Educação, estética e metamorfoses pedagógicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plaszewski, Helenara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Meira, Mirela Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7046
https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.9
Resumo: Versamos sobre um projeto de extensão que busca qualificar processos pedagógicos no fazer docente, oportunizando espaços de crescimento, criação, prazer, auto e heteropercepção de contextos físicos, sociais, sensíveis e artísticos, além de redefinir concepções pedagógicas, cognitivas e existenciais. Ao fruir e interagir com processos de arte, essa, na dimensão constitutiva do humano, passa de área de conhecimento a evento configurador de sentidos e, nessa perspectiva, proporciona transformações, reavaliação de escolhas, abertura a novas possibilidades e olhares. O real não se deixa apreender, é inseparável da existência e, ao se aproximar da (des)ordem, dionisíaca, na forma da criação, desnaturaliza o olhar, bagunça referências, predispondo à abertura ao mundo. A (des)ordem, criadora, integra e confere um lugar às coisas, e sua ética garante um princípio vital dinâmico que anima o social, assegurando o retorno de uma ordem nova, atravessada pela metamorfose. O processo, dialógico, tenta garantir a diversidade, a pluralidade, um ressignificar do ensinar/aprender. É desenvolvido por docentes e alunos de uma universidade federal com 75 educandas de 6 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social e se estrutura em três momentos interligados: um processo formativo, uma oficina e uma avaliação com expressões variadas dos participantes e memórias dos acontecidos. Como resultado, temos observado uma compreensão alargada da teoria, da prática, da criação, da Arte e uma formação mais qualificada, atravessada pela sensibilidade. A imersão na Arte em seus processos, materiais, ações, eventos, etc. tem permitido transfigurar atos, fatos, realidades, posturas, a partir de dados do sensível e do inteligível, constituindo uma Metamorfose Pedagógica. Essa, autorreferente, proporciona a emergência de um espírito criador, crítico, irreverente, incerto, inconstante, ruidoso e mutante, mantendo aberta a possibilidade de transmutação, de metamorfose, decorrente do contato com a criação. Esse processo, em sua complexidade, tem, na experiência estética, a tarefa de instaurar uma cognição específica, que resgata o prazer da estesia e de um olhar mais humanizador.
id UFPL_43ead49534aa99e3593b4dcc96394684
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7046
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-02-16T23:47:32Z2021-02-16T23:47:32Z2020PLASZEWSKI, Helenara ; MEIRA, Mirela Ribeiro. Educação, estética e metamorfoses pedagógicas. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 25, p. 155-170, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.9. Acesso em: 12 de fev. de 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7046https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.9Versamos sobre um projeto de extensão que busca qualificar processos pedagógicos no fazer docente, oportunizando espaços de crescimento, criação, prazer, auto e heteropercepção de contextos físicos, sociais, sensíveis e artísticos, além de redefinir concepções pedagógicas, cognitivas e existenciais. Ao fruir e interagir com processos de arte, essa, na dimensão constitutiva do humano, passa de área de conhecimento a evento configurador de sentidos e, nessa perspectiva, proporciona transformações, reavaliação de escolhas, abertura a novas possibilidades e olhares. O real não se deixa apreender, é inseparável da existência e, ao se aproximar da (des)ordem, dionisíaca, na forma da criação, desnaturaliza o olhar, bagunça referências, predispondo à abertura ao mundo. A (des)ordem, criadora, integra e confere um lugar às coisas, e sua ética garante um princípio vital dinâmico que anima o social, assegurando o retorno de uma ordem nova, atravessada pela metamorfose. O processo, dialógico, tenta garantir a diversidade, a pluralidade, um ressignificar do ensinar/aprender. É desenvolvido por docentes e alunos de uma universidade federal com 75 educandas de 6 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social e se estrutura em três momentos interligados: um processo formativo, uma oficina e uma avaliação com expressões variadas dos participantes e memórias dos acontecidos. Como resultado, temos observado uma compreensão alargada da teoria, da prática, da criação, da Arte e uma formação mais qualificada, atravessada pela sensibilidade. A imersão na Arte em seus processos, materiais, ações, eventos, etc. tem permitido transfigurar atos, fatos, realidades, posturas, a partir de dados do sensível e do inteligível, constituindo uma Metamorfose Pedagógica. Essa, autorreferente, proporciona a emergência de um espírito criador, crítico, irreverente, incerto, inconstante, ruidoso e mutante, mantendo aberta a possibilidade de transmutação, de metamorfose, decorrente do contato com a criação. Esse processo, em sua complexidade, tem, na experiência estética, a tarefa de instaurar uma cognição específica, que resgata o prazer da estesia e de um olhar mais humanizador.porUCSEducaçãoProcessos formativosEducação estéticaArteEducaciónProcesos formativosEducación estéticaEducação, estética e metamorfoses pedagógicas.Educación, estética y metamorfosis pedagógicas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePlaszewski, HelenaraMeira, Mirela Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTEducacao_estetica_e_metamorfoses_pedagogicas.pdf.txtEducacao_estetica_e_metamorfoses_pedagogicas.pdf.txtExtracted texttext/plain41471http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7046/6/Educacao_estetica_e_metamorfoses_pedagogicas.pdf.txt807fad5faa5644156ccfdd9124eb9418MD56open accessTHUMBNAILEducacao_estetica_e_metamorfoses_pedagogicas.pdf.jpgEducacao_estetica_e_metamorfoses_pedagogicas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1523http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7046/7/Educacao_estetica_e_metamorfoses_pedagogicas.pdf.jpg6190fcde8e9289d302134db9f8112bb4MD57open accessORIGINALEducacao_estetica_e_metamorfoses_pedagogicas.pdfEducacao_estetica_e_metamorfoses_pedagogicas.pdfapplication/pdf503567http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7046/1/Educacao_estetica_e_metamorfoses_pedagogicas.pdf97257308a837fc5eb4607793ff4908d2MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7046/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7046/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7046/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7046/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/70462023-07-13 03:43:51.159open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7046VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:43:51Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação, estética e metamorfoses pedagógicas.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Educación, estética y metamorfosis pedagógicas.
title Educação, estética e metamorfoses pedagógicas.
spellingShingle Educação, estética e metamorfoses pedagógicas.
Plaszewski, Helenara
Educação
Processos formativos
Educação estética
Arte
Educación
Procesos formativos
Educación estética
title_short Educação, estética e metamorfoses pedagógicas.
title_full Educação, estética e metamorfoses pedagógicas.
title_fullStr Educação, estética e metamorfoses pedagógicas.
title_full_unstemmed Educação, estética e metamorfoses pedagógicas.
title_sort Educação, estética e metamorfoses pedagógicas.
author Plaszewski, Helenara
author_facet Plaszewski, Helenara
Meira, Mirela Ribeiro
author_role author
author2 Meira, Mirela Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Plaszewski, Helenara
Meira, Mirela Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Processos formativos
Educação estética
Arte
Educación
Procesos formativos
Educación estética
topic Educação
Processos formativos
Educação estética
Arte
Educación
Procesos formativos
Educación estética
description Versamos sobre um projeto de extensão que busca qualificar processos pedagógicos no fazer docente, oportunizando espaços de crescimento, criação, prazer, auto e heteropercepção de contextos físicos, sociais, sensíveis e artísticos, além de redefinir concepções pedagógicas, cognitivas e existenciais. Ao fruir e interagir com processos de arte, essa, na dimensão constitutiva do humano, passa de área de conhecimento a evento configurador de sentidos e, nessa perspectiva, proporciona transformações, reavaliação de escolhas, abertura a novas possibilidades e olhares. O real não se deixa apreender, é inseparável da existência e, ao se aproximar da (des)ordem, dionisíaca, na forma da criação, desnaturaliza o olhar, bagunça referências, predispondo à abertura ao mundo. A (des)ordem, criadora, integra e confere um lugar às coisas, e sua ética garante um princípio vital dinâmico que anima o social, assegurando o retorno de uma ordem nova, atravessada pela metamorfose. O processo, dialógico, tenta garantir a diversidade, a pluralidade, um ressignificar do ensinar/aprender. É desenvolvido por docentes e alunos de uma universidade federal com 75 educandas de 6 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social e se estrutura em três momentos interligados: um processo formativo, uma oficina e uma avaliação com expressões variadas dos participantes e memórias dos acontecidos. Como resultado, temos observado uma compreensão alargada da teoria, da prática, da criação, da Arte e uma formação mais qualificada, atravessada pela sensibilidade. A imersão na Arte em seus processos, materiais, ações, eventos, etc. tem permitido transfigurar atos, fatos, realidades, posturas, a partir de dados do sensível e do inteligível, constituindo uma Metamorfose Pedagógica. Essa, autorreferente, proporciona a emergência de um espírito criador, crítico, irreverente, incerto, inconstante, ruidoso e mutante, mantendo aberta a possibilidade de transmutação, de metamorfose, decorrente do contato com a criação. Esse processo, em sua complexidade, tem, na experiência estética, a tarefa de instaurar uma cognição específica, que resgata o prazer da estesia e de um olhar mais humanizador.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-16T23:47:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-16T23:47:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PLASZEWSKI, Helenara ; MEIRA, Mirela Ribeiro. Educação, estética e metamorfoses pedagógicas. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 25, p. 155-170, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.9. Acesso em: 12 de fev. de 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7046
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.9
identifier_str_mv PLASZEWSKI, Helenara ; MEIRA, Mirela Ribeiro. Educação, estética e metamorfoses pedagógicas. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 25, p. 155-170, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.9. Acesso em: 12 de fev. de 2020.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7046
https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UCS
publisher.none.fl_str_mv UCS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7046/6/Educacao_estetica_e_metamorfoses_pedagogicas.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7046/7/Educacao_estetica_e_metamorfoses_pedagogicas.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7046/1/Educacao_estetica_e_metamorfoses_pedagogicas.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7046/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7046/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7046/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7046/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 807fad5faa5644156ccfdd9124eb9418
6190fcde8e9289d302134db9f8112bb4
97257308a837fc5eb4607793ff4908d2
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846909338386432