MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1211 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem praticado no âmbito dos dois cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em duas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), na cidade de Floriano, Piauí, Brasil, a partir da visão de docentes e discentes, a respeito dos métodos de ensino utilizados nas disciplinas, identificando os mais utilizados e o modo como estes facilitaram e/ou dificultaram a aprendizagem. Para isso, buscamos embasamento em referencial teórico que tece discussões e reflexões sobre métodos de ensino e recursos didáticos e importância no processo de ensino-aprendizagem. O instrumento utilizado para a coleta de dados foram questionários semiestruturados aplicados com 32 discentes e 15 docentes. Os dados foram posteriormente organizados e analisados a partir da análise de conteúdo. Os principais resultados apontaram uma contradição de que, apesar da aula expositiva ser considerada por muitos discentes como um método de ensino eficaz, é também um dos que mais recebe críticas e que menos desperta interesse nos alunos; as aulas práticas, sejam elas de campo ou em laboratório, proporcionam aos discentes uma melhor compreensão do assunto visto nas aulas expositivas, e está entre os métodos mais bem aceitos; alguns professores, por sua vez, consideram que a discussão de artigos e/ou debates são métodos que despertam interesse nos alunos e estes estão diversificando suas aulas através do uso de aulas práticas, vídeos e grupos de discussão. Podemos inferir que na formação inicial tanto os docentes quanto os métodos de ensino utilizados por estes podem influenciar na formulação de um exemplo do ser docente em algum momento do exercício profissional dos licenciados. |
id |
UFPI-5_50c67c52f7ba813d723f2454a97e18bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1211 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMProcedimentos de ensinoEnsino SuperiorLicenciatura em Ciências BiológicasProfessoresAlunosEste trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem praticado no âmbito dos dois cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em duas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), na cidade de Floriano, Piauí, Brasil, a partir da visão de docentes e discentes, a respeito dos métodos de ensino utilizados nas disciplinas, identificando os mais utilizados e o modo como estes facilitaram e/ou dificultaram a aprendizagem. Para isso, buscamos embasamento em referencial teórico que tece discussões e reflexões sobre métodos de ensino e recursos didáticos e importância no processo de ensino-aprendizagem. O instrumento utilizado para a coleta de dados foram questionários semiestruturados aplicados com 32 discentes e 15 docentes. Os dados foram posteriormente organizados e analisados a partir da análise de conteúdo. Os principais resultados apontaram uma contradição de que, apesar da aula expositiva ser considerada por muitos discentes como um método de ensino eficaz, é também um dos que mais recebe críticas e que menos desperta interesse nos alunos; as aulas práticas, sejam elas de campo ou em laboratório, proporcionam aos discentes uma melhor compreensão do assunto visto nas aulas expositivas, e está entre os métodos mais bem aceitos; alguns professores, por sua vez, consideram que a discussão de artigos e/ou debates são métodos que despertam interesse nos alunos e estes estão diversificando suas aulas através do uso de aulas práticas, vídeos e grupos de discussão. Podemos inferir que na formação inicial tanto os docentes quanto os métodos de ensino utilizados por estes podem influenciar na formulação de um exemplo do ser docente em algum momento do exercício profissional dos licenciados.Universidade Federal do Piauí2017-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/121110.26694/les.v1i37.7585Languages, Education and Society; No. 37 (2017); 227-253Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 37 (2017); 227-253Linguagens, Educação e Sociedade; n. 37 (2017); 227-2532526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1211/1075Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA FIGUEREDO, JORLANNIA SOUSA VALOIS , RAQUEL 2021-12-16T11:14:32Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1211Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:32Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title |
MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA SILVA FIGUEREDO, JORLANNIA Procedimentos de ensino Ensino Superior Licenciatura em Ciências Biológicas Professores Alunos |
title_short |
MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full |
MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_sort |
MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
author |
DA SILVA FIGUEREDO, JORLANNIA |
author_facet |
DA SILVA FIGUEREDO, JORLANNIA SOUSA VALOIS , RAQUEL |
author_role |
author |
author2 |
SOUSA VALOIS , RAQUEL |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DA SILVA FIGUEREDO, JORLANNIA SOUSA VALOIS , RAQUEL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Procedimentos de ensino Ensino Superior Licenciatura em Ciências Biológicas Professores Alunos |
topic |
Procedimentos de ensino Ensino Superior Licenciatura em Ciências Biológicas Professores Alunos |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem praticado no âmbito dos dois cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em duas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), na cidade de Floriano, Piauí, Brasil, a partir da visão de docentes e discentes, a respeito dos métodos de ensino utilizados nas disciplinas, identificando os mais utilizados e o modo como estes facilitaram e/ou dificultaram a aprendizagem. Para isso, buscamos embasamento em referencial teórico que tece discussões e reflexões sobre métodos de ensino e recursos didáticos e importância no processo de ensino-aprendizagem. O instrumento utilizado para a coleta de dados foram questionários semiestruturados aplicados com 32 discentes e 15 docentes. Os dados foram posteriormente organizados e analisados a partir da análise de conteúdo. Os principais resultados apontaram uma contradição de que, apesar da aula expositiva ser considerada por muitos discentes como um método de ensino eficaz, é também um dos que mais recebe críticas e que menos desperta interesse nos alunos; as aulas práticas, sejam elas de campo ou em laboratório, proporcionam aos discentes uma melhor compreensão do assunto visto nas aulas expositivas, e está entre os métodos mais bem aceitos; alguns professores, por sua vez, consideram que a discussão de artigos e/ou debates são métodos que despertam interesse nos alunos e estes estão diversificando suas aulas através do uso de aulas práticas, vídeos e grupos de discussão. Podemos inferir que na formação inicial tanto os docentes quanto os métodos de ensino utilizados por estes podem influenciar na formulação de um exemplo do ser docente em algum momento do exercício profissional dos licenciados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1211 10.26694/les.v1i37.7585 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1211 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i37.7585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1211/1075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 37 (2017); 227-253 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 37 (2017); 227-253 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 37 (2017); 227-253 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442598895616 |