Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206362 |
Resumo: | O mundo vem passando por grandes mudanças, consequentemente o ensino também, principalmente no que diz respeito à forma de dar aulas e as metodologias utilizadas que vem se expondo como um mecanismo imprescindível para originar mudanças na prática de ensino, estimulando no docente sua influência como agente orientador/transformador de opinião e não meramente multiplicador de conteúdo concentrada na quantidade de informações desinteressantes, desconectadas e descontextualizadas da realidade dos alunos. Neste contexto, a preocupação central deste trabalho consiste em apresentar mágicas como metodologia de ensino-aprendizagem de Geografia, capaz de desenvolver as habilidades necessárias na formação do aluno, contribuindo para sua compreensão sobre a realidade do mundo em que vive e ajudando a identificar a aprendizagem dos temas geográficos, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências, conforme propostas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), aplicando mágicas previamente selecionadas dentro de uma abordagem didáticoeducativa, visando o desenvolvimento de aulas criativas e dinâmicas. Utilizando a mágica como ferramenta didática para as aulas de geografia foi possível ao longo do trabalho constatar muitos benefícios, podendo afirmar então que a mágica e a educação podem se integrar na expressão lúdica, beneficiando as aprendizagens e, sobretudo, as relações humanas e a convivência. |
id |
UFRGS-2_f314a9b3811a2e56f6bf14e17e710fc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206362 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mariotti, Bruno FabiánRodrigues, Aline de Lima2020-03-03T10:06:10Z2019http://hdl.handle.net/10183/206362001110658O mundo vem passando por grandes mudanças, consequentemente o ensino também, principalmente no que diz respeito à forma de dar aulas e as metodologias utilizadas que vem se expondo como um mecanismo imprescindível para originar mudanças na prática de ensino, estimulando no docente sua influência como agente orientador/transformador de opinião e não meramente multiplicador de conteúdo concentrada na quantidade de informações desinteressantes, desconectadas e descontextualizadas da realidade dos alunos. Neste contexto, a preocupação central deste trabalho consiste em apresentar mágicas como metodologia de ensino-aprendizagem de Geografia, capaz de desenvolver as habilidades necessárias na formação do aluno, contribuindo para sua compreensão sobre a realidade do mundo em que vive e ajudando a identificar a aprendizagem dos temas geográficos, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências, conforme propostas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), aplicando mágicas previamente selecionadas dentro de uma abordagem didáticoeducativa, visando o desenvolvimento de aulas criativas e dinâmicas. Utilizando a mágica como ferramenta didática para as aulas de geografia foi possível ao longo do trabalho constatar muitos benefícios, podendo afirmar então que a mágica e a educação podem se integrar na expressão lúdica, beneficiando as aprendizagens e, sobretudo, as relações humanas e a convivência.The world has been undergoing great changes, that incluedes the teaching approach, especially with regard to the way of teaching and the methodologies used that has been exposing itself as an essential mechanism to originate changes in the teaching practice, stimulating in the teacher its influence as an opinion maker and not merely content multiplier of uninteresting, disconnected and decontextualized information from the students' reality. In this context, the main concern of this work is to present magic as a methodology of teaching and learning of geography, able to develop the necessary skills in the formation of the student, contributing to their understanding of the reality of the world in which they live and helping to identify the learning of geographic themes, based on the development of skills and competences, as proposed in the National Common Curriculum Base (BNCC), applying previously selected magic within a didactic-educational approach, aiming at the development of creative and dynamic classes. Using magic as a didactic tool for geography classes, it was possible throughout the work to see many benefits, and it affirms that magic and education can be integrated as a playful expression, benefiting learning and, above all, human relations and coexistence.El mundo ha estado experimentando grandes cambios, en consecuencia la enseñanza también, especialmente con respecto a la forma de enseñar y las metodologías utilizadas que se ha estado exponiendo como un mecanismo esencial para originar cambios en la práctica docente, estimulando en el maestro su influencia como agente orientador/transformador y no simplemente multiplicador de contenido, centrado en la cantidad de información poco interesante, desconectada y descontextualizada de la realidad de los estudiantes. En este contexto, la principal preocupación de este trabajo es presentar la magia como una metodología de enseñanza y aprendizaje de la Geografía, capaz de desarrollar las habilidades necesarias en la formación del alumnos, contribuyendo para la comprensión sobre la realizad del mundo en que vive y ayudando a identificar el aprendizaje de los temas geográficos a partir del desarrollo de habilidades y competencias, según lo propuesto por la Base Nacional Curricular Común (BNCC), aplicando magias previamente seleccionadas dentro de un enfoque didácticoeducativo, orientado al desarrollo de clases creativas y dinámicas. Utilizando la magia como herramienta didáctica para las clases de geografía fue posible a lo largo del trabajo constatar muchos beneficios, pudiendo afirmar que la magia y la educación se pueden integrar en la expresión lúdica, beneficiando el aprendizaje y sobre todo las relaciones humanas y la convivencia.application/pdfporMagiaIlusionismoDidáticaGeografia : EnsinoMagicIlusionismDidacticsGeography teachingMagiaIlusionismoDidácticaEnseñanza de GeografiaMágica como ferramenta didática para as aulas de Geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2019Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110658.pdf.txt001110658.pdf.txtExtracted Texttext/plain106580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206362/2/001110658.pdf.txt4caefd7c57102453b83a0a8223ced70cMD52ORIGINAL001110658.pdfTexto completoapplication/pdf1344735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206362/1/001110658.pdff97d8c42fb67faa46692096477aa313dMD5110183/2063622020-03-04 04:26:24.38oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206362Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-04T07:26:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia |
title |
Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia |
spellingShingle |
Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia Mariotti, Bruno Fabián Magia Ilusionismo Didática Geografia : Ensino Magic Ilusionism Didactics Geography teaching Magia Ilusionismo Didáctica Enseñanza de Geografia |
title_short |
Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia |
title_full |
Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia |
title_fullStr |
Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia |
title_full_unstemmed |
Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia |
title_sort |
Mágica como ferramenta didática para as aulas de Geografia |
author |
Mariotti, Bruno Fabián |
author_facet |
Mariotti, Bruno Fabián |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariotti, Bruno Fabián |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Aline de Lima |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Aline de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Magia Ilusionismo Didática Geografia : Ensino |
topic |
Magia Ilusionismo Didática Geografia : Ensino Magic Ilusionism Didactics Geography teaching Magia Ilusionismo Didáctica Enseñanza de Geografia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Magic Ilusionism Didactics Geography teaching |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Magia Ilusionismo Didáctica Enseñanza de Geografia |
description |
O mundo vem passando por grandes mudanças, consequentemente o ensino também, principalmente no que diz respeito à forma de dar aulas e as metodologias utilizadas que vem se expondo como um mecanismo imprescindível para originar mudanças na prática de ensino, estimulando no docente sua influência como agente orientador/transformador de opinião e não meramente multiplicador de conteúdo concentrada na quantidade de informações desinteressantes, desconectadas e descontextualizadas da realidade dos alunos. Neste contexto, a preocupação central deste trabalho consiste em apresentar mágicas como metodologia de ensino-aprendizagem de Geografia, capaz de desenvolver as habilidades necessárias na formação do aluno, contribuindo para sua compreensão sobre a realidade do mundo em que vive e ajudando a identificar a aprendizagem dos temas geográficos, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências, conforme propostas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), aplicando mágicas previamente selecionadas dentro de uma abordagem didáticoeducativa, visando o desenvolvimento de aulas criativas e dinâmicas. Utilizando a mágica como ferramenta didática para as aulas de geografia foi possível ao longo do trabalho constatar muitos benefícios, podendo afirmar então que a mágica e a educação podem se integrar na expressão lúdica, beneficiando as aprendizagens e, sobretudo, as relações humanas e a convivência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-03T10:06:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206362 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001110658 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206362 |
identifier_str_mv |
001110658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206362/2/001110658.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206362/1/001110658.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4caefd7c57102453b83a0a8223ced70c f97d8c42fb67faa46692096477aa313d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447262912839680 |