Da publicidade disciplinar à publicidade de controle: comunicação, vigilância e poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Izabela Domingues da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17409
Resumo: Partindo dos pressupostos apresentados pelos filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze de que a sociedade disciplinar está, gradualmente, transformando-se, numa sociedade de controle, esta pesquisa busca perceber se - e como - o campo da Publicidade também está fazendo esse mesmo percurso, ou seja, se a publicidade, eminentemente disciplinar, do século XX está, gradativamente, transformando-se numa publicidade de controle em ascensão no século XXI. Procura entender se, ontologicamente, toda publicidade não se configura como uma publicidade de controle, visto que tem como finalidade atuar sobre os corpos e as mentes dos consumidores e cidadãos como um dispositivo de moldagem e de modulação de condutas, posturas e reações para, muito além de comunicar e vender, controlar seus públicos-alvo, através de mensagens capazes de disciplinarem os sujeitos a partir da identidade ou identificação, pelo adestramento, ou ainda, apelo ao risco ou medo. Para a corporificação destas hipóteses, esta tese se ancora na identificação das manifestações de resistência e nos agenciamentos contemporâneos, discutindo amplamente a sobreposição em curso das sociedades disciplinar e de controle, concluindo pela emergência, do que chamamos aqui, de uma publicidade disciplinar de controle. Para tanto, utiliza o método da cartografia e a técnica da análise do discurso a fim de melhor perceber tais transformações e intervir, a partir das reflexões propostas, neste plano coletivo de forças.
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Procura entender se, ontologicamente, toda publicidade não se configura como uma publicidade de controle, visto que tem como finalidade atuar sobre os corpos e as mentes dos consumidores e cidadãos como um dispositivo de moldagem e de modulação de condutas, posturas e reações para, muito além de comunicar e vender, controlar seus públicos-alvo, através de mensagens capazes de disciplinarem os sujeitos a partir da identidade ou identificação, pelo adestramento, ou ainda, apelo ao risco ou medo. Para a corporificação destas hipóteses, esta tese se ancora na identificação das manifestações de resistência e nos agenciamentos contemporâneos, discutindo amplamente a sobreposição em curso das sociedades disciplinar e de controle, concluindo pela emergência, do que chamamos aqui, de uma publicidade disciplinar de controle. Para tanto, utiliza o método da cartografia e a técnica da análise do discurso a fim de melhor perceber tais transformações e intervir, a partir das reflexões propostas, neste plano coletivo de forças.Based upon the assumptions presented by the philosophers Michel Foucault and Gilles Deleuze that the disciplinary society is gradually becoming in a society of control, this research seeks to understand whether and how the field of Advertising is also building the same path, or in the other hand, if Advertising, firstly disciplinary, at 20th Century is gradually becoming a rise in an Advertising of “Control”, in this 21st Century. The work here seeks to understand if, ontologically, all Advertising is not configured as an advertising of control, as it is intended to act on the bodies and minds of consumers and citizens as a wrapper and modulation of behavior, attitudes and reactions for, towards communicating and selling, managing its audiences through messages that are able to discipline persons from identity or identification, by training them, or even though appeal for the risk or fear. For the embodiment of these assumptions, this thesis is anchored at the identification of resistance manifestations and some contemporary assemblages, broadly discussing the current overlapping of disciplinary societies and control ones, concluding for the emergence of what we call here a disciplinary advertising of control. To do so, it uses the mapping method and discourse analysis technique to better understand these changes and intervene, from the reflections proposed in this collective level of forces.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoPublicidadeMarketingPoderCommunicationAdvertisingMarketingPowerDa publicidade disciplinar à publicidade de controle: comunicação, vigilância e poderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTese Final Biblioteca Central UFPE.pdf.jpgTese Final Biblioteca Central UFPE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17409/5/Tese%20Final%20Biblioteca%20Central%20UFPE.pdf.jpgb48b5c07df9a709b5255eba1e983c897MD55ORIGINALTese Final Biblioteca Central UFPE.pdfTese Final Biblioteca Central UFPE.pdfapplication/pdf33205738https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17409/1/Tese%20Final%20Biblioteca%20Central%20UFPE.pdf23b6e0d2b87357c2b6d57651c56f96caMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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