O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1343 |
Resumo: | O texto se propõe a refletir sobre o ensino médio no Brasil e os principais desafios que enfrenta na ótica dos jovens alunos, a partir dos dados da primeira fase da investigação intitulada “A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas”, uma parceria do Observatório da Juventude da UFMG, UNICEF e MEC/SEB, cujo objetivo é analisar as variáveis socioculturais que interferem no processo de exclusão de jovens do ensino médio. Inicialmente buscaremos situar a realidade do ensino médio brasileiro, enfatizando os desafios relacionados ao acesso e permanência dos jovens na escola, no contexto da expansão deste nível de ensino ocorrido a partir dos anos 90, tendo como base os dados secundários do IBGE e INEP. Em seguida, passaremos a analisar essa mesma realidade na ótica dos jovens a partir das experiências escolares descritas pelos mesmos nos grupos focais e entrevistas em profundidade realizadas com grupos de jovens adolescentes excluídos da escola ou em processo de exclusão, nas cidades de Belo Horizonte e Brasília. Na análise dessas experiências serão enfatizadas as tensões e contradições explicitadas nas representações sociais dos jovens alunos sobre a escola, os sentidos atribuídos à vivência escolar cotidiana e às relações ai existentes bem como os projetos de futuro que elaboram, buscando construir os padrões e as possíveis causas da exclusão dos jovens adolescentes da escola. |
id |
UFPI-5_f7197153afd4e919ba8cb4a262fa0745 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1343 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolarJuventudeEnsino MédioExclusão EscolarO texto se propõe a refletir sobre o ensino médio no Brasil e os principais desafios que enfrenta na ótica dos jovens alunos, a partir dos dados da primeira fase da investigação intitulada “A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas”, uma parceria do Observatório da Juventude da UFMG, UNICEF e MEC/SEB, cujo objetivo é analisar as variáveis socioculturais que interferem no processo de exclusão de jovens do ensino médio. Inicialmente buscaremos situar a realidade do ensino médio brasileiro, enfatizando os desafios relacionados ao acesso e permanência dos jovens na escola, no contexto da expansão deste nível de ensino ocorrido a partir dos anos 90, tendo como base os dados secundários do IBGE e INEP. Em seguida, passaremos a analisar essa mesma realidade na ótica dos jovens a partir das experiências escolares descritas pelos mesmos nos grupos focais e entrevistas em profundidade realizadas com grupos de jovens adolescentes excluídos da escola ou em processo de exclusão, nas cidades de Belo Horizonte e Brasília. Na análise dessas experiências serão enfatizadas as tensões e contradições explicitadas nas representações sociais dos jovens alunos sobre a escola, os sentidos atribuídos à vivência escolar cotidiana e às relações ai existentes bem como os projetos de futuro que elaboram, buscando construir os padrões e as possíveis causas da exclusão dos jovens adolescentes da escola.Universidade Federal do Piauí2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1343Languages, Education and Society; No. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 77-102Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 77-102Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 77-1022526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1343/1193Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDAYRELL, JUAREZ 2022-01-13T15:12:11Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1343Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-01-13T15:12:11Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar |
title |
O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar |
spellingShingle |
O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar DAYRELL, JUAREZ Juventude Ensino Médio Exclusão Escolar |
title_short |
O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar |
title_full |
O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar |
title_fullStr |
O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar |
title_full_unstemmed |
O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar |
title_sort |
O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar |
author |
DAYRELL, JUAREZ |
author_facet |
DAYRELL, JUAREZ |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DAYRELL, JUAREZ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude Ensino Médio Exclusão Escolar |
topic |
Juventude Ensino Médio Exclusão Escolar |
description |
O texto se propõe a refletir sobre o ensino médio no Brasil e os principais desafios que enfrenta na ótica dos jovens alunos, a partir dos dados da primeira fase da investigação intitulada “A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas”, uma parceria do Observatório da Juventude da UFMG, UNICEF e MEC/SEB, cujo objetivo é analisar as variáveis socioculturais que interferem no processo de exclusão de jovens do ensino médio. Inicialmente buscaremos situar a realidade do ensino médio brasileiro, enfatizando os desafios relacionados ao acesso e permanência dos jovens na escola, no contexto da expansão deste nível de ensino ocorrido a partir dos anos 90, tendo como base os dados secundários do IBGE e INEP. Em seguida, passaremos a analisar essa mesma realidade na ótica dos jovens a partir das experiências escolares descritas pelos mesmos nos grupos focais e entrevistas em profundidade realizadas com grupos de jovens adolescentes excluídos da escola ou em processo de exclusão, nas cidades de Belo Horizonte e Brasília. Na análise dessas experiências serão enfatizadas as tensões e contradições explicitadas nas representações sociais dos jovens alunos sobre a escola, os sentidos atribuídos à vivência escolar cotidiana e às relações ai existentes bem como os projetos de futuro que elaboram, buscando construir os padrões e as possíveis causas da exclusão dos jovens adolescentes da escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1343 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1343/1193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 77-102 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 77-102 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 77-102 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443348627456 |