Filme, Texto, Obra: Relato de uma experiência de ensino de Filosofia na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marta Nunes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensando
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/9210
Resumo: Neste artigo, parto de um desafio concreto, a saber, o desafio de lecionar uma disciplina dirigida a alunos de terceiro semestre, e que tem uma sequência desde o primeiro até ao sexto semestre do curso de licenciatura em Filosofia. O objetivo geral da disciplina, repartida em seis semestres, é propiciar as bases e fundamentos filosóficos, metodológicos e formais para que no final cada aluno seja capaz de cumprir três tarefas: 1) ler um texto filosófico, de forma autónoma e crítica, comprometida com o rigor analítico e regras de exposição formal de argumentos; 2) desenvolver metodologias de ensino, de forma a familiarizar-se com a sala de aula e com algumas técnicas pedagógicas; 3) estar familiarizado com as especificidades de uma pesquisa filosófica e por isso, ser capaz de redigir trabalhos académicos (artigos científicos, trabalho de conclusão de curso, entre outros) da forma esperada, isto é, aceite hegemonicamente pelo meio académico filosófico. Tendo lecionado essa mesma disciplina no primeiro semestre, onde me concentro fundamentalmente num trabalho de leitura filosófica, compreendi que o terceiro semestre deveria tentar articular as três dimensões – leitura, ensino e pesquisa – mesmo que de forma introdutória. Assim, procurei desenvolver uma metodologia que cumprisse os seguintes objetivos: em primeiro lugar, partindo de algo familiar e conhecido, fornecer as bases para uma reflexão filosófica a partir da identificação e construção de conceitos; segundo, trabalhar a redação filosófica em diferentes formatos: textos mais curtos, como comentários, até textos mais longos – ensaio e artigo; terceiro, fornecer o espaço para uma primeira experiência de pesquisa a partir da colocação de um problema ou questão. A minha questão era: é possível, de facto, conciliar estas três dimensões? Pretendo, neste artigo, oferecer um relato desta experiência, caracterizando as várias etapas. 
id UFPI-1_8b76a42ab3ade0b2cc7bcee595caf371
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/9210
network_acronym_str UFPI-1
network_name_str Pensando
repository_id_str
spelling Filme, Texto, Obra: Relato de uma experiência de ensino de Filosofia na universidadefilosofia, ensinoAutonomia, Conceito, Ensino, Filosofia, PráticaNeste artigo, parto de um desafio concreto, a saber, o desafio de lecionar uma disciplina dirigida a alunos de terceiro semestre, e que tem uma sequência desde o primeiro até ao sexto semestre do curso de licenciatura em Filosofia. O objetivo geral da disciplina, repartida em seis semestres, é propiciar as bases e fundamentos filosóficos, metodológicos e formais para que no final cada aluno seja capaz de cumprir três tarefas: 1) ler um texto filosófico, de forma autónoma e crítica, comprometida com o rigor analítico e regras de exposição formal de argumentos; 2) desenvolver metodologias de ensino, de forma a familiarizar-se com a sala de aula e com algumas técnicas pedagógicas; 3) estar familiarizado com as especificidades de uma pesquisa filosófica e por isso, ser capaz de redigir trabalhos académicos (artigos científicos, trabalho de conclusão de curso, entre outros) da forma esperada, isto é, aceite hegemonicamente pelo meio académico filosófico. Tendo lecionado essa mesma disciplina no primeiro semestre, onde me concentro fundamentalmente num trabalho de leitura filosófica, compreendi que o terceiro semestre deveria tentar articular as três dimensões – leitura, ensino e pesquisa – mesmo que de forma introdutória. Assim, procurei desenvolver uma metodologia que cumprisse os seguintes objetivos: em primeiro lugar, partindo de algo familiar e conhecido, fornecer as bases para uma reflexão filosófica a partir da identificação e construção de conceitos; segundo, trabalhar a redação filosófica em diferentes formatos: textos mais curtos, como comentários, até textos mais longos – ensaio e artigo; terceiro, fornecer o espaço para uma primeira experiência de pesquisa a partir da colocação de um problema ou questão. A minha questão era: é possível, de facto, conciliar estas três dimensões? Pretendo, neste artigo, oferecer um relato desta experiência, caracterizando as várias etapas. Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPICosta, Marta Nunes da2020-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/921010.26694/pensando.v11i22.9210Pensando - Revista de Filosofia; v. 11, n. 22 (2020): VARIA; 88-962178-843X10.26694/pensando.v11i22reponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/9210/6101Direitos autorais 2020 Pensando - Revista de Filosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-03T03:32:24Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9210Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2021-09-03T03:32:24Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Filme, Texto, Obra: Relato de uma experiência de ensino de Filosofia na universidade
title Filme, Texto, Obra: Relato de uma experiência de ensino de Filosofia na universidade
spellingShingle Filme, Texto, Obra: Relato de uma experiência de ensino de Filosofia na universidade
Costa, Marta Nunes da
filosofia, ensino
Autonomia, Conceito, Ensino, Filosofia, Prática
title_short Filme, Texto, Obra: Relato de uma experiência de ensino de Filosofia na universidade
title_full Filme, Texto, Obra: Relato de uma experiência de ensino de Filosofia na universidade
title_fullStr Filme, Texto, Obra: Relato de uma experiência de ensino de Filosofia na universidade
title_full_unstemmed Filme, Texto, Obra: Relato de uma experiência de ensino de Filosofia na universidade
title_sort Filme, Texto, Obra: Relato de uma experiência de ensino de Filosofia na universidade
author Costa, Marta Nunes da
author_facet Costa, Marta Nunes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marta Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv filosofia, ensino
Autonomia, Conceito, Ensino, Filosofia, Prática
topic filosofia, ensino
Autonomia, Conceito, Ensino, Filosofia, Prática
description Neste artigo, parto de um desafio concreto, a saber, o desafio de lecionar uma disciplina dirigida a alunos de terceiro semestre, e que tem uma sequência desde o primeiro até ao sexto semestre do curso de licenciatura em Filosofia. O objetivo geral da disciplina, repartida em seis semestres, é propiciar as bases e fundamentos filosóficos, metodológicos e formais para que no final cada aluno seja capaz de cumprir três tarefas: 1) ler um texto filosófico, de forma autónoma e crítica, comprometida com o rigor analítico e regras de exposição formal de argumentos; 2) desenvolver metodologias de ensino, de forma a familiarizar-se com a sala de aula e com algumas técnicas pedagógicas; 3) estar familiarizado com as especificidades de uma pesquisa filosófica e por isso, ser capaz de redigir trabalhos académicos (artigos científicos, trabalho de conclusão de curso, entre outros) da forma esperada, isto é, aceite hegemonicamente pelo meio académico filosófico. Tendo lecionado essa mesma disciplina no primeiro semestre, onde me concentro fundamentalmente num trabalho de leitura filosófica, compreendi que o terceiro semestre deveria tentar articular as três dimensões – leitura, ensino e pesquisa – mesmo que de forma introdutória. Assim, procurei desenvolver uma metodologia que cumprisse os seguintes objetivos: em primeiro lugar, partindo de algo familiar e conhecido, fornecer as bases para uma reflexão filosófica a partir da identificação e construção de conceitos; segundo, trabalhar a redação filosófica em diferentes formatos: textos mais curtos, como comentários, até textos mais longos – ensaio e artigo; terceiro, fornecer o espaço para uma primeira experiência de pesquisa a partir da colocação de um problema ou questão. A minha questão era: é possível, de facto, conciliar estas três dimensões? Pretendo, neste artigo, oferecer um relato desta experiência, caracterizando as várias etapas. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/9210
10.26694/pensando.v11i22.9210
url https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/9210
identifier_str_mv 10.26694/pensando.v11i22.9210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/9210/6101
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Pensando - Revista de Filosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Pensando - Revista de Filosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Pensando - Revista de Filosofia; v. 11, n. 22 (2020): VARIA; 88-96
2178-843X
10.26694/pensando.v11i22
reponame:Pensando
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Pensando
collection Pensando
repository.name.fl_str_mv Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.pensando@gmail.com
_version_ 1788990164908900352