EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1515 |
Resumo: | O texto discute a utilização das novas tecnologias, sobretudo da informática, no processo educacional, tomando como exemplo o ensino de História. Aborda o desafio da formação docente frente às exigências da modernidade, a necessidade da transposição didática das novas tecnologias em nome da construção do conhecimento em âmbito escolar e tece considerações sobre as inúmeras possibilidades da aplicação da informática na educação. |
id |
UFPI-5_f6129a5b4c7f7435844a18794d9ade96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1515 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aulaEducaçãoNovas tecnologiasHistóriaDocênciaO texto discute a utilização das novas tecnologias, sobretudo da informática, no processo educacional, tomando como exemplo o ensino de História. Aborda o desafio da formação docente frente às exigências da modernidade, a necessidade da transposição didática das novas tecnologias em nome da construção do conhecimento em âmbito escolar e tece considerações sobre as inúmeras possibilidades da aplicação da informática na educação.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1515Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 155-164Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 155-164Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 155-1642526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1515/1360Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPEREIRA DA SILVA , MÁRCIA RIBEIRO XAVIER, VANUSA KARINE 2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1515Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula |
title |
EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula PEREIRA DA SILVA , MÁRCIA Educação Novas tecnologias História Docência |
title_short |
EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula |
title_full |
EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula |
title_sort |
EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula |
author |
PEREIRA DA SILVA , MÁRCIA |
author_facet |
PEREIRA DA SILVA , MÁRCIA RIBEIRO XAVIER, VANUSA KARINE |
author_role |
author |
author2 |
RIBEIRO XAVIER, VANUSA KARINE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA DA SILVA , MÁRCIA RIBEIRO XAVIER, VANUSA KARINE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Novas tecnologias História Docência |
topic |
Educação Novas tecnologias História Docência |
description |
O texto discute a utilização das novas tecnologias, sobretudo da informática, no processo educacional, tomando como exemplo o ensino de História. Aborda o desafio da formação docente frente às exigências da modernidade, a necessidade da transposição didática das novas tecnologias em nome da construção do conhecimento em âmbito escolar e tece considerações sobre as inúmeras possibilidades da aplicação da informática na educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1515 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1515/1360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 155-164 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 155-164 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 155-164 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443877109760 |