BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1451 |
Resumo: | Este artigo resulta de uma análise acerca da contribuição do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de Geografia nas turmas de 6º e 7º anos do ensino fundamental, da Unidade Escolar Santa Inês, em Teresina-PI. Na realização da análise em questão, foram utilizadas duas modalidades de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica, que também serviu de suporte à interpretação dos dados obtidos por meio da pesquisa de campo, apoiou-se em autores com vasta produção acerca do tema objeto deste estudo, tais como: SANTOS (1997), PASSINI (2007) PIAGET (1975) dentre outros. A pesquisa de campo fundamentou-se na aplicação de um questionário destinado aos professores e outro destinado aos alunos da escola supracitada, assim como também em um quadro de observação que viabilizasse a obtenção de dados acerca dos modos como o lúdico se faz presente nessa relação entre os professores e os alunos de Geografia. O ato de ensinar exigir riscos, pois requer que o professor busque diferentes recursos para alcançar os objetivos propostos em suas aulas. A aceitação do novo, tais como jogos, brincadeiras, dentre outros recursos lúdicos, constitui-se em algo de muita importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no trabalho com a disciplina de Geografia, o que permite trazer uma nova proposta teórico-metodológica, relacionada a esse campo de abordagem. |
id |
UFPI-2_a56247059ab3c0bdab75485c45da6f14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/1451 |
network_acronym_str |
UFPI-2 |
network_name_str |
Revista Equador |
repository_id_str |
|
spelling |
BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagemEnsino de GeografiaLúdico. Ensino. Geografia.Este artigo resulta de uma análise acerca da contribuição do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de Geografia nas turmas de 6º e 7º anos do ensino fundamental, da Unidade Escolar Santa Inês, em Teresina-PI. Na realização da análise em questão, foram utilizadas duas modalidades de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica, que também serviu de suporte à interpretação dos dados obtidos por meio da pesquisa de campo, apoiou-se em autores com vasta produção acerca do tema objeto deste estudo, tais como: SANTOS (1997), PASSINI (2007) PIAGET (1975) dentre outros. A pesquisa de campo fundamentou-se na aplicação de um questionário destinado aos professores e outro destinado aos alunos da escola supracitada, assim como também em um quadro de observação que viabilizasse a obtenção de dados acerca dos modos como o lúdico se faz presente nessa relação entre os professores e os alunos de Geografia. O ato de ensinar exigir riscos, pois requer que o professor busque diferentes recursos para alcançar os objetivos propostos em suas aulas. A aceitação do novo, tais como jogos, brincadeiras, dentre outros recursos lúdicos, constitui-se em algo de muita importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no trabalho com a disciplina de Geografia, o que permite trazer uma nova proposta teórico-metodológica, relacionada a esse campo de abordagem.UFPICAPESAraújo Pinheiro, Igor AraújoSantos, Valéria SousaRibeiro Filho, Francisco Gomes2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/145110.26694/equador.v2i2.1451REVISTA EQUADOR; v. 2, n. 2 (2013); 25-412317-349110.26694/equador.v2i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1451/1159info:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-18T21:21:55Zoai:ojs.10.22.15.19:article/1451Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2014-02-18T21:21:55Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem |
title |
BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem Araújo Pinheiro, Igor Araújo Ensino de Geografia Lúdico. Ensino. Geografia. |
title_short |
BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem |
author |
Araújo Pinheiro, Igor Araújo |
author_facet |
Araújo Pinheiro, Igor Araújo Santos, Valéria Sousa Ribeiro Filho, Francisco Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Valéria Sousa Ribeiro Filho, Francisco Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo Pinheiro, Igor Araújo Santos, Valéria Sousa Ribeiro Filho, Francisco Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Lúdico. Ensino. Geografia. |
topic |
Ensino de Geografia Lúdico. Ensino. Geografia. |
description |
Este artigo resulta de uma análise acerca da contribuição do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de Geografia nas turmas de 6º e 7º anos do ensino fundamental, da Unidade Escolar Santa Inês, em Teresina-PI. Na realização da análise em questão, foram utilizadas duas modalidades de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica, que também serviu de suporte à interpretação dos dados obtidos por meio da pesquisa de campo, apoiou-se em autores com vasta produção acerca do tema objeto deste estudo, tais como: SANTOS (1997), PASSINI (2007) PIAGET (1975) dentre outros. A pesquisa de campo fundamentou-se na aplicação de um questionário destinado aos professores e outro destinado aos alunos da escola supracitada, assim como também em um quadro de observação que viabilizasse a obtenção de dados acerca dos modos como o lúdico se faz presente nessa relação entre os professores e os alunos de Geografia. O ato de ensinar exigir riscos, pois requer que o professor busque diferentes recursos para alcançar os objetivos propostos em suas aulas. A aceitação do novo, tais como jogos, brincadeiras, dentre outros recursos lúdicos, constitui-se em algo de muita importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no trabalho com a disciplina de Geografia, o que permite trazer uma nova proposta teórico-metodológica, relacionada a esse campo de abordagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1451 10.26694/equador.v2i2.1451 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1451 |
identifier_str_mv |
10.26694/equador.v2i2.1451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1451/1159 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA EQUADOR; v. 2, n. 2 (2013); 25-41 2317-3491 10.26694/equador.v2i2 reponame:Revista Equador instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista Equador |
collection |
Revista Equador |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br |
_version_ |
1799756062990008320 |