POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão da liter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEIXEIRA GOMES DIAS, ELISÂNGELA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1361
Resumo: Estudo de revisão sistemática, do tipo exploratório, que tem por objetivo analisar as pesquisas que abordam as políticas brasileiras de avaliação em larga escala, com foco na Educação Básica, no marco temporal de 2002 a 2011. O levantamento foi feito nos bancos de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e em Tecnologia (Ibict), na base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo) e também nos sítios da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Os trabalhos foram organizados e analisados por temáticas afins, considerando os objetivos explicitados pelos autores. Somente 3% são estudos de revisão, mas que não abordam especificamente a temática das avaliações externas. Em linhas gerais, aproximadamente 25% das pesquisas propõem ou analisam instrumentos e metodologias para avaliação de larga escala; 9% discutem a regulação dos sistemas via avaliação externa e analisam as consequências das políticas de accountability; 20% analisam o impacto ou desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o sistema de avaliação externa; 33% investigam o desempenho dos estudantes, escolas e redes de ensino em avaliações externas e 11% analisam os usos, impactos e implicações dos resultados dos exames em larga escala na dinâmica escolar. Os estudos evidenciaram que, observando o cenário das políticas públicas educacionais do país, é possível afirmar que a máxima “mais avaliação, mais qualidade” vem sendo disseminada, validando o discurso hegemônico do Estado. Em geral, as pesquisas analisadas têm caráter descritivo e estão mais no campo da crítica, sendo pouco propositivas, mas revelam diferentes saberes que precisam ser considerados para o desenvolvimento do campo da avaliação.
id UFPI-5_1b9d73a36fda3090fa58ceb6ec5babc6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1361
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão da literAvaliaçãoAvaliação externaAvaliação em larga escalaEstudo de revisão sistemática, do tipo exploratório, que tem por objetivo analisar as pesquisas que abordam as políticas brasileiras de avaliação em larga escala, com foco na Educação Básica, no marco temporal de 2002 a 2011. O levantamento foi feito nos bancos de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e em Tecnologia (Ibict), na base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo) e também nos sítios da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Os trabalhos foram organizados e analisados por temáticas afins, considerando os objetivos explicitados pelos autores. Somente 3% são estudos de revisão, mas que não abordam especificamente a temática das avaliações externas. Em linhas gerais, aproximadamente 25% das pesquisas propõem ou analisam instrumentos e metodologias para avaliação de larga escala; 9% discutem a regulação dos sistemas via avaliação externa e analisam as consequências das políticas de accountability; 20% analisam o impacto ou desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o sistema de avaliação externa; 33% investigam o desempenho dos estudantes, escolas e redes de ensino em avaliações externas e 11% analisam os usos, impactos e implicações dos resultados dos exames em larga escala na dinâmica escolar. Os estudos evidenciaram que, observando o cenário das políticas públicas educacionais do país, é possível afirmar que a máxima “mais avaliação, mais qualidade” vem sendo disseminada, validando o discurso hegemônico do Estado. Em geral, as pesquisas analisadas têm caráter descritivo e estão mais no campo da crítica, sendo pouco propositivas, mas revelam diferentes saberes que precisam ser considerados para o desenvolvimento do campo da avaliação.Universidade Federal do Piauí2013-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1361Languages, Education and Society; No. 28 (2013); 17-42Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 28 (2013); 17-42Linguagens, Educação e Sociedade; n. 28 (2013); 17-422526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1361/1211Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEIXEIRA GOMES DIAS, ELISÂNGELA 2022-02-02T18:38:02Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1361Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:38:02Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão da liter
title POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão da liter
spellingShingle POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão da liter
TEIXEIRA GOMES DIAS, ELISÂNGELA
Avaliação
Avaliação externa
Avaliação em larga escala
title_short POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão da liter
title_full POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão da liter
title_fullStr POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão da liter
title_full_unstemmed POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão da liter
title_sort POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão da liter
author TEIXEIRA GOMES DIAS, ELISÂNGELA
author_facet TEIXEIRA GOMES DIAS, ELISÂNGELA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TEIXEIRA GOMES DIAS, ELISÂNGELA
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Avaliação externa
Avaliação em larga escala
topic Avaliação
Avaliação externa
Avaliação em larga escala
description Estudo de revisão sistemática, do tipo exploratório, que tem por objetivo analisar as pesquisas que abordam as políticas brasileiras de avaliação em larga escala, com foco na Educação Básica, no marco temporal de 2002 a 2011. O levantamento foi feito nos bancos de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e em Tecnologia (Ibict), na base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo) e também nos sítios da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Os trabalhos foram organizados e analisados por temáticas afins, considerando os objetivos explicitados pelos autores. Somente 3% são estudos de revisão, mas que não abordam especificamente a temática das avaliações externas. Em linhas gerais, aproximadamente 25% das pesquisas propõem ou analisam instrumentos e metodologias para avaliação de larga escala; 9% discutem a regulação dos sistemas via avaliação externa e analisam as consequências das políticas de accountability; 20% analisam o impacto ou desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o sistema de avaliação externa; 33% investigam o desempenho dos estudantes, escolas e redes de ensino em avaliações externas e 11% analisam os usos, impactos e implicações dos resultados dos exames em larga escala na dinâmica escolar. Os estudos evidenciaram que, observando o cenário das políticas públicas educacionais do país, é possível afirmar que a máxima “mais avaliação, mais qualidade” vem sendo disseminada, validando o discurso hegemônico do Estado. Em geral, as pesquisas analisadas têm caráter descritivo e estão mais no campo da crítica, sendo pouco propositivas, mas revelam diferentes saberes que precisam ser considerados para o desenvolvimento do campo da avaliação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1361
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1361/1211
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 28 (2013); 17-42
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 28 (2013); 17-42
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 28 (2013); 17-42
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443375890432