EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/13706 |
Resumo: | Promover uma jornada de experiência do usuário que supere as expectativas e gere valor para os clientes/usuários tem sido o grande objetivo dos bancos e demais empresas do mercado financeiro. Assim, este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a percepção do usuário sobre sua experiência com o aplicativo mobile banking de uma Instituição Bancária, localizada na cidade de Pau dos Ferros no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, que teve como estratégia de coleta de dados um levantamento Survey, que foi um Questionário de Experiência do Usuário (UEQ), aplicado com uma amostra de clientes correntistas da instituição bancária em estudo. Por meio da coleta de dados identificou-se que os usuários do aplicativo mobile banking do banco tinham uma experiência positiva com seu uso, já que como principais fatores percebidos pelos usuários, 40,3% o consideram agradável; 42,9% consideram o aplicativo interessante; 41,2% o considera veloz; 54,6% consideram atrativo; 54,6% o consideram eficiente; 43,3% o consideram prático e 50,4% o percebem como inovador. |
id |
UFPI-4_4c25121c99b1913792fa07fa38d1c6cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/13706 |
network_acronym_str |
UFPI-4 |
network_name_str |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIAAdministraçãoExperiência do Usuário. Mobile Banking. Instituição bancária.Promover uma jornada de experiência do usuário que supere as expectativas e gere valor para os clientes/usuários tem sido o grande objetivo dos bancos e demais empresas do mercado financeiro. Assim, este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a percepção do usuário sobre sua experiência com o aplicativo mobile banking de uma Instituição Bancária, localizada na cidade de Pau dos Ferros no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, que teve como estratégia de coleta de dados um levantamento Survey, que foi um Questionário de Experiência do Usuário (UEQ), aplicado com uma amostra de clientes correntistas da instituição bancária em estudo. Por meio da coleta de dados identificou-se que os usuários do aplicativo mobile banking do banco tinham uma experiência positiva com seu uso, já que como principais fatores percebidos pelos usuários, 40,3% o consideram agradável; 42,9% consideram o aplicativo interessante; 41,2% o considera veloz; 54,6% consideram atrativo; 54,6% o consideram eficiente; 43,3% o consideram prático e 50,4% o percebem como inovador.Universidade Federal do PiauíSilva, Dhonath Wallen Alves daPessoa, Mariana FerreiraMenezes, Edivaldo Rabelo deOliveira, Laecio da Cunha2024-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa empírica de campo; levantamento; pesquisa quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1370610.26694/2358.1735.2023.v8ed113706Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 8, n. 1 (2023): VOLUME 08 NUMERO 01; P.109-1262358-1735reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/13706/8700Direitos autorais 2024 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-20T18:29:25Zoai:ojs.10.22.15.19:article/13706Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecontPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/oairodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br2358-17352358-1735opendoar:2024-02-20T18:29:25Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA |
title |
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA Silva, Dhonath Wallen Alves da Administração Experiência do Usuário. Mobile Banking. Instituição bancária. |
title_short |
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA |
title_full |
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA |
title_sort |
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O APLICATIVO MOBILE BANKING DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA |
author |
Silva, Dhonath Wallen Alves da |
author_facet |
Silva, Dhonath Wallen Alves da Pessoa, Mariana Ferreira Menezes, Edivaldo Rabelo de Oliveira, Laecio da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Pessoa, Mariana Ferreira Menezes, Edivaldo Rabelo de Oliveira, Laecio da Cunha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dhonath Wallen Alves da Pessoa, Mariana Ferreira Menezes, Edivaldo Rabelo de Oliveira, Laecio da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Experiência do Usuário. Mobile Banking. Instituição bancária. |
topic |
Administração Experiência do Usuário. Mobile Banking. Instituição bancária. |
description |
Promover uma jornada de experiência do usuário que supere as expectativas e gere valor para os clientes/usuários tem sido o grande objetivo dos bancos e demais empresas do mercado financeiro. Assim, este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a percepção do usuário sobre sua experiência com o aplicativo mobile banking de uma Instituição Bancária, localizada na cidade de Pau dos Ferros no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, que teve como estratégia de coleta de dados um levantamento Survey, que foi um Questionário de Experiência do Usuário (UEQ), aplicado com uma amostra de clientes correntistas da instituição bancária em estudo. Por meio da coleta de dados identificou-se que os usuários do aplicativo mobile banking do banco tinham uma experiência positiva com seu uso, já que como principais fatores percebidos pelos usuários, 40,3% o consideram agradável; 42,9% consideram o aplicativo interessante; 41,2% o considera veloz; 54,6% consideram atrativo; 54,6% o consideram eficiente; 43,3% o consideram prático e 50,4% o percebem como inovador. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa empírica de campo; levantamento; pesquisa quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/13706 10.26694/2358.1735.2023.v8ed113706 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/13706 |
identifier_str_mv |
10.26694/2358.1735.2023.v8ed113706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/13706/8700 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 8, n. 1 (2023): VOLUME 08 NUMERO 01; P.109-126 2358-1735 reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
collection |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br |
_version_ |
1799756146426249216 |