PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2799 |
Resumo: | A pedagogia da autonomia tem se mostrado um caminho necessário para o desenvolvimento de conhecimento crítico. Na área de Arquitetura e Urbanismo, sobretudo no início do curso, a autonomia é uma potente ferramenta no processo de descoberta da criação, que aliada à deslegitimação do mito de genialidade, pode proporcionar o acolhimento e a solidariedade necessários para o descobrimento do processo projetual. A presença do estagiário docente nesse contexto é propulsora de aproximação entre o mestre e o aprendiz e encurtadora do processo de reconhecimento do segundo como sujeito de ação. Este trabalho tem o objetivo de compartilhar alguns saberes e reflexões sobre a experiência de aprender-ensinar oportunizada coletivamente por mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, durante estágio docente realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura I, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Os resultados em projeto e a vivência se transformam aqui na elaboração de novas possibilidades docentes pautadas na aproximação entre educadores e educandos. Propõe-se a ruptura do ensino atrelado unicamente aos espaços formais como parte do processo de reconhecimento da complexidade do processo criativo-projetual, bem como a interlocução de saberes e fazeres. |
id |
UFPEL-1_e5748f08d6fab1a63468386694a71bc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2799 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTEensino de arquitetura e urbanismopedagogia da autonomiaprocesso de criaçãoestágio docenteA pedagogia da autonomia tem se mostrado um caminho necessário para o desenvolvimento de conhecimento crítico. Na área de Arquitetura e Urbanismo, sobretudo no início do curso, a autonomia é uma potente ferramenta no processo de descoberta da criação, que aliada à deslegitimação do mito de genialidade, pode proporcionar o acolhimento e a solidariedade necessários para o descobrimento do processo projetual. A presença do estagiário docente nesse contexto é propulsora de aproximação entre o mestre e o aprendiz e encurtadora do processo de reconhecimento do segundo como sujeito de ação. Este trabalho tem o objetivo de compartilhar alguns saberes e reflexões sobre a experiência de aprender-ensinar oportunizada coletivamente por mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, durante estágio docente realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura I, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Os resultados em projeto e a vivência se transformam aqui na elaboração de novas possibilidades docentes pautadas na aproximação entre educadores e educandos. Propõe-se a ruptura do ensino atrelado unicamente aos espaços formais como parte do processo de reconhecimento da complexidade do processo criativo-projetual, bem como a interlocução de saberes e fazeres.Universidade Federal de Pelotas2022-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2799PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 244-2632526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2799/2202Forneck, VanessaBeltrame dos Santos, TaísFrasson Sebalhos, CarolinaRocha, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-08T12:45:35Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2799Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-08T12:45:35Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE |
title |
PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE |
spellingShingle |
PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE Forneck, Vanessa ensino de arquitetura e urbanismo pedagogia da autonomia processo de criação estágio docente |
title_short |
PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE |
title_full |
PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE |
title_fullStr |
PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE |
title_sort |
PROJETO DE ARQUITETURA I: PROPOSTA PEDAGÓGICA E DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE |
author |
Forneck, Vanessa |
author_facet |
Forneck, Vanessa Beltrame dos Santos, Taís Frasson Sebalhos, Carolina Rocha, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Beltrame dos Santos, Taís Frasson Sebalhos, Carolina Rocha, Eduardo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forneck, Vanessa Beltrame dos Santos, Taís Frasson Sebalhos, Carolina Rocha, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de arquitetura e urbanismo pedagogia da autonomia processo de criação estágio docente |
topic |
ensino de arquitetura e urbanismo pedagogia da autonomia processo de criação estágio docente |
description |
A pedagogia da autonomia tem se mostrado um caminho necessário para o desenvolvimento de conhecimento crítico. Na área de Arquitetura e Urbanismo, sobretudo no início do curso, a autonomia é uma potente ferramenta no processo de descoberta da criação, que aliada à deslegitimação do mito de genialidade, pode proporcionar o acolhimento e a solidariedade necessários para o descobrimento do processo projetual. A presença do estagiário docente nesse contexto é propulsora de aproximação entre o mestre e o aprendiz e encurtadora do processo de reconhecimento do segundo como sujeito de ação. Este trabalho tem o objetivo de compartilhar alguns saberes e reflexões sobre a experiência de aprender-ensinar oportunizada coletivamente por mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, durante estágio docente realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura I, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Os resultados em projeto e a vivência se transformam aqui na elaboração de novas possibilidades docentes pautadas na aproximação entre educadores e educandos. Propõe-se a ruptura do ensino atrelado unicamente aos espaços formais como parte do processo de reconhecimento da complexidade do processo criativo-projetual, bem como a interlocução de saberes e fazeres. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2799 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2799/2202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 244-263 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212063167545344 |