A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55518 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo geral analisar a influência da percepção de valor das ações de marketing verde praticadas pelas empresas do segmento de cosméticos na intenção de compra sustentável dos consumidores do agreste pernambucano. Para isso, foi necessário conhecer como o marketing verde exerce influência na percepção de valor e na intenção de compra de consumidores de cosméticos sustentáveis; investigar a influência da percepção de valor no ceticismo verde e na eficácia percebida; verificar como o ceticismo verde influencia na intenção de compra; e, por fim, compreender a influência da eficácia percebida na intenção de compra de cosméticos sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem quantitativa, no que se refere aos objetivos se classifica como uma pesquisa descritiva. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com 57 questões fechadas, em uma amostra de 223 respondentes. As respostas foram tratadas através do software SPSS, a fim de verificar a correlação entre as variáveis investigadas e realizar uma análise fatorial exploratória. Verificou-se a correlação entre os itens e a confiabilidade das escalas utilizadas, havendo consistência satisfatória com alfa de Cronbach acima de 0,7 em todos elas. Os resultados apresentam que a única hipótese não suportada do modelo conceitual foi a de que o ceticismo verde exerce influência negativa na intenção de compra de cosméticos sustentáveis (H3a). Assim, foram confirmadas as hipóteses de que o marketing verde influencia positivamente a percepção de valor e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis, assim como a eficácia percebida é influenciada de maneira positiva pela percepção de valor. Foi também confirmado que a percepção de valor influencia negativamente o ceticismo verde, e a eficácia percebida positivamente a intenção de compra de cosméticos sustentáveis. |
id |
UFPE_c4030fae5baa781002f51c741769f92b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/55518 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
MENDONÇA, Frank Juniohttp://lattes.cnpq.br/2830387227760366http://lattes.cnpq.br/6893001614570105GONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto2024-03-20T14:31:01Z2024-03-20T14:31:01Z2023-12-20MENDONÇA, Frank Junio. A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis: um estudo com os consumidores do agreste pernambucano. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55518O presente estudo tem como objetivo geral analisar a influência da percepção de valor das ações de marketing verde praticadas pelas empresas do segmento de cosméticos na intenção de compra sustentável dos consumidores do agreste pernambucano. Para isso, foi necessário conhecer como o marketing verde exerce influência na percepção de valor e na intenção de compra de consumidores de cosméticos sustentáveis; investigar a influência da percepção de valor no ceticismo verde e na eficácia percebida; verificar como o ceticismo verde influencia na intenção de compra; e, por fim, compreender a influência da eficácia percebida na intenção de compra de cosméticos sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem quantitativa, no que se refere aos objetivos se classifica como uma pesquisa descritiva. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com 57 questões fechadas, em uma amostra de 223 respondentes. As respostas foram tratadas através do software SPSS, a fim de verificar a correlação entre as variáveis investigadas e realizar uma análise fatorial exploratória. Verificou-se a correlação entre os itens e a confiabilidade das escalas utilizadas, havendo consistência satisfatória com alfa de Cronbach acima de 0,7 em todos elas. Os resultados apresentam que a única hipótese não suportada do modelo conceitual foi a de que o ceticismo verde exerce influência negativa na intenção de compra de cosméticos sustentáveis (H3a). Assim, foram confirmadas as hipóteses de que o marketing verde influencia positivamente a percepção de valor e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis, assim como a eficácia percebida é influenciada de maneira positiva pela percepção de valor. Foi também confirmado que a percepção de valor influencia negativamente o ceticismo verde, e a eficácia percebida positivamente a intenção de compra de cosméticos sustentáveis.CAPESThe general objective of this study is to analyze the influence of the perception of value of green marketing actions carried out by companies in the cosmetics segment on the sustainable purchase intention of consumers in rural Pernambuco. To achieve this, it was necessary to know how green marketing influences the perception of value and purchase intention of consumers of sustainable cosmetics; investigate the influence of value perception on green skepticism and perceived effectiveness; verify how green skepticism influences purchase intention; and, finally, understand the influence of perceived effectiveness on the intention to purchase sustainable cosmetics. This is an applied research with a quantitative approach, not that referring to the objectives is classified as descriptive research. A questionnaire with 57 closed questions was used as a data collection instrument, from a sample of 223 respondents. The responses were processed using SPSS software, in order to verify transparency between the investigated variables and perform an exploratory factor analysis. The clarity between the items and the reliability of the scales used were verified, with guaranteed consistency with Cronbach's alpha above 0.7 in all of them. The results show that the only unsupported hypothesis of the conceptual model was that green skepticism has a negative influence on the intention to purchase sustainable cosmetics (H3a). Thus, the hypotheses were confirmed that green marketing certainly influenced the perception of value and the intention to purchase safe cosmetics, just as perceived effectiveness is positively influenced by the perception of value. It was also confirmed that the perception of value influences levels of green skepticism, and the positively perceived effectiveness influences the intention to purchase sustainable cosmetics.porUniversidade Federal de PernambucoPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e ConsumoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing ecológicoComportamento do consumidorComprasCosméticosSustentabilidadeA influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Frank Junio Mendonça.pdfDISSERTAÇÃO Frank Junio Mendonça.pdfapplication/pdf1193047https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Frank%20Junio%20Mendon%c3%a7a.pdf701710f1b7bb331619f5ab07e2bb126bMD51TEXTDISSERTAÇÃO Frank Junio Mendonça.pdf.txtDISSERTAÇÃO Frank Junio Mendonça.pdf.txtExtracted texttext/plain214637https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Frank%20Junio%20Mendon%c3%a7a.pdf.txt239282cc2e520b8bbb7b00698fd67d3aMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Frank Junio Mendonça.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Frank Junio Mendonça.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Frank%20Junio%20Mendon%c3%a7a.pdf.jpge9e41797f11644f322b236d0848dfe00MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/555182024-03-21 02:23:02.445oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-03-21T05:23:02Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano |
title |
A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano |
spellingShingle |
A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano MENDONÇA, Frank Junio Marketing ecológico Comportamento do consumidor Compras Cosméticos Sustentabilidade |
title_short |
A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano |
title_full |
A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano |
title_fullStr |
A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano |
title_full_unstemmed |
A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano |
title_sort |
A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucano |
author |
MENDONÇA, Frank Junio |
author_facet |
MENDONÇA, Frank Junio |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2830387227760366 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6893001614570105 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDONÇA, Frank Junio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
GONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto |
contributor_str_mv |
GONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing ecológico Comportamento do consumidor Compras Cosméticos Sustentabilidade |
topic |
Marketing ecológico Comportamento do consumidor Compras Cosméticos Sustentabilidade |
description |
O presente estudo tem como objetivo geral analisar a influência da percepção de valor das ações de marketing verde praticadas pelas empresas do segmento de cosméticos na intenção de compra sustentável dos consumidores do agreste pernambucano. Para isso, foi necessário conhecer como o marketing verde exerce influência na percepção de valor e na intenção de compra de consumidores de cosméticos sustentáveis; investigar a influência da percepção de valor no ceticismo verde e na eficácia percebida; verificar como o ceticismo verde influencia na intenção de compra; e, por fim, compreender a influência da eficácia percebida na intenção de compra de cosméticos sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem quantitativa, no que se refere aos objetivos se classifica como uma pesquisa descritiva. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com 57 questões fechadas, em uma amostra de 223 respondentes. As respostas foram tratadas através do software SPSS, a fim de verificar a correlação entre as variáveis investigadas e realizar uma análise fatorial exploratória. Verificou-se a correlação entre os itens e a confiabilidade das escalas utilizadas, havendo consistência satisfatória com alfa de Cronbach acima de 0,7 em todos elas. Os resultados apresentam que a única hipótese não suportada do modelo conceitual foi a de que o ceticismo verde exerce influência negativa na intenção de compra de cosméticos sustentáveis (H3a). Assim, foram confirmadas as hipóteses de que o marketing verde influencia positivamente a percepção de valor e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis, assim como a eficácia percebida é influenciada de maneira positiva pela percepção de valor. Foi também confirmado que a percepção de valor influencia negativamente o ceticismo verde, e a eficácia percebida positivamente a intenção de compra de cosméticos sustentáveis. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-20T14:31:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-20T14:31:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENDONÇA, Frank Junio. A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis: um estudo com os consumidores do agreste pernambucano. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55518 |
identifier_str_mv |
MENDONÇA, Frank Junio. A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis: um estudo com os consumidores do agreste pernambucano. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Frank%20Junio%20Mendon%c3%a7a.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Frank%20Junio%20Mendon%c3%a7a.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Frank%20Junio%20Mendon%c3%a7a.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55518/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 701710f1b7bb331619f5ab07e2bb126b 239282cc2e520b8bbb7b00698fd67d3a e9e41797f11644f322b236d0848dfe00 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310762432036864 |