Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariotti, Bruno Fabián
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206362
Resumo: O mundo vem passando por grandes mudanças, consequentemente o ensino também, principalmente no que diz respeito à forma de dar aulas e as metodologias utilizadas que vem se expondo como um mecanismo imprescindível para originar mudanças na prática de ensino, estimulando no docente sua influência como agente orientador/transformador de opinião e não meramente multiplicador de conteúdo concentrada na quantidade de informações desinteressantes, desconectadas e descontextualizadas da realidade dos alunos. Neste contexto, a preocupação central deste trabalho consiste em apresentar mágicas como metodologia de ensino-aprendizagem de Geografia, capaz de desenvolver as habilidades necessárias na formação do aluno, contribuindo para sua compreensão sobre a realidade do mundo em que vive e ajudando a identificar a aprendizagem dos temas geográficos, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências, conforme propostas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), aplicando mágicas previamente selecionadas dentro de uma abordagem didáticoeducativa, visando o desenvolvimento de aulas criativas e dinâmicas. Utilizando a mágica como ferramenta didática para as aulas de geografia foi possível ao longo do trabalho constatar muitos benefícios, podendo afirmar então que a mágica e a educação podem se integrar na expressão lúdica, beneficiando as aprendizagens e, sobretudo, as relações humanas e a convivência.
id UFRGS-2_f314a9b3811a2e56f6bf14e17e710fc1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206362
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mariotti, Bruno FabiánRodrigues, Aline de Lima2020-03-03T10:06:10Z2019http://hdl.handle.net/10183/206362001110658O mundo vem passando por grandes mudanças, consequentemente o ensino também, principalmente no que diz respeito à forma de dar aulas e as metodologias utilizadas que vem se expondo como um mecanismo imprescindível para originar mudanças na prática de ensino, estimulando no docente sua influência como agente orientador/transformador de opinião e não meramente multiplicador de conteúdo concentrada na quantidade de informações desinteressantes, desconectadas e descontextualizadas da realidade dos alunos. Neste contexto, a preocupação central deste trabalho consiste em apresentar mágicas como metodologia de ensino-aprendizagem de Geografia, capaz de desenvolver as habilidades necessárias na formação do aluno, contribuindo para sua compreensão sobre a realidade do mundo em que vive e ajudando a identificar a aprendizagem dos temas geográficos, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências, conforme propostas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), aplicando mágicas previamente selecionadas dentro de uma abordagem didáticoeducativa, visando o desenvolvimento de aulas criativas e dinâmicas. Utilizando a mágica como ferramenta didática para as aulas de geografia foi possível ao longo do trabalho constatar muitos benefícios, podendo afirmar então que a mágica e a educação podem se integrar na expressão lúdica, beneficiando as aprendizagens e, sobretudo, as relações humanas e a convivência.The world has been undergoing great changes, that incluedes the teaching approach, especially with regard to the way of teaching and the methodologies used that has been exposing itself as an essential mechanism to originate changes in the teaching practice, stimulating in the teacher its influence as an opinion maker and not merely content multiplier of uninteresting, disconnected and decontextualized information from the students' reality. In this context, the main concern of this work is to present magic as a methodology of teaching and learning of geography, able to develop the necessary skills in the formation of the student, contributing to their understanding of the reality of the world in which they live and helping to identify the learning of geographic themes, based on the development of skills and competences, as proposed in the National Common Curriculum Base (BNCC), applying previously selected magic within a didactic-educational approach, aiming at the development of creative and dynamic classes. Using magic as a didactic tool for geography classes, it was possible throughout the work to see many benefits, and it affirms that magic and education can be integrated as a playful expression, benefiting learning and, above all, human relations and coexistence.El mundo ha estado experimentando grandes cambios, en consecuencia la enseñanza también, especialmente con respecto a la forma de enseñar y las metodologías utilizadas que se ha estado exponiendo como un mecanismo esencial para originar cambios en la práctica docente, estimulando en el maestro su influencia como agente orientador/transformador y no simplemente multiplicador de contenido, centrado en la cantidad de información poco interesante, desconectada y descontextualizada de la realidad de los estudiantes. En este contexto, la principal preocupación de este trabajo es presentar la magia como una metodología de enseñanza y aprendizaje de la Geografía, capaz de desarrollar las habilidades necesarias en la formación del alumnos, contribuyendo para la comprensión sobre la realizad del mundo en que vive y ayudando a identificar el aprendizaje de los temas geográficos a partir del desarrollo de habilidades y competencias, según lo propuesto por la Base Nacional Curricular Común (BNCC), aplicando magias previamente seleccionadas dentro de un enfoque didácticoeducativo, orientado al desarrollo de clases creativas y dinámicas. Utilizando la magia como herramienta didáctica para las clases de geografía fue posible a lo largo del trabajo constatar muchos beneficios, pudiendo afirmar que la magia y la educación se pueden integrar en la expresión lúdica, beneficiando el aprendizaje y sobre todo las relaciones humanas y la convivencia.application/pdfporMagiaIlusionismoDidáticaGeografia : EnsinoMagicIlusionismDidacticsGeography teachingMagiaIlusionismoDidácticaEnseñanza de GeografiaMágica como ferramenta didática para as aulas de Geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2019Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110658.pdf.txt001110658.pdf.txtExtracted Texttext/plain106580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206362/2/001110658.pdf.txt4caefd7c57102453b83a0a8223ced70cMD52ORIGINAL001110658.pdfTexto completoapplication/pdf1344735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206362/1/001110658.pdff97d8c42fb67faa46692096477aa313dMD5110183/2063622020-03-04 04:26:24.38oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206362Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-04T07:26:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia
title Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia
spellingShingle Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia
Mariotti, Bruno Fabián
Magia
Ilusionismo
Didática
Geografia : Ensino
Magic
Ilusionism
Didactics
Geography teaching
Magia
Ilusionismo
Didáctica
Enseñanza de Geografia
title_short Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia
title_full Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia
title_fullStr Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia
title_full_unstemmed Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia
title_sort Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia
author Mariotti, Bruno Fabián
author_facet Mariotti, Bruno Fabián
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariotti, Bruno Fabián
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Aline de Lima
contributor_str_mv Rodrigues, Aline de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Magia
Ilusionismo
Didática
Geografia : Ensino
topic Magia
Ilusionismo
Didática
Geografia : Ensino
Magic
Ilusionism
Didactics
Geography teaching
Magia
Ilusionismo
Didáctica
Enseñanza de Geografia
dc.subject.eng.fl_str_mv Magic
Ilusionism
Didactics
Geography teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Magia
Ilusionismo
Didáctica
Enseñanza de Geografia
description O mundo vem passando por grandes mudanças, consequentemente o ensino também, principalmente no que diz respeito à forma de dar aulas e as metodologias utilizadas que vem se expondo como um mecanismo imprescindível para originar mudanças na prática de ensino, estimulando no docente sua influência como agente orientador/transformador de opinião e não meramente multiplicador de conteúdo concentrada na quantidade de informações desinteressantes, desconectadas e descontextualizadas da realidade dos alunos. Neste contexto, a preocupação central deste trabalho consiste em apresentar mágicas como metodologia de ensino-aprendizagem de Geografia, capaz de desenvolver as habilidades necessárias na formação do aluno, contribuindo para sua compreensão sobre a realidade do mundo em que vive e ajudando a identificar a aprendizagem dos temas geográficos, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências, conforme propostas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), aplicando mágicas previamente selecionadas dentro de uma abordagem didáticoeducativa, visando o desenvolvimento de aulas criativas e dinâmicas. Utilizando a mágica como ferramenta didática para as aulas de geografia foi possível ao longo do trabalho constatar muitos benefícios, podendo afirmar então que a mágica e a educação podem se integrar na expressão lúdica, beneficiando as aprendizagens e, sobretudo, as relações humanas e a convivência.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-03T10:06:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206362
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110658
url http://hdl.handle.net/10183/206362
identifier_str_mv 001110658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206362/2/001110658.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206362/1/001110658.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4caefd7c57102453b83a0a8223ced70c
f97d8c42fb67faa46692096477aa313d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447262912839680