. Este trabalho tem o objetivo de compartilhar alguns saberes e reflexões sobre a experiência de aprender-ensinar oportunizada coletivamente por mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, durante estágio docente realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura I, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Os resultados em projeto e a vivência se transformam aqui na elaboração de novas possibilidades docentes pautadas na aproximação entre educadores e educandos. Propõe-se a ruptura do ensino atrelado unicamente aos espaços formais como parte do processo de reconhecimento da complexidade do processo criativo-projetual, bem como a interlocução de saberes e fazeres.
id UFPEL-1_e5748f08d6fab1a63468386694a71bc7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2799
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTEensino de arquitetura e urbanismopedagogia da autonomiaprocesso de criaçãoestágio docenteA pedagogia da autonomia tem se mostrado um caminho necessário para o desenvolvimento de conhecimento crítico. Na área de Arquitetura e Urbanismo, sobretudo no início do curso, a autonomia é uma potente ferramenta no processo de descoberta da criação, que aliada à deslegitimação do mito de genialidade, pode proporcionar o acolhimento e a solidariedade necessários para o descobrimento do processo projetual. A presença do estagiário docente nesse contexto é propulsora de aproximação entre o mestre e o aprendiz e encurtadora do processo de reconhecimento do segundo como sujeito de ação. Este trabalho tem o objetivo de compartilhar alguns saberes e reflexões sobre a experiência de aprender-ensinar oportunizada coletivamente por mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, durante estágio docente realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura I, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Os resultados em projeto e a vivência se transformam aqui na elaboração de novas possibilidades docentes pautadas na aproximação entre educadores e educandos. Propõe-se a ruptura do ensino atrelado unicamente aos espaços formais como parte do processo de reconhecimento da complexidade do processo criativo-projetual, bem como a interlocução de saberes e fazeres.Universidade Federal de Pelotas2022-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2799PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 244-2632526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2799/2202Forneck, VanessaBeltrame dos Santos, TaísFrasson Sebalhos, CarolinaRocha, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-08T12:45:35Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2799Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-08T12:45:35Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE
title PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE
spellingShingle PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE
Forneck, Vanessa
ensino de arquitetura e urbanismo
pedagogia da autonomia
processo de criação
estágio docente
title_short PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE
title_full PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE
title_fullStr PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE
title_full_unstemmed PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE
title_sort PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE
author Forneck, Vanessa
author_facet Forneck, Vanessa
Beltrame dos Santos, Taís
Frasson Sebalhos, Carolina
Rocha, Eduardo
author_role author
author2 Beltrame dos Santos, Taís
Frasson Sebalhos, Carolina
Rocha, Eduardo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Forneck, Vanessa
Beltrame dos Santos, Taís
Frasson Sebalhos, Carolina
Rocha, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de arquitetura e urbanismo
pedagogia da autonomia
processo de criação
estágio docente
topic ensino de arquitetura e urbanismo
pedagogia da autonomia
processo de criação
estágio docente
description A pedagogia da autonomia tem se mostrado um caminho necessário para o desenvolvimento de conhecimento crítico. Na área de Arquitetura e Urbanismo, sobretudo no início do curso, a autonomia é uma potente ferramenta no processo de descoberta da criação, que aliada à deslegitimação do mito de genialidade, pode proporcionar o acolhimento e a solidariedade necessários para o descobrimento do processo projetual. A presença do estagiário docente nesse contexto é propulsora de aproximação entre o mestre e o aprendiz e encurtadora do processo de reconhecimento do segundo como sujeito de ação. Este trabalho tem o objetivo de compartilhar alguns saberes e reflexões sobre a experiência de aprender-ensinar oportunizada coletivamente por mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, durante estágio docente realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura I, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Os resultados em projeto e a vivência se transformam aqui na elaboração de novas possibilidades docentes pautadas na aproximação entre educadores e educandos. Propõe-se a ruptura do ensino atrelado unicamente aos espaços formais como parte do processo de reconhecimento da complexidade do processo criativo-projetual, bem como a interlocução de saberes e fazeres.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2799
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2799/2202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 244-263
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212063167545344