A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joziane Melo da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4286
Resumo: Este trabalho trata da temática do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Pedagogia. Nosso interesse foi levantar quais as contribuições do estágio supervisionado na formação dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. O trabalho tem como embasamento teórico as discussões sobre o contexto histórico do estágio e os documentos da legislação norteadores do estágio. Abordamos também sobre o estágio e as diferentes concepções, assim como a importância deste na formação inicial dos estudantes. Utilizamos principalmente os estudos de Pimenta e Lima (2012); Barreiro e Gebran (2015), dentre outros estudiosos (as) da área que discorrem sobre o fenômeno investigado. Metodologicamente, adotamos uma abordagem de natureza qualitativa, e utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados da pesquisa, além de recorrer ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC, 2010) para analisá-lo. Os sujeitos investigados foram estudantes dos estágios III e IV do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE. Os resultados desta pesquisa apontam que são grandes as contribuições do Estágio Supervisionado Obrigatório, pois possibilita aos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE a consolidação da relação teoria e prática, a autonomia e constituição da identidade docente, dentre outras contribuições. Além disso, este estudo nos mostrou que o estágio é um momento oportuno da formação que possibilita trocas entre o campo acadêmico e o campo escolar e vice-versa, podendo, assim, fomentar novos saberes, novas reflexões acerca do lócus de atuação docente.
id UFRPE_3acc17710e2c8de20225e7a024820f86
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4286
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente.Programas de estágioPedagogiaFormação docenteEste trabalho trata da temática do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Pedagogia. Nosso interesse foi levantar quais as contribuições do estágio supervisionado na formação dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. O trabalho tem como embasamento teórico as discussões sobre o contexto histórico do estágio e os documentos da legislação norteadores do estágio. Abordamos também sobre o estágio e as diferentes concepções, assim como a importância deste na formação inicial dos estudantes. Utilizamos principalmente os estudos de Pimenta e Lima (2012); Barreiro e Gebran (2015), dentre outros estudiosos (as) da área que discorrem sobre o fenômeno investigado. Metodologicamente, adotamos uma abordagem de natureza qualitativa, e utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados da pesquisa, além de recorrer ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC, 2010) para analisá-lo. Os sujeitos investigados foram estudantes dos estágios III e IV do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE. Os resultados desta pesquisa apontam que são grandes as contribuições do Estágio Supervisionado Obrigatório, pois possibilita aos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE a consolidação da relação teoria e prática, a autonomia e constituição da identidade docente, dentre outras contribuições. Além disso, este estudo nos mostrou que o estágio é um momento oportuno da formação que possibilita trocas entre o campo acadêmico e o campo escolar e vice-versa, podendo, assim, fomentar novos saberes, novas reflexões acerca do lócus de atuação docente.Este trabajo trata sobre la asignatura de prácticas supervisadas en la carrera de Grado en Pedagogía. Nuestro interés fue conocer los aportes de la pasantía supervisada en la formación de estudiantes de Pedagogía de la Universidad Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. El trabajo tiene como base teórica las discusiones sobre el contexto histórico de la pasantía y los documentos de la legislación que orienta la pasantía. También abordamos la pasantía y las diferentes concepciones, así como la importancia de esta en la formación inicial de los estudiantes. Utilizamos principalmente los estudios de Pimenta y Lima (2012); Barreiro y Gebran (2015), entre otros estudiosos del área que discuten el fenómeno investigado. Metodológicamente, adoptamos un enfoque cualitativo, y utilizamos un cuestionario como instrumento para la recolección de datos de investigación, además de utilizar el Proyecto Curso Pedagógico (PPC, 2010) para analizarlo. Los resultados de esta investigación señalan que los aportes de la pasantía obligatoria supervisada son grandes, ya que permite a los estudiantes de la carrera de Pedagogía de la UFRPE consolidar la relación entre teoría y práctica, la autonomía y constitución de la identidad docente, entre otras contribuciones. Además, este estudio nos mostró que la pasantía es un momento oportuno de formación que permite intercambios entre el ámbito académico y el ámbito escolar y viceversa, pudiendo así propiciar nuevos conocimientos, nuevas reflexiones sobre el locus de la actividad docente.BrasilSantos, Carmi Ferrazhttp://lattes.cnpq.br/3844256913646966http://lattes.cnpq.br/2322696001671542Silva, Joziane Melo da2023-03-31T14:49:58Z2023-03-31T14:49:58Z2021-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfSilva, Joziane Melo da. A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4286porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-31T14:50:30Zoai:dspace:123456789/4286Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-31T14:50:30Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente.
title A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente.
spellingShingle A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente.
Silva, Joziane Melo da
Programas de estágio
Pedagogia
Formação docente
title_short A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente.
title_full A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente.
title_fullStr A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente.
title_full_unstemmed A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente.
title_sort A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente.
author Silva, Joziane Melo da
author_facet Silva, Joziane Melo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Carmi Ferraz
http://lattes.cnpq.br/3844256913646966
http://lattes.cnpq.br/2322696001671542
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joziane Melo da
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de estágio
Pedagogia
Formação docente
topic Programas de estágio
Pedagogia
Formação docente
description Este trabalho trata da temática do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Pedagogia. Nosso interesse foi levantar quais as contribuições do estágio supervisionado na formação dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. O trabalho tem como embasamento teórico as discussões sobre o contexto histórico do estágio e os documentos da legislação norteadores do estágio. Abordamos também sobre o estágio e as diferentes concepções, assim como a importância deste na formação inicial dos estudantes. Utilizamos principalmente os estudos de Pimenta e Lima (2012); Barreiro e Gebran (2015), dentre outros estudiosos (as) da área que discorrem sobre o fenômeno investigado. Metodologicamente, adotamos uma abordagem de natureza qualitativa, e utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados da pesquisa, além de recorrer ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC, 2010) para analisá-lo. Os sujeitos investigados foram estudantes dos estágios III e IV do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE. Os resultados desta pesquisa apontam que são grandes as contribuições do Estágio Supervisionado Obrigatório, pois possibilita aos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE a consolidação da relação teoria e prática, a autonomia e constituição da identidade docente, dentre outras contribuições. Além disso, este estudo nos mostrou que o estágio é um momento oportuno da formação que possibilita trocas entre o campo acadêmico e o campo escolar e vice-versa, podendo, assim, fomentar novos saberes, novas reflexões acerca do lócus de atuação docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
2023-03-31T14:49:58Z
2023-03-31T14:49:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Joziane Melo da. A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4286
identifier_str_mv Silva, Joziane Melo da. A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277169244831744