EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA DA SILVA , MÁRCIA
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: RIBEIRO XAVIER, VANUSA KARINE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1515
Resumo: O texto discute a utilização das novas tecnologias, sobretudo da informática, no processo educacional, tomando como exemplo o ensino de História. Aborda o desafio da formação docente frente às exigências da modernidade, a necessidade da transposição didática das novas tecnologias em nome da construção do conhecimento em âmbito escolar e tece considerações sobre as inúmeras possibilidades da aplicação da informática na educação.
id UFPI-5_f6129a5b4c7f7435844a18794d9ade96
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1515
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aulaEducaçãoNovas tecnologiasHistóriaDocênciaO texto discute a utilização das novas tecnologias, sobretudo da informática, no processo educacional, tomando como exemplo o ensino de História. Aborda o desafio da formação docente frente às exigências da modernidade, a necessidade da transposição didática das novas tecnologias em nome da construção do conhecimento em âmbito escolar e tece considerações sobre as inúmeras possibilidades da aplicação da informática na educação.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1515Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 155-164Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 155-164Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 155-1642526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1515/1360Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPEREIRA DA SILVA , MÁRCIA RIBEIRO XAVIER, VANUSA KARINE 2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1515Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula
title EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula
spellingShingle EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula
PEREIRA DA SILVA , MÁRCIA
Educação
Novas tecnologias
História
Docência
title_short EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula
title_full EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula
title_fullStr EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula
title_sort EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula
author PEREIRA DA SILVA , MÁRCIA
author_facet PEREIRA DA SILVA , MÁRCIA
RIBEIRO XAVIER, VANUSA KARINE
author_role author
author2 RIBEIRO XAVIER, VANUSA KARINE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA DA SILVA , MÁRCIA
RIBEIRO XAVIER, VANUSA KARINE
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Novas tecnologias
História
Docência
topic Educação
Novas tecnologias
História
Docência
description O texto discute a utilização das novas tecnologias, sobretudo da informática, no processo educacional, tomando como exemplo o ensino de História. Aborda o desafio da formação docente frente às exigências da modernidade, a necessidade da transposição didática das novas tecnologias em nome da construção do conhecimento em âmbito escolar e tece considerações sobre as inúmeras possibilidades da aplicação da informática na educação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1515
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1515/1360
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 155-164
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 155-164
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 155-164
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443877109760