O ambiente educacional do Curso de Zootecnia da UFPel na percepção do egresso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brauner, Norma Alessandra Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9093
Resumo: A pesquisa e o acompanhamento de egressos dos cursos superiores são ferramentas importantes na avaliação dos cursos ofertados, vinculação com a realidade dos cenários de trabalho, atuação e perfil do profissional para que constantes ajustes possam ser realizados no aprimoramento dos cursos e adequação às diferentes realidades. O ambiente educacional (AE) proporcionado pela instituição de ensino interfere no desempenho, na formação e na satisfação dos estudantes em relação ao curso. De acordo com Troncon (2014), o AE é o conjunto de elementos materiais e afetivos presentes no ambiente de aprendizagem e que influenciam na qualidade do ensino e afetam os estudantes nos processos de ensino-aprendizado. Neste trabalho os elementos do AE foram agrupados, através de uma análise fatorial, em três dimensões, a primeira mesclou variáveis referentes a percepção dos egressos quanto o processo de docência, da adequabilidade do currículo, das disciplinas e da avaliação e foi nomeada “Processo de Ensino”, a segunda reuniu variáveis relativas à oferta de estágios, monitores, projetos de iniciação científica e docentes em quantidade suficiente e foi chamada “Suporte à Aprendizagem”, e a terceira dimensão reuniu as variáveis do ambiente educacional relacionadas às condições físicas (instalações e biblioteca) e de pessoal (disponibilidade de docentes), sendo por isso foi nomeada “Infraestrutura Educacional”. Desta forma, o objetivo do trabalho foi analisar a percepção do egresso do curso de Zootecnia da UFPel acerca do ambiente educacional e suas relações com a atuação profissional, empregabilidade e satisfação com o curso. Desta forma, foi elaborado um questionário de autoaplicação através da plataforma Google Forms, com variáveis relacionadas ao perfil socioeconômico, perfil profissional, percepções sobre a formação e percepções das dimensões do AE, o qual foi aplicado no período de novembro de 2021 a janeiro 2022 aos 238 egressos graduados desde a primeira a turma (2013/2) até a turma 2021/1. Foram obtidas 108 respostas, e os dados obtidos foram analisados quantitativa e qualitativamente. Os resultados demonstraram que o ambiente educacional do curso de Zootecnia apresentou uma avaliação mais positiva do que negativa na percepção dos egressos. A avaliação do AE pelo egresso não variou em virtude de estar ou não trabalhando, e os egressos cuja atividade profissional tem relação direta com a área da zootecnia avaliaram de forma mais crítica as dimensões do AE. Os egressos que consideraram atendidas as suas expectativas de formação avaliaram as dimensões do AE com médias significativamente (P<0,05) maiores do que os que afirmaram que não consideraram ou consideraram parcialmente atendidas suas expectativas. 44,4% dos egressos indicou perceber discrepância entre as habilidades exigidas pelo mercado profissional e as que adquiriu no curso de Zootecnia. Um considerável número de egressos indicou em respostas dissertativas a diferentes questões a percepção de falta ou deficiência de atividades e experiências práticas proporcionadas pelo curso. Entretanto, a maioria dos egressos indicou estar satisfeitos com a sua formação acadêmica nos níveis pessoal, profissional e financeiro. Assim, conclui-se que a percepção do egresso do curso de zootecnia da UFPel é positiva acerca do ambiente educacional e suas relações com a atuação profissional, empregabilidade e satisfação com o curso realizado.
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O ambiente educacional (AE) proporcionado pela instituição de ensino interfere no desempenho, na formação e na satisfação dos estudantes em relação ao curso. De acordo com Troncon (2014), o AE é o conjunto de elementos materiais e afetivos presentes no ambiente de aprendizagem e que influenciam na qualidade do ensino e afetam os estudantes nos processos de ensino-aprendizado. Neste trabalho os elementos do AE foram agrupados, através de uma análise fatorial, em três dimensões, a primeira mesclou variáveis referentes a percepção dos egressos quanto o processo de docência, da adequabilidade do currículo, das disciplinas e da avaliação e foi nomeada “Processo de Ensino”, a segunda reuniu variáveis relativas à oferta de estágios, monitores, projetos de iniciação científica e docentes em quantidade suficiente e foi chamada “Suporte à Aprendizagem”, e a terceira dimensão reuniu as variáveis do ambiente educacional relacionadas às condições físicas (instalações e biblioteca) e de pessoal (disponibilidade de docentes), sendo por isso foi nomeada “Infraestrutura Educacional”. Desta forma, o objetivo do trabalho foi analisar a percepção do egresso do curso de Zootecnia da UFPel acerca do ambiente educacional e suas relações com a atuação profissional, empregabilidade e satisfação com o curso. Desta forma, foi elaborado um questionário de autoaplicação através da plataforma Google Forms, com variáveis relacionadas ao perfil socioeconômico, perfil profissional, percepções sobre a formação e percepções das dimensões do AE, o qual foi aplicado no período de novembro de 2021 a janeiro 2022 aos 238 egressos graduados desde a primeira a turma (2013/2) até a turma 2021/1. Foram obtidas 108 respostas, e os dados obtidos foram analisados quantitativa e qualitativamente. Os resultados demonstraram que o ambiente educacional do curso de Zootecnia apresentou uma avaliação mais positiva do que negativa na percepção dos egressos. A avaliação do AE pelo egresso não variou em virtude de estar ou não trabalhando, e os egressos cuja atividade profissional tem relação direta com a área da zootecnia avaliaram de forma mais crítica as dimensões do AE. Os egressos que consideraram atendidas as suas expectativas de formação avaliaram as dimensões do AE com médias significativamente (P<0,05) maiores do que os que afirmaram que não consideraram ou consideraram parcialmente atendidas suas expectativas. 44,4% dos egressos indicou perceber discrepância entre as habilidades exigidas pelo mercado profissional e as que adquiriu no curso de Zootecnia. Um considerável número de egressos indicou em respostas dissertativas a diferentes questões a percepção de falta ou deficiência de atividades e experiências práticas proporcionadas pelo curso. Entretanto, a maioria dos egressos indicou estar satisfeitos com a sua formação acadêmica nos níveis pessoal, profissional e financeiro. Assim, conclui-se que a percepção do egresso do curso de zootecnia da UFPel é positiva acerca do ambiente educacional e suas relações com a atuação profissional, empregabilidade e satisfação com o curso realizado.Research and monitoring of graduates of higher education courses are important tools for evaluating the courses offered, linking them with the reality of work scenarios, performance and professional profile, therefore, constant adjustments can be made to improve courses and adapt to different realities. The educational environment (AE) provided by the educational institution interferes with the performance, training and satisfaction of students in relation to the course. According to Troncon (2014), EA is the set of material and affective elements present in the learning environment and it influences the quality of teaching and affect students in the teaching-learning processes. In this work, the elements of the AE were grouped, through a factor analysis, in three dimensions, the first merged variables referring to the perception of the graduates regarding the teaching process, the adequacy of the curriculum, the subjects and the evaluation being named "Process of Teaching", the second gathered variables related to the offer of internships, monitors, scientific initiation projects and teachers in sufficient quantity and was called "Support to Learning", and the third dimension gathered the variables of the educational environment related to physical conditions (facilities and library) and staff (availability of teachers), which is why it was named “Educational Infrastructure”. Thus, the aim of this study was to analyze the perception of the graduates of the Animal Science course at UFPel about the educational environment and its relations with professional performance, employability and satisfaction with the course. In this way, a self-application questionnaire was prepared through the Google Forms platform, with variables related to socioeconomic profile, professional profile, perceptions about training and perceptions of the AE dimensions. It was applied to UFPel graduates from November 2021 to January 2022. One hundred and eight responses were obtained, and the whole data were analyzed quantitatively and qualitatively. The results showed that the educational environment of the Animal Science course presented a more positive than negative evaluation in the perception of the graduates. The evaluation of the AE by the graduates did not vary according to whether they were working or not, as well as, the graduates whose professional activity is directly related to the area of animal science, demonstrating more critically evaluation of the different dimensions of the AE. The graduates who considered their training expectations met rated the AE dimensions with significantly higher averages (P<0.05) than those who said they did not consider or considered their expectations partially met. A portion of 44.4% of graduates indicated that they perceived a discrepancy between the skills required by the professional market and those acquired in the Animal Science course. A considerable number of graduates indicated in essay answers to different questions the perception of lack or deficiency of activities and practical experiences provided by the course. However, most graduates indicated they were satisfied with their academic training at the personal, professional and financial levels. Therefore, it is concluded that the perception of the graduates of the Animal Science Course at UFPel has a positive evaluation about the educational environment and its relations with professional performance, employability and satisfaction with the course.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas AgroindustriaisUFPelBrasilCentro de Ciências Sócio-OrganizacionaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSEducação superiorAvaliaçãoSatisfação acadêmicaHigher educationEvaluationAcademic satisfactionO ambiente educacional do Curso de Zootecnia da UFPel na percepção do egressoThe educational environment of the UFPel Animal Science Course in the perception of its graduatesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/9998229833949112http://lattes.cnpq.br/9403954797583917Canever, Mario DuarteBrauner, Norma Alessandra Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Norma Alessandra Dias Brauner.pdf.txtDissertacao_Norma Alessandra Dias Brauner.pdf.txtExtracted texttext/plain166974http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9093/6/Dissertacao_Norma%20Alessandra%20Dias%20Brauner.pdf.txt09b9935c4cfd8bfd344ee32df69fde86MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Norma Alessandra Dias Brauner.pdf.jpgDissertacao_Norma Alessandra Dias Brauner.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9093/7/Dissertacao_Norma%20Alessandra%20Dias%20Brauner.pdf.jpg57863afe6cd56a2015af4332acc770e2MD57open accessORIGINALDissertacao_Norma Alessandra Dias Brauner.pdfDissertacao_Norma Alessandra Dias Brauner.pdfapplication/pdf1366319http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9093/1/Dissertacao_Norma%20Alessandra%20Dias%20Brauner.pdf47b4a0d86d3359849659b5dcb671dfcaMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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