Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6733 |
Resumo: | Os autores discutem o conceito de cidadania ativa/engajada a partir das perspectivas brasileira e canadense e relacionam essa discussão especificamente à formação de professores de línguas. Dessa forma, o texto concentra-se em pesquisa, prática e teorias sobre o tema, levando em conta as histórias sóciopolíticas da Educação e do ensino de línguas, por meio das quais o desenvolvimento dessas modalidades de cidadania revelam as suas relevâncias nos respectivos países. Ao defender que a noção de ‘cidadania engajada’ traz grandes contribuições aos programas que buscam adotar letramentos críticos, os autores avaliam o potencial das práticas dessa visão de cidadania para a promoção de participação social e do ‘fazer crítico’ em contextos de línguas estrangeiras/segunda língua. De acordo com os argumentos dos autores, cidadania ativa é sempre potencialmente ‘perigosa’ (ref. Foucault) — um equilíbrio contraditório e delicado entre conformidade e crítica em contextos de sala de aula. Exemplos específicos de sala de aula são discutidos e relacionados à teoria neste artigo. O potencial da conformidade é compreendido quando as práticas de cidadania respondem a abordagens neoliberais no desenvolvimento de voluntarismo e autoconfiança. Nessas, embora incentivados, os estudantes têm um papel reduzido. O potencial da crítica se evidencia quando as práticas dos professores não negligenciam a cumplicidade do estado em valores neoliberais. Essas práticas possibilitam desenvolver a consciência crítica dos aprendizes sobre essa mencionada cumplicidade, sobre as crenças que afirmam valores neoliberais de autoconfiança e a percepção de que suas próprias responsabilidades são reduzidas. |
id |
UFPEL-3_94ea333d73356a5c21a1a82959719bc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/6733 |
network_acronym_str |
UFPEL-3 |
network_name_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies?Entre a Conformidade e a Crítica. Desenvolvendo “Ativismo” e Cidadania Ativa: Pedagogias Arriscadas?active citizenshipcritical educationteacher educationlanguage teachingcidadania ativaeducação críticaformação de professoresensino de línguas.Os autores discutem o conceito de cidadania ativa/engajada a partir das perspectivas brasileira e canadense e relacionam essa discussão especificamente à formação de professores de línguas. Dessa forma, o texto concentra-se em pesquisa, prática e teorias sobre o tema, levando em conta as histórias sóciopolíticas da Educação e do ensino de línguas, por meio das quais o desenvolvimento dessas modalidades de cidadania revelam as suas relevâncias nos respectivos países. Ao defender que a noção de ‘cidadania engajada’ traz grandes contribuições aos programas que buscam adotar letramentos críticos, os autores avaliam o potencial das práticas dessa visão de cidadania para a promoção de participação social e do ‘fazer crítico’ em contextos de línguas estrangeiras/segunda língua. De acordo com os argumentos dos autores, cidadania ativa é sempre potencialmente ‘perigosa’ (ref. Foucault) — um equilíbrio contraditório e delicado entre conformidade e crítica em contextos de sala de aula. Exemplos específicos de sala de aula são discutidos e relacionados à teoria neste artigo. O potencial da conformidade é compreendido quando as práticas de cidadania respondem a abordagens neoliberais no desenvolvimento de voluntarismo e autoconfiança. Nessas, embora incentivados, os estudantes têm um papel reduzido. O potencial da crítica se evidencia quando as práticas dos professores não negligenciam a cumplicidade do estado em valores neoliberais. Essas práticas possibilitam desenvolver a consciência crítica dos aprendizes sobre essa mencionada cumplicidade, sobre as crenças que afirmam valores neoliberais de autoconfiança e a percepção de que suas próprias responsabilidades são reduzidas.The authors discuss the concept of active/engaged citizenship from both Brazilian and Canadian perspectives and relate their discussion specifically to Language Teacher Education (LTE). The text, thus, centers on research, practices and theories on the issue, considering the socio-political histories of education and language teaching through which the development of such modes of citizenship reveal their relevance in the respective countries. Believing that ‘engaged citizenship’ can greatly contribute to programs that seek to foster critical literacies, the authors examine the potential for citizenship practices to promote social participation and ‘critical making’ in second/foreign language settings. As the authors argue, active citizenship work is always potentially “dangerous” (cf. Foucault)—a contradictory and delicate balance between conformity and critique when actualized in classroom settings. Specific examples from the classroom will be discussed and related to theory. Conformity is potentially realized when citizenship practices celebrate neoliberal approaches to volunteerism and self-reliance. Critique potentially arises when critical awareness of the state’s complicity in neoliberal values are integrated in teachers’ practices. In the former case, students are encouraged to affirm a reduced role for the state by valorizing volunteerism and self-reliance, while in the latter, they develop critical awareness of the state’s complicity in beliefs that affirm neoliberal values of self-reliance and reduced state responsibilities.Abecan2015-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/673310.15210/interfaces.v14i2.6733Interfaces Brasil/Canadá; v. 14 n. 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-35Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 14 No. 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-35Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 14 Núm. 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-35Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 14 No 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-351984-56771519-099410.15210/interfaces.v14i2reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELenghttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6733/4639Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonte Mór, WalkyriaMorgan, Brian2019-11-03T15:46:37Zoai:ojs.ufpel:article/6733Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2019-11-03T15:46:37Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies? Entre a Conformidade e a Crítica. Desenvolvendo “Ativismo” e Cidadania Ativa: Pedagogias Arriscadas? |
title |
Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies? |
spellingShingle |
Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies? Monte Mór, Walkyria active citizenship critical education teacher education language teaching cidadania ativa educação crítica formação de professores ensino de línguas. |
title_short |
Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies? |
title_full |
Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies? |
title_fullStr |
Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies? |
title_full_unstemmed |
Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies? |
title_sort |
Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies? |
author |
Monte Mór, Walkyria |
author_facet |
Monte Mór, Walkyria Morgan, Brian |
author_role |
author |
author2 |
Morgan, Brian |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monte Mór, Walkyria Morgan, Brian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
active citizenship critical education teacher education language teaching cidadania ativa educação crítica formação de professores ensino de línguas. |
topic |
active citizenship critical education teacher education language teaching cidadania ativa educação crítica formação de professores ensino de línguas. |
description |
Os autores discutem o conceito de cidadania ativa/engajada a partir das perspectivas brasileira e canadense e relacionam essa discussão especificamente à formação de professores de línguas. Dessa forma, o texto concentra-se em pesquisa, prática e teorias sobre o tema, levando em conta as histórias sóciopolíticas da Educação e do ensino de línguas, por meio das quais o desenvolvimento dessas modalidades de cidadania revelam as suas relevâncias nos respectivos países. Ao defender que a noção de ‘cidadania engajada’ traz grandes contribuições aos programas que buscam adotar letramentos críticos, os autores avaliam o potencial das práticas dessa visão de cidadania para a promoção de participação social e do ‘fazer crítico’ em contextos de línguas estrangeiras/segunda língua. De acordo com os argumentos dos autores, cidadania ativa é sempre potencialmente ‘perigosa’ (ref. Foucault) — um equilíbrio contraditório e delicado entre conformidade e crítica em contextos de sala de aula. Exemplos específicos de sala de aula são discutidos e relacionados à teoria neste artigo. O potencial da conformidade é compreendido quando as práticas de cidadania respondem a abordagens neoliberais no desenvolvimento de voluntarismo e autoconfiança. Nessas, embora incentivados, os estudantes têm um papel reduzido. O potencial da crítica se evidencia quando as práticas dos professores não negligenciam a cumplicidade do estado em valores neoliberais. Essas práticas possibilitam desenvolver a consciência crítica dos aprendizes sobre essa mencionada cumplicidade, sobre as crenças que afirmam valores neoliberais de autoconfiança e a percepção de que suas próprias responsabilidades são reduzidas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6733 10.15210/interfaces.v14i2.6733 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6733 |
identifier_str_mv |
10.15210/interfaces.v14i2.6733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6733/4639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá; v. 14 n. 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-35 Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 14 No. 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-35 Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 14 Núm. 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-35 Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 14 No 2 (2014): Transnactional Literacies; 16-35 1984-5677 1519-0994 10.15210/interfaces.v14i2 reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online) instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) instacron:UFPEL |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
collection |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br |
_version_ |
1799756083588235265 |