Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/814 |
Resumo: | Objetivo: relatar as dificuldades educacionais observadas em um curso de enfermagem em meio à pandemia da COVID-19. Método: a experiência foi produzida na disciplina de Saúde Ocupacional de um curso de graduação em enfermagem de uma instituição privada de ensino superior, localizada no Norte do Paraná. Resultados: os estudantes sentiram necessidade de expor as dificuldades para o aprendizado e a adaptação ao modelo de educação remoto implementado em função das medidas de isolamento e de distanciamento social. As atividades mencionadas não se referem apenas à adaptação ao novo modelo, mas atravessam questões como a própria organização da gestão educacional diante do cenário de pandemia. Foram identificadas fragilidades por parte dos alunos pela necessidade de rápida adaptação às tecnologias necessárias para o desenvolvimento e acompanhamento das aulas de modo remoto. Conclusão: embora algumas ferramentas digitais de informação e comunicação já estivessem presentes no cotidiano desses alunos em algumas disciplinas, problematiza-se que o contexto da pandemia potencializou as dificuldades com tais tecnologias pelo fato de elas se tornarem mediadoras exclusivas dos processos formativos, demandando a necessidade de construção de modelos que empregassem esses elementos de modo obrigatório resultando em impactos psicológicos. |
id |
UFPI-7_f543875c27a4ee8513126eaabd811c9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/814 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience reportTransferência de experiênciaEducação a distânciaEstudantes de enfermagemObjetivo: relatar as dificuldades educacionais observadas em um curso de enfermagem em meio à pandemia da COVID-19. Método: a experiência foi produzida na disciplina de Saúde Ocupacional de um curso de graduação em enfermagem de uma instituição privada de ensino superior, localizada no Norte do Paraná. Resultados: os estudantes sentiram necessidade de expor as dificuldades para o aprendizado e a adaptação ao modelo de educação remoto implementado em função das medidas de isolamento e de distanciamento social. As atividades mencionadas não se referem apenas à adaptação ao novo modelo, mas atravessam questões como a própria organização da gestão educacional diante do cenário de pandemia. Foram identificadas fragilidades por parte dos alunos pela necessidade de rápida adaptação às tecnologias necessárias para o desenvolvimento e acompanhamento das aulas de modo remoto. Conclusão: embora algumas ferramentas digitais de informação e comunicação já estivessem presentes no cotidiano desses alunos em algumas disciplinas, problematiza-se que o contexto da pandemia potencializou as dificuldades com tais tecnologias pelo fato de elas se tornarem mediadoras exclusivas dos processos formativos, demandando a necessidade de construção de modelos que empregassem esses elementos de modo obrigatório resultando em impactos psicológicos.EDUFPI2021-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/81410.26694/reufpi.v10i1.814Rev Enferm UFPI; Vol. 10 No. 1 (2021): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 10 n. 1 (2021): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v10i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporenghttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/814/734https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/814/735Copyright (c) 2021 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Beatriz Maria dos Santos Santiago Bolonhezi, Camilla Samira de Simoni Scorsolini-Comin, Fábio2022-11-27T07:03:50Zoai:periodicos.ufpi.br:article/814Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:03:50Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report |
title |
Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report |
spellingShingle |
Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report Ribeiro, Beatriz Maria dos Santos Santiago Transferência de experiência Educação a distância Estudantes de enfermagem |
title_short |
Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report |
title_full |
Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report |
title_fullStr |
Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report |
title_full_unstemmed |
Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report |
title_sort |
Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report |
author |
Ribeiro, Beatriz Maria dos Santos Santiago |
author_facet |
Ribeiro, Beatriz Maria dos Santos Santiago Bolonhezi, Camilla Samira de Simoni Scorsolini-Comin, Fábio |
author_role |
author |
author2 |
Bolonhezi, Camilla Samira de Simoni Scorsolini-Comin, Fábio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Beatriz Maria dos Santos Santiago Bolonhezi, Camilla Samira de Simoni Scorsolini-Comin, Fábio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transferência de experiência Educação a distância Estudantes de enfermagem |
topic |
Transferência de experiência Educação a distância Estudantes de enfermagem |
description |
Objetivo: relatar as dificuldades educacionais observadas em um curso de enfermagem em meio à pandemia da COVID-19. Método: a experiência foi produzida na disciplina de Saúde Ocupacional de um curso de graduação em enfermagem de uma instituição privada de ensino superior, localizada no Norte do Paraná. Resultados: os estudantes sentiram necessidade de expor as dificuldades para o aprendizado e a adaptação ao modelo de educação remoto implementado em função das medidas de isolamento e de distanciamento social. As atividades mencionadas não se referem apenas à adaptação ao novo modelo, mas atravessam questões como a própria organização da gestão educacional diante do cenário de pandemia. Foram identificadas fragilidades por parte dos alunos pela necessidade de rápida adaptação às tecnologias necessárias para o desenvolvimento e acompanhamento das aulas de modo remoto. Conclusão: embora algumas ferramentas digitais de informação e comunicação já estivessem presentes no cotidiano desses alunos em algumas disciplinas, problematiza-se que o contexto da pandemia potencializou as dificuldades com tais tecnologias pelo fato de elas se tornarem mediadoras exclusivas dos processos formativos, demandando a necessidade de construção de modelos que empregassem esses elementos de modo obrigatório resultando em impactos psicológicos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/814 10.26694/reufpi.v10i1.814 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/814 |
identifier_str_mv |
10.26694/reufpi.v10i1.814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/814/734 https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/814/735 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Enfermagem da UFPI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Enfermagem da UFPI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 10 No. 1 (2021): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 10 n. 1 (2021): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v10i1 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387765848539136 |