EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dhonath Wallen Alves da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Pessoa, Mariana Ferreira, Menezes, Edivaldo Rabelo de, Oliveira, Laecio da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/13706
Resumo: Promover uma jornada de experiência do usuário que supere as expectativas e gere valor para os clientes/usuários tem sido o grande objetivo dos bancos e demais empresas do mercado financeiro. Assim, este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a percepção do usuário sobre sua experiência com o aplicativo mobile banking de uma Instituição Bancária, localizada na cidade de Pau dos Ferros no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, que teve como estratégia de coleta de dados um levantamento Survey, que foi um Questionário de Experiência do Usuário (UEQ), aplicado com uma amostra de clientes correntistas da instituição bancária em estudo. Por meio da coleta de dados identificou-se que os usuários do aplicativo mobile banking do banco tinham uma experiência positiva com seu uso, já que como principais fatores percebidos pelos usuários, 40,3% o consideram agradável; 42,9% consideram o aplicativo interessante; 41,2% o considera veloz; 54,6% consideram atrativo; 54,6% o consideram eficiente; 43,3% o consideram prático e 50,4% o percebem como inovador.
id UFPI-4_4c25121c99b1913792fa07fa38d1c6cc
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/13706
network_acronym_str UFPI-4
network_name_str Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIAAdministraçãoExperiência do Usuário. Mobile Banking. Instituição bancária.Promover uma jornada de experiência do usuário que supere as expectativas e gere valor para os clientes/usuários tem sido o grande objetivo dos bancos e demais empresas do mercado financeiro. Assim, este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a percepção do usuário sobre sua experiência com o aplicativo mobile banking de uma Instituição Bancária, localizada na cidade de Pau dos Ferros no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, que teve como estratégia de coleta de dados um levantamento Survey, que foi um Questionário de Experiência do Usuário (UEQ), aplicado com uma amostra de clientes correntistas da instituição bancária em estudo. Por meio da coleta de dados identificou-se que os usuários do aplicativo mobile banking do banco tinham uma experiência positiva com seu uso, já que como principais fatores percebidos pelos usuários, 40,3% o consideram agradável; 42,9% consideram o aplicativo interessante; 41,2% o considera veloz; 54,6% consideram atrativo; 54,6% o consideram eficiente; 43,3% o consideram prático e 50,4% o percebem como inovador.Universidade Federal do PiauíSilva, Dhonath Wallen Alves daPessoa, Mariana FerreiraMenezes, Edivaldo Rabelo deOliveira, Laecio da Cunha2024-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa empírica de campo; levantamento; pesquisa quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1370610.26694/2358.1735.2023.v8ed113706Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 8, n. 1 (2023): VOLUME 08 NUMERO 01; P.109-1262358-1735reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/13706/8700Direitos autorais 2024 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-20T18:29:25Zoai:ojs.10.22.15.19:article/13706Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecontPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/oairodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br2358-17352358-1735opendoar:2024-02-20T18:29:25Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA
title EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA
spellingShingle EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA
Silva, Dhonath Wallen Alves da
Administração
Experiência do Usuário. Mobile Banking. Instituição bancária.
title_short EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA
title_full EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA
title_fullStr EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA
title_sort EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA
author Silva, Dhonath Wallen Alves da
author_facet Silva, Dhonath Wallen Alves da
Pessoa, Mariana Ferreira
Menezes, Edivaldo Rabelo de
Oliveira, Laecio da Cunha
author_role author
author2 Pessoa, Mariana Ferreira
Menezes, Edivaldo Rabelo de
Oliveira, Laecio da Cunha
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dhonath Wallen Alves da
Pessoa, Mariana Ferreira
Menezes, Edivaldo Rabelo de
Oliveira, Laecio da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Experiência do Usuário. Mobile Banking. Instituição bancária.
topic Administração
Experiência do Usuário. Mobile Banking. Instituição bancária.
description Promover uma jornada de experiência do usuário que supere as expectativas e gere valor para os clientes/usuários tem sido o grande objetivo dos bancos e demais empresas do mercado financeiro. Assim, este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a percepção do usuário sobre sua experiência com o aplicativo mobile banking de uma Instituição Bancária, localizada na cidade de Pau dos Ferros no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, que teve como estratégia de coleta de dados um levantamento Survey, que foi um Questionário de Experiência do Usuário (UEQ), aplicado com uma amostra de clientes correntistas da instituição bancária em estudo. Por meio da coleta de dados identificou-se que os usuários do aplicativo mobile banking do banco tinham uma experiência positiva com seu uso, já que como principais fatores percebidos pelos usuários, 40,3% o consideram agradável; 42,9% consideram o aplicativo interessante; 41,2% o considera veloz; 54,6% consideram atrativo; 54,6% o consideram eficiente; 43,3% o consideram prático e 50,4% o percebem como inovador.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa empírica de campo; levantamento; pesquisa quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/13706
10.26694/2358.1735.2023.v8ed113706
url https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/13706
identifier_str_mv 10.26694/2358.1735.2023.v8ed113706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/13706/8700
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 8, n. 1 (2023): VOLUME 08 NUMERO 01; P.109-126
2358-1735
reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
collection Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
repository.name.fl_str_mv Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv rodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br
_version_ 1799756146426249216