EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte José, Wagner
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Bispo dos Santos, Franklin, Purificação de Bastos , Fabio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2530
Resumo: Neste artigo, destacamos os fundamentos didáticos-metodológicos que embasam atividades teórico-experimentais em torno de aparatos tecnológicos, bem como relatamos o desenvolvimento de um curso de extensão norteado por estes fundamentos. Nosso intuito é o de buscarmos uma melhor compreensão da dimensão prática da relação física tecnologia-Sociedade em torno de conhecimentos da física contemporânea relacionados aos fundamentos da Mecânica Quântica, como exemplificado pelo paradoxo do “gato de Schrödinger” e suas aplicações. Objetivamos ainda demostrar a necessidade da reorientação curricular dos cursos de formação de professores de física, no sentido de vivenciar habilidades cientificas – educacionais e formar redes de professores -  pesquisadores que atuem colaborativamente ao desenvolverem suas a praticas escolares de física.
id UFPI-5_d2082f0fb92a0054d502bdeadd4bdeac
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/2530
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEAFisicaTecnologiaSociedadeProfessores PesquisadoresEducação DialógicaNeste artigo, destacamos os fundamentos didáticos-metodológicos que embasam atividades teórico-experimentais em torno de aparatos tecnológicos, bem como relatamos o desenvolvimento de um curso de extensão norteado por estes fundamentos. Nosso intuito é o de buscarmos uma melhor compreensão da dimensão prática da relação física tecnologia-Sociedade em torno de conhecimentos da física contemporânea relacionados aos fundamentos da Mecânica Quântica, como exemplificado pelo paradoxo do “gato de Schrödinger” e suas aplicações. Objetivamos ainda demostrar a necessidade da reorientação curricular dos cursos de formação de professores de física, no sentido de vivenciar habilidades cientificas – educacionais e formar redes de professores -  pesquisadores que atuem colaborativamente ao desenvolverem suas a praticas escolares de física.Universidade Federal do Piauí2002-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2530Languages, Education and Society; No. 8 (2002)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 8 (2002)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 8 (2002)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2530/2294Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte José, Wagner Bispo dos Santos, Franklin Purificação de Bastos , Fabio da 2022-05-09T13:15:00Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2530Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-09T13:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA
title EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA
spellingShingle EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA
Duarte José, Wagner
Fisica
Tecnologia
Sociedade
Professores Pesquisadores
Educação Dialógica
title_short EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA
title_full EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA
title_fullStr EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA
title_full_unstemmed EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA
title_sort EDUCACAO DIALOGICA-PROBLEMATIZADORA NA FÍSICA CONTEMPORANEA
author Duarte José, Wagner
author_facet Duarte José, Wagner
Bispo dos Santos, Franklin
Purificação de Bastos , Fabio da
author_role author
author2 Bispo dos Santos, Franklin
Purificação de Bastos , Fabio da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte José, Wagner
Bispo dos Santos, Franklin
Purificação de Bastos , Fabio da
dc.subject.por.fl_str_mv Fisica
Tecnologia
Sociedade
Professores Pesquisadores
Educação Dialógica
topic Fisica
Tecnologia
Sociedade
Professores Pesquisadores
Educação Dialógica
description Neste artigo, destacamos os fundamentos didáticos-metodológicos que embasam atividades teórico-experimentais em torno de aparatos tecnológicos, bem como relatamos o desenvolvimento de um curso de extensão norteado por estes fundamentos. Nosso intuito é o de buscarmos uma melhor compreensão da dimensão prática da relação física tecnologia-Sociedade em torno de conhecimentos da física contemporânea relacionados aos fundamentos da Mecânica Quântica, como exemplificado pelo paradoxo do “gato de Schrödinger” e suas aplicações. Objetivamos ainda demostrar a necessidade da reorientação curricular dos cursos de formação de professores de física, no sentido de vivenciar habilidades cientificas – educacionais e formar redes de professores -  pesquisadores que atuem colaborativamente ao desenvolverem suas a praticas escolares de física.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2530
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2530/2294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 8 (2002)
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 8 (2002)
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 8 (2002)
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444316463104