“É um mal de amor”: narrativas que forjam uma educação quimbandeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rodrigo Lemos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9504
Resumo: Por quais caminhos através da escrita de pesquisa é possível assentar uma Educação quimbandeira? Eis a questão que impulsionou a escrita desta tese. A partir dessa inquietação meu empreendimento investigativo manteve-se orientado pelo objetivo de saber de que maneira as relações entre os elementos pedagógicos presentes nos rituais e saberes são desenvolvidas em terreiros de Quimbanda da região sul do Rio Grande do Sul. A organização e escritura do texto foi definida, a partir das encruzilhadas de aparecimento nas narrativas da rede de colaboradores, a qual foi formada pelo espaço conferido para indicação de participantes, a partir de dois participantes basilares, a saber, minha ex Mãe de Santo (Maria Padilha das Almas) e o meu atual Pai de Santo (Tiriri da Encruzilhada). A composição da rede é formada pela presença de pomba-giras e exus dos diferentes domínios da Quimbanda, isto é, kalunga grande, kalunga pequena, Matas, Cruzeiros e Almas. Os dados foram produzidos por entre [vistas] e recorrência aos elementos das autoetnografia. As giras analíticas, por sua vez, foram possíveis pelo agenciamento da técnica de Análise Cultural, bricolada com elementos da Autoetnografia, História Oral e Estudos Culturais. Conforme a ideia de dinamicidade, caractere que define pomba-giras e exus, a escrita, a partir da Quimbanda, foi realizada pela razão do Amor quimbandeiro, aquele que é fugidio, que vive nas memórias, nas experiências e práticas dos terreiros. Assim também é a razoabilidade derivada da subjetividade epistemológica possibilitada pela presença de pomba-giras e exus, em nossas vidas. Uma razão científica que imprime saberes em nossos corpos e consolida dinâmicas educativas que derivam de assentamentos e fundamentos religiosos, os quais consideram experiências socioculturais, das religiões de vertente e/ ou matriz africana. Pomba-giras e Exus são propositivos da gira, da incerteza, da transformação, enquanto elementos fundamentais para compreensão de uma prática educativa dos terreiros, implicados na simbologia do corpo como lócus das relações de ensino-aprendizagem, isso porque, é sobre eles que são investidas as ferramentas e técnicas de saber.
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A organização e escritura do texto foi definida, a partir das encruzilhadas de aparecimento nas narrativas da rede de colaboradores, a qual foi formada pelo espaço conferido para indicação de participantes, a partir de dois participantes basilares, a saber, minha ex Mãe de Santo (Maria Padilha das Almas) e o meu atual Pai de Santo (Tiriri da Encruzilhada). A composição da rede é formada pela presença de pomba-giras e exus dos diferentes domínios da Quimbanda, isto é, kalunga grande, kalunga pequena, Matas, Cruzeiros e Almas. Os dados foram produzidos por entre [vistas] e recorrência aos elementos das autoetnografia. As giras analíticas, por sua vez, foram possíveis pelo agenciamento da técnica de Análise Cultural, bricolada com elementos da Autoetnografia, História Oral e Estudos Culturais. Conforme a ideia de dinamicidade, caractere que define pomba-giras e exus, a escrita, a partir da Quimbanda, foi realizada pela razão do Amor quimbandeiro, aquele que é fugidio, que vive nas memórias, nas experiências e práticas dos terreiros. Assim também é a razoabilidade derivada da subjetividade epistemológica possibilitada pela presença de pomba-giras e exus, em nossas vidas. Uma razão científica que imprime saberes em nossos corpos e consolida dinâmicas educativas que derivam de assentamentos e fundamentos religiosos, os quais consideram experiências socioculturais, das religiões de vertente e/ ou matriz africana. Pomba-giras e Exus são propositivos da gira, da incerteza, da transformação, enquanto elementos fundamentais para compreensão de uma prática educativa dos terreiros, implicados na simbologia do corpo como lócus das relações de ensino-aprendizagem, isso porque, é sobre eles que são investidas as ferramentas e técnicas de saber.By what paths through research writing is it possible to settle an Education quimbandeira? This is the question that drove the writing of this thesis. From this concern my investigative enterprise remained guided by the objective of knowing how the relationships between the elements pedagogical activities present in the rituals and knowledge are developed in Quimbanda terreiros in the southern region of Rio Grande do Sul. The organization and writing of the text was defined, from the crossroads of appearance in the narratives of the network of collaborators, which was formed by the space conferred for the indication of participants, from two basic participants, namely, my ex Mother of Saint (Maria Padilha das Almas) and my current Father of Saint (Tiriri da Encruzilhada). The composition of the network is formed by the presence of pomba-giras and exus of the different domains of Quimbanda, that is, kalunga grande, kalunga pequena, Matas, Cruzeiros and Almas. The analytical giras were possible by the agency of the Cultural Analysis technique, bricolada with elements of Autoethnography, Oral History and Cultural Studies. According to the idea of dynamism, character that defines pomba-giras and exus, the writing, from Quimbanda, was carried out by the reason of the Quimbandeiro Love, the one who is a fugitive, who lives in the memories, experiences and practices of the terreiros. So too is the reasonableness derived from epistemological subjectivity made possible by the presence of pomba-giras and exus in our lives. A scientific reason that imprints knowledge on our bodies and consolidates educational dynamics that they derive from religious settlements and foundations, which consider sociocultural experiences, from the african and/or matrix religions. Pomba-giras and Exus are propositions of the gira, uncertainty, transformation, as fundamental elements for understanding an educational practice of the terreiros, implied in the symbology of the body as locus of teaching-learning relations, that's because, it's about them that the tools and techniques of knowing are invested.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONALEducaçãoCulturasQuimbandaTerreirosNarrativasEducationCulturesNarratives“É um mal de amor”: narrativas que forjam uma educação quimbandeira"It's an evil of Love": narratives that forge a Quimbandeira Educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisBussoletti, Denise MarcosSoares, Rodrigo Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese RODRIGO LEMOS SOARES.pdf.txtTese RODRIGO LEMOS SOARES.pdf.txtExtracted texttext/plain408887http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9504/6/Tese%20RODRIGO%20LEMOS%20SOARES.pdf.txtbea38ccf28cd1140eb562219f52879baMD56open accessTHUMBNAILTese RODRIGO LEMOS SOARES.pdf.jpgTese RODRIGO LEMOS SOARES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2172http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9504/7/Tese%20RODRIGO%20LEMOS%20SOARES.pdf.jpg83af5d6d6645883b1d5889ae11879c52MD57open accessORIGINALTese RODRIGO LEMOS SOARES.pdfTese RODRIGO LEMOS SOARES.pdfapplication/pdf2058884http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9504/1/Tese%20RODRIGO%20LEMOS%20SOARES.pdf4b14e873296cd1ed3f104e710ce73877MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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