Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco.

Bibliographic Details
Main Author: Cenci, Adriane
Publication Date: 2020
Other Authors: Vilas Bôas, Daniela, Damiani, Magda Floriana
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Download full: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5769
http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.7323
Summary: O artigo examina uma intervenção formativa, realizada em uma escola, com um grupo de professores que estreava na inclusão de alunos com deficiência em suas turmas e estava apresentando dificuldades. A intervenção buscou ampliar a compreensão sobre inclusão e, consequentemente, a mudança das práticas em relação aos alunos incluídos. Foram realizadas 10 sessões, de março a dezembro de 2014, planejadas a partir da proposta de aprendizagem expansiva, definida por Engeström. A análise foi organizada com base nas ações do ciclo de aprendizagem expansiva: questionamento, análise, modelagem da nova solução, exame do novo modelo, implementação do novo modelo, reflexão sobre o processo e consolidação da nova prática. Foram desenvolvidas, durante a intervenção, três ações capazes de produzir a aprendizagem expansiva: protocolo de organização da inclusão na escola, agenda para os alunos incluídos e estabelecimento de trabalho coordenado entre professores da sala regular e da sala de recursos. Ao final da intervenção, constatou-se que nenhuma das três consolidou-se. Concluiu-se que, para haver transformação, seria necessário desenvolvimento de agency, de engajamento dos sujeitos no processo de mudança, o que não aconteceu.
id UFPL_ee78e63726f0a916636111c5b3fad89e
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5769
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-09T22:52:54Z2020-06-09T22:52:54Z2020CENCI, Adriane, VILAS BÔAS, Daniela, DAMIANI, Magda Floriana. Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. AVANCES EN PSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 38, n.1, p.118-134, 2020. Disponível em: <https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/7323>. Acesso em: 08/06/2020.2145-4515http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5769http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.7323O artigo examina uma intervenção formativa, realizada em uma escola, com um grupo de professores que estreava na inclusão de alunos com deficiência em suas turmas e estava apresentando dificuldades. A intervenção buscou ampliar a compreensão sobre inclusão e, consequentemente, a mudança das práticas em relação aos alunos incluídos. Foram realizadas 10 sessões, de março a dezembro de 2014, planejadas a partir da proposta de aprendizagem expansiva, definida por Engeström. A análise foi organizada com base nas ações do ciclo de aprendizagem expansiva: questionamento, análise, modelagem da nova solução, exame do novo modelo, implementação do novo modelo, reflexão sobre o processo e consolidação da nova prática. Foram desenvolvidas, durante a intervenção, três ações capazes de produzir a aprendizagem expansiva: protocolo de organização da inclusão na escola, agenda para os alunos incluídos e estabelecimento de trabalho coordenado entre professores da sala regular e da sala de recursos. Ao final da intervenção, constatou-se que nenhuma das três consolidou-se. Concluiu-se que, para haver transformação, seria necessário desenvolvimento de agency, de engajamento dos sujeitos no processo de mudança, o que não aconteceu.porUniversidad del RosarioInclusão escolarAprendizagem expansivaFormação de professoresIntervenção formativaSchool inclusionExpansive learningTeachers’ trainingFormative interventionInclusión escolarAprendizaje expansivoFormación de profesoresIntervención formativaAnálise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco.Análisis de aprendizaje expansivo en intervención formativa: la inclusión de alumnos con discapacidad en los últimos años de la enseñanza primaria en cuestión.The Analysis of Expansive Learning in a Formative Intervention: The Inclusion of Students with Disabilities in the Final Years of a Primary School.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCenci, AdrianeVilas Bôas, DanielaDamiani, Magda Florianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAnalise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.txtAnalise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.txtExtracted texttext/plain65528http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/6/Analise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.txt6a200ffa3dfde9910d7a8799d291504cMD56open accessTHUMBNAILAnalise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.jpgAnalise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1591http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/7/Analise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.jpg3a756659d5763063410f8cd6bd9e165eMD57open accessORIGINALAnalise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdfAnalise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdfapplication/pdf376282http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/1/Analise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf09094cfb7a27d45d6beecc8dfaee9054MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/57692023-07-13 03:00:10.58open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5769VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:00:10Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Análisis de aprendizaje expansivo en intervención formativa: la inclusión de alumnos con discapacidad en los últimos años de la enseñanza primaria en cuestión.
The Analysis of Expansive Learning in a Formative Intervention: The Inclusion of Students with Disabilities in the Final Years of a Primary School.
title Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco.
spellingShingle Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco.
Cenci, Adriane
Inclusão escolar
Aprendizagem expansiva
Formação de professores
Intervenção formativa
School inclusion
Expansive learning
Teachers’ training
Formative intervention
Inclusión escolar
Aprendizaje expansivo
Formación de profesores
Intervención formativa
title_short Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco.
title_full Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco.
title_fullStr Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco.
title_full_unstemmed Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco.
title_sort Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco.
author Cenci, Adriane
author_facet Cenci, Adriane
Vilas Bôas, Daniela
Damiani, Magda Floriana
author_role author
author2 Vilas Bôas, Daniela
Damiani, Magda Floriana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cenci, Adriane
Vilas Bôas, Daniela
Damiani, Magda Floriana
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Aprendizagem expansiva
Formação de professores
Intervenção formativa
School inclusion
Expansive learning
Teachers’ training
Formative intervention
Inclusión escolar
Aprendizaje expansivo
Formación de profesores
Intervención formativa
topic Inclusão escolar
Aprendizagem expansiva
Formação de professores
Intervenção formativa
School inclusion
Expansive learning
Teachers’ training
Formative intervention
Inclusión escolar
Aprendizaje expansivo
Formación de profesores
Intervención formativa
description O artigo examina uma intervenção formativa, realizada em uma escola, com um grupo de professores que estreava na inclusão de alunos com deficiência em suas turmas e estava apresentando dificuldades. A intervenção buscou ampliar a compreensão sobre inclusão e, consequentemente, a mudança das práticas em relação aos alunos incluídos. Foram realizadas 10 sessões, de março a dezembro de 2014, planejadas a partir da proposta de aprendizagem expansiva, definida por Engeström. A análise foi organizada com base nas ações do ciclo de aprendizagem expansiva: questionamento, análise, modelagem da nova solução, exame do novo modelo, implementação do novo modelo, reflexão sobre o processo e consolidação da nova prática. Foram desenvolvidas, durante a intervenção, três ações capazes de produzir a aprendizagem expansiva: protocolo de organização da inclusão na escola, agenda para os alunos incluídos e estabelecimento de trabalho coordenado entre professores da sala regular e da sala de recursos. Ao final da intervenção, constatou-se que nenhuma das três consolidou-se. Concluiu-se que, para haver transformação, seria necessário desenvolvimento de agency, de engajamento dos sujeitos no processo de mudança, o que não aconteceu.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-09T22:52:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-09T22:52:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CENCI, Adriane, VILAS BÔAS, Daniela, DAMIANI, Magda Floriana. Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. AVANCES EN PSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 38, n.1, p.118-134, 2020. Disponível em: <https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/7323>. Acesso em: 08/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5769
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2145-4515
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.7323
identifier_str_mv CENCI, Adriane, VILAS BÔAS, Daniela, DAMIANI, Magda Floriana. Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. AVANCES EN PSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 38, n.1, p.118-134, 2020. Disponível em: <https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/7323>. Acesso em: 08/06/2020.
2145-4515
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5769
http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.7323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad del Rosario
publisher.none.fl_str_mv Universidad del Rosario
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/6/Analise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/7/Analise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/1/Analise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a200ffa3dfde9910d7a8799d291504c
3a756659d5763063410f8cd6bd9e165e
09094cfb7a27d45d6beecc8dfaee9054
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797767439170142208