ESTUDANDO NOVAS ROTAS PARA PROBLEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4848 |
Resumo: | O presente texto apresenta: (i) Diretrizes para promover intervenções pedagógicas voltadas para a problematização do desenvolvimento científico e tecnológico contemporâneo e seus impactos na sociedade em três perspectivas: (a) como diretrizes para promover uma formação crítica acerca das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade; (b) como aporte pedagógico para uma formação crítica e (c) como possibilidades dos espaços sociais da Web 2.0 para educação. (ii) O desenho de uma intervenção pedagógica. (iii) Parte da análise crítico- -reflexiva realizada a partir dos dados produzidos ao longo da intervenção pedagógica. A fundamentação teórica centra-se no Movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), na Alfabetização Científica e Tecnológica; na pedagogia da liberdade de Freire e na sua transposição para o ensino de ciências; na pedagogia crítica de Henry Giroux e em autores que discutem a cibercultura no contexto da educação. Destaca-se deste estudo o reconhecimento da imbricada relação colaboração/confiança necessária para promover, com apoio dos espaços sociais da Web 2.0, rupturas para a melhor compreensão social de temáticas marcadas por Ciência e Tecnologia. |
id |
UNIT-2_e468b82b03a53a4c8f7298ae10477f62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4848 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDANDO NOVAS ROTAS PARA PROBLEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADEDesenvolvimento científico e tecnológico. Impactos na sociedade. Diálogo tradutor. Espaços sociais virtuais.O presente texto apresenta: (i) Diretrizes para promover intervenções pedagógicas voltadas para a problematização do desenvolvimento científico e tecnológico contemporâneo e seus impactos na sociedade em três perspectivas: (a) como diretrizes para promover uma formação crítica acerca das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade; (b) como aporte pedagógico para uma formação crítica e (c) como possibilidades dos espaços sociais da Web 2.0 para educação. (ii) O desenho de uma intervenção pedagógica. (iii) Parte da análise crítico- -reflexiva realizada a partir dos dados produzidos ao longo da intervenção pedagógica. A fundamentação teórica centra-se no Movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), na Alfabetização Científica e Tecnológica; na pedagogia da liberdade de Freire e na sua transposição para o ensino de ciências; na pedagogia crítica de Henry Giroux e em autores que discutem a cibercultura no contexto da educação. Destaca-se deste estudo o reconhecimento da imbricada relação colaboração/confiança necessária para promover, com apoio dos espaços sociais da Web 2.0, rupturas para a melhor compreensão social de temáticas marcadas por Ciência e Tecnologia.Editora Universitária Tiradentes2017-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/484810.17564/2316-3828.2017v6n1p149-162EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 149-1622316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4848/2432Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchwertl, Simone LealBazzo, Walter AntonioLapa, Andrea Brandão2020-11-18T20:54:46Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4848Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:01.121942Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDANDO NOVAS ROTAS PARA PROBLEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE |
title |
ESTUDANDO NOVAS ROTAS PARA PROBLEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE |
spellingShingle |
ESTUDANDO NOVAS ROTAS PARA PROBLEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE Schwertl, Simone Leal Desenvolvimento científico e tecnológico. Impactos na sociedade. Diálogo tradutor. Espaços sociais virtuais. |
title_short |
ESTUDANDO NOVAS ROTAS PARA PROBLEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE |
title_full |
ESTUDANDO NOVAS ROTAS PARA PROBLEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE |
title_fullStr |
ESTUDANDO NOVAS ROTAS PARA PROBLEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE |
title_full_unstemmed |
ESTUDANDO NOVAS ROTAS PARA PROBLEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE |
title_sort |
ESTUDANDO NOVAS ROTAS PARA PROBLEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE |
author |
Schwertl, Simone Leal |
author_facet |
Schwertl, Simone Leal Bazzo, Walter Antonio Lapa, Andrea Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Bazzo, Walter Antonio Lapa, Andrea Brandão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwertl, Simone Leal Bazzo, Walter Antonio Lapa, Andrea Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento científico e tecnológico. Impactos na sociedade. Diálogo tradutor. Espaços sociais virtuais. |
topic |
Desenvolvimento científico e tecnológico. Impactos na sociedade. Diálogo tradutor. Espaços sociais virtuais. |
description |
O presente texto apresenta: (i) Diretrizes para promover intervenções pedagógicas voltadas para a problematização do desenvolvimento científico e tecnológico contemporâneo e seus impactos na sociedade em três perspectivas: (a) como diretrizes para promover uma formação crítica acerca das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade; (b) como aporte pedagógico para uma formação crítica e (c) como possibilidades dos espaços sociais da Web 2.0 para educação. (ii) O desenho de uma intervenção pedagógica. (iii) Parte da análise crítico- -reflexiva realizada a partir dos dados produzidos ao longo da intervenção pedagógica. A fundamentação teórica centra-se no Movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), na Alfabetização Científica e Tecnológica; na pedagogia da liberdade de Freire e na sua transposição para o ensino de ciências; na pedagogia crítica de Henry Giroux e em autores que discutem a cibercultura no contexto da educação. Destaca-se deste estudo o reconhecimento da imbricada relação colaboração/confiança necessária para promover, com apoio dos espaços sociais da Web 2.0, rupturas para a melhor compreensão social de temáticas marcadas por Ciência e Tecnologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4848 10.17564/2316-3828.2017v6n1p149-162 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4848 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2017v6n1p149-162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4848/2432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 149-162 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2017v6n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613925666816 |