Além do segredo : relações sociais, conhecimento e habilidades na produção da mágica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GALDINO, Christianne Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46119
Resumo: Uma pesquisa que como o próprio título indica vai ALÉM DO SEGREDO, revelando as relações sociais que perpassam a mágica, especialmente no contexto brasileiro, tendo como principal guia as falas dos próprios ilusionistas. Com base na teoria antropológica da arte, de Alfred Guell, investigo o percurso de construção do ilusionismo, mostrando seus conflitos conceituais-identitários nas tensões entre a ciência e as artes performativas. Considerado como parte integrante do circo, o mágico, na verdade, não surgiu nos picadeiros, apenas encontrou ali um espaço de atuação. Refaço as trilhas do processo de formação desse ofício, e analiso as diversas configurações, as várias formas de ser dos mágicos e mágicas, identificando os padrões, os destaques e os desafios. No decorrer da pesquisa, eu me coloco alinhada aos teóricos do segmento como Juan Tamariz e Ricardo Harada, que reivindicam para o ilusionismo o lugar de arte, e defendem a autonomia da mágica como linguagem cênica. Mas verifico que para isso acontecer, ainda há muito o que ser feito. Então, assumindo minha posição no processo- como alguém que pertence e ao mesmo tempo não pertence ao campo- aprofundo o estudo nas relações do meio mágico, trazendo dezenas de entrevistas e confrontando o vasto material com os dados da minha observação participante, que precede a elaboração dessa pesquisa. ALÉM DO SEGREDO apresenta os resultados das conexões estabelecidas, debatendo a relação da mágica com o circo, o teatro e o mundo dos espetáculos, mas também se aprofundando nas relações entre os(as) ilusionistas e destes com os objetos/aparelhos, as técnicas e habilidades, a partir de teorias de autores como Tim Ingold. Por ser a única pesquisadora mulher (não mágica) do segmento no Brasil, em um universo majoritariamente masculino e ainda dominado pelo machismo, decidi incluir a tão necessária pauta de gênero nesta pesquisa sobre ilusionismo, inclusive para contribuir com a ampliação do espaço das mulheres e com a promoção de práticas anti-machistas no meio mágico. Até mesmo porque essa investigação profunda, me levou a considerar que esse é um fator fundamental para o desenvolvimento e a autonomia da arte mágica.
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spelling GALDINO, Christianne Silvahttp://lattes.cnpq.br/6204296250775249http://lattes.cnpq.br/8047232872332201ALBERNAZ, Lady Selma Ferreira2022-09-02T12:32:08Z2022-09-02T12:32:08Z2021-08-31GALDINO, Christianne Silva. Além do segredo: relações sociais, conhecimento e habilidades na produção da mágica. 2021. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46119ark:/64986/001300000cm40Uma pesquisa que como o próprio título indica vai ALÉM DO SEGREDO, revelando as relações sociais que perpassam a mágica, especialmente no contexto brasileiro, tendo como principal guia as falas dos próprios ilusionistas. Com base na teoria antropológica da arte, de Alfred Guell, investigo o percurso de construção do ilusionismo, mostrando seus conflitos conceituais-identitários nas tensões entre a ciência e as artes performativas. Considerado como parte integrante do circo, o mágico, na verdade, não surgiu nos picadeiros, apenas encontrou ali um espaço de atuação. Refaço as trilhas do processo de formação desse ofício, e analiso as diversas configurações, as várias formas de ser dos mágicos e mágicas, identificando os padrões, os destaques e os desafios. No decorrer da pesquisa, eu me coloco alinhada aos teóricos do segmento como Juan Tamariz e Ricardo Harada, que reivindicam para o ilusionismo o lugar de arte, e defendem a autonomia da mágica como linguagem cênica. Mas verifico que para isso acontecer, ainda há muito o que ser feito. Então, assumindo minha posição no processo- como alguém que pertence e ao mesmo tempo não pertence ao campo- aprofundo o estudo nas relações do meio mágico, trazendo dezenas de entrevistas e confrontando o vasto material com os dados da minha observação participante, que precede a elaboração dessa pesquisa. ALÉM DO SEGREDO apresenta os resultados das conexões estabelecidas, debatendo a relação da mágica com o circo, o teatro e o mundo dos espetáculos, mas também se aprofundando nas relações entre os(as) ilusionistas e destes com os objetos/aparelhos, as técnicas e habilidades, a partir de teorias de autores como Tim Ingold. Por ser a única pesquisadora mulher (não mágica) do segmento no Brasil, em um universo majoritariamente masculino e ainda dominado pelo machismo, decidi incluir a tão necessária pauta de gênero nesta pesquisa sobre ilusionismo, inclusive para contribuir com a ampliação do espaço das mulheres e com a promoção de práticas anti-machistas no meio mágico. Até mesmo porque essa investigação profunda, me levou a considerar que esse é um fator fundamental para o desenvolvimento e a autonomia da arte mágica.CAPESA research that, as shown on its title, goes BEYOND THE SECRET, revealing the social relationships that run through the magic, especially in the Brazilian context, guided by illusionists’ own thoughts. Based in the anthropological theory of the art, from Alfred Guell, I investigate the path of birth of illusionism, exposing its identity- conceptual conflicts in tensions between science and performing arts. Considered as an integral part of the circus, the magician actually has not come to light on the circus stage, but found a place for acting there. I retrace the tracks of the formation process of the profession, and analyze the many configurations, the way of being of the magicians, identifying the patterns, the highlights and challenges. During this research, I put myself in line with theorists from the area like Juan Tamariz and Ricardo Harada, who claims to illusionism its rightful place in arts, and advocate the autonomy of magic as a scenic language, although there is a lot to do for this to become a reality.Therefore, assuming my place in the process, as someone who, simultaneously, does and doesn’t belong to the area, deepen the study of the relations in the magic field, bringing dozens of interviews and confronting the vast material with data from my observations as participant, that precede this research. BEYOND THE SECRET presents the results from those established connections, debating the relation between magic, circus, theatre and the spectacle industry, and also going deeper in the relations between illusionists and their objects/devices, techniques and skills, by theories from authors like Tim Ingold. For being the only female researcher (non-magician) from the area in Brazil, in a mostly male industry and dominated by sexism, I decide to include the so necessary schedule of gender in this research about illusionism, even to contribute to the expansion of opportunity for women and promoting anti-sexist manners to the magic industry, because this this deep investigation took me to consider that this is a fundamental factor to increase development and autonomy of the magic arts.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologiaMágicaIlusionismoGêneroAlém do segredo : relações sociais, conhecimento e habilidades na produção da mágicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Christianne Silva Galdino.pdfTESE Christianne Silva Galdino.pdfapplication/pdf8308431https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46119/1/TESE%20Christianne%20Silva%20Galdino.pdfbe264ed8ba9912f4596c0426fe9b540bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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