Modernidade líquida e cuidado de si : movimentos que permeiam o professor de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Raianne Monteiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000v365
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48372
Resumo: Desde a graduação até o atual momento de atuação profissional, muitos questionamentos permearam o devir desta pesquisadora, enfermeira e docente. O Mestrado revelou a possibilidade de discutir o cuidado de si (FOUCAULT, 2010) do enfermeiro com o outro e consigo sob à luz da Filosofia da Diferença. Através desta pesquisa, foi possível cartografar (ROLNIK, 1987; GUATARRI, ROLNIK, 1996) professores de enfermagem, participantes da construção de novos enfermeiros, e as suas percepções sobre o cuidado de si na prática educacional (GALLO, 2000) apesar do hiperativismo sócio-cultural (QUEIROZ, 2015, 2016) provocado pela modernidade líquida (BAUMAN, 2001, 2011, 2014). Nesta complexa rede de indagações, o objetivo geral consistiu em investigar as possíveis relações entre a modernidade líquida e o cuidado de si na prática docente de professores de enfermagem de um centro universitário de Pernambuco. No caminho metodológico da pesquisa, optou-se por uma metodologia que permitiu trazer ao campo de estudo múltiplos enunciados e linhas de visibilidade, através da cartografia da subjetividade humana, adentrando em territórios existenciais (DELEUZE, 2005) em busca de subjetivações (FOUCAULT, 2019). Não houve pretensão de realizar generalizações ou encontrar respostas absolutas/únicas para as perguntas, pois as pesquisadoras deste trabalho seguem em devir, e desejavam uma pesquisa rizomática (DELEUZE; GUATARRI, 1992, 1995). Todavia, percebeu-se ser relevante que o educador se torne sujeito ativo das suas práticas e, para isto, poderá adentrar-se, conhecer a si mesmo e buscar ser capaz de governar a si e ao outro, ou seja, ao discente, podendo tornar suas aulas terreno fértil para agenciamentos e reciprocidade entre seus alunos.
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spelling SOARES, Raianne Monteirohttp://lattes.cnpq.br/2687670687085804http://lattes.cnpq.br/0630970592118924QUEIROZ, Simone Moura2022-12-22T11:58:49Z2022-12-22T11:58:49Z2021-12-20SOARES, Raianne Monteiro. Modernidade líquida e cuidado de si: movimentos que permeiam o professor de enfermagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48372ark:/64986/001300000v365Desde a graduação até o atual momento de atuação profissional, muitos questionamentos permearam o devir desta pesquisadora, enfermeira e docente. O Mestrado revelou a possibilidade de discutir o cuidado de si (FOUCAULT, 2010) do enfermeiro com o outro e consigo sob à luz da Filosofia da Diferença. Através desta pesquisa, foi possível cartografar (ROLNIK, 1987; GUATARRI, ROLNIK, 1996) professores de enfermagem, participantes da construção de novos enfermeiros, e as suas percepções sobre o cuidado de si na prática educacional (GALLO, 2000) apesar do hiperativismo sócio-cultural (QUEIROZ, 2015, 2016) provocado pela modernidade líquida (BAUMAN, 2001, 2011, 2014). Nesta complexa rede de indagações, o objetivo geral consistiu em investigar as possíveis relações entre a modernidade líquida e o cuidado de si na prática docente de professores de enfermagem de um centro universitário de Pernambuco. No caminho metodológico da pesquisa, optou-se por uma metodologia que permitiu trazer ao campo de estudo múltiplos enunciados e linhas de visibilidade, através da cartografia da subjetividade humana, adentrando em territórios existenciais (DELEUZE, 2005) em busca de subjetivações (FOUCAULT, 2019). Não houve pretensão de realizar generalizações ou encontrar respostas absolutas/únicas para as perguntas, pois as pesquisadoras deste trabalho seguem em devir, e desejavam uma pesquisa rizomática (DELEUZE; GUATARRI, 1992, 1995). Todavia, percebeu-se ser relevante que o educador se torne sujeito ativo das suas práticas e, para isto, poderá adentrar-se, conhecer a si mesmo e buscar ser capaz de governar a si e ao outro, ou seja, ao discente, podendo tornar suas aulas terreno fértil para agenciamentos e reciprocidade entre seus alunos.From graduation to the current moment of professional practice, many questions permeated the development of this researcher, nurse and teacher. The Master's course revealed the possibility of discussing the care of oneself (FOUCAULT, 2010) of nurses with others and with themselves under the light of the Philosophy of Difference. Through this research, it was possible to map (ROLNIK, 1987; GUATARRI, ROLNIK, 1996) nursing teachers, participants in the construction of new nurses, and their perceptions about self-care in educational practice (GALLO, 2000) despite socio-hyperactivism -cultural (QUEIROZ, 2015, 2016) caused by liquid modernity (BAUMAN, 2001, 2011, 2014). In this complex network of inquiries, the general objective was to investigate the possible relationships between liquid modernity and self-care in the teaching practice of nursing professors at a university center in Pernambuco. In the methodological path of the research, we opted for a methodology that allowed bringing to the field of study multiple statements and lines of visibility, through the cartography of human subjectivity, entering existential territories (DELEUZE, 2005) in search of subjectivations (FOUCAULT, 2019). There was no intention of making generalizations or finding absolute/unique answers to the questions, as the researchers in this work continue to become, and wanted a rhizomatic research (DELEUZE, GUATARRI, 1992, 1995). However, it was perceived to be relevant that the educator becomes an active subject of their practices and, for this, they will be able to enter, know themselves and seek to be able to govern themselves and the other, that is, the student, being able to make their classes fertile ground for agency and reciprocity among their students.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessModernidade líquidaProfessores de enfermagemEducação - EnfermagemSubjetividadeEducação superiorModernidade líquida e cuidado de si : movimentos que permeiam o professor de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48372/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Raianne Monteiro Soares.pdfDISSERTAÇÃO Raianne Monteiro Soares.pdfapplication/pdf2398864https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48372/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Raianne%20Monteiro%20Soares.pdf1d3c7e82af04b3a6466629e5bf0abc7eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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