Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5769 http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.7323 |
Resumo: | O artigo examina uma intervenção formativa, realizada em uma escola, com um grupo de professores que estreava na inclusão de alunos com deficiência em suas turmas e estava apresentando dificuldades. A intervenção buscou ampliar a compreensão sobre inclusão e, consequentemente, a mudança das práticas em relação aos alunos incluídos. Foram realizadas 10 sessões, de março a dezembro de 2014, planejadas a partir da proposta de aprendizagem expansiva, definida por Engeström. A análise foi organizada com base nas ações do ciclo de aprendizagem expansiva: questionamento, análise, modelagem da nova solução, exame do novo modelo, implementação do novo modelo, reflexão sobre o processo e consolidação da nova prática. Foram desenvolvidas, durante a intervenção, três ações capazes de produzir a aprendizagem expansiva: protocolo de organização da inclusão na escola, agenda para os alunos incluídos e estabelecimento de trabalho coordenado entre professores da sala regular e da sala de recursos. Ao final da intervenção, constatou-se que nenhuma das três consolidou-se. Concluiu-se que, para haver transformação, seria necessário desenvolvimento de agency, de engajamento dos sujeitos no processo de mudança, o que não aconteceu. |
id |
UFPL_ee78e63726f0a916636111c5b3fad89e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5769 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-06-09T22:52:54Z2020-06-09T22:52:54Z2020CENCI, Adriane, VILAS BÔAS, Daniela, DAMIANI, Magda Floriana. Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. AVANCES EN PSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 38, n.1, p.118-134, 2020. Disponível em: <https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/7323>. Acesso em: 08/06/2020.2145-4515http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5769http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.7323O artigo examina uma intervenção formativa, realizada em uma escola, com um grupo de professores que estreava na inclusão de alunos com deficiência em suas turmas e estava apresentando dificuldades. A intervenção buscou ampliar a compreensão sobre inclusão e, consequentemente, a mudança das práticas em relação aos alunos incluídos. Foram realizadas 10 sessões, de março a dezembro de 2014, planejadas a partir da proposta de aprendizagem expansiva, definida por Engeström. A análise foi organizada com base nas ações do ciclo de aprendizagem expansiva: questionamento, análise, modelagem da nova solução, exame do novo modelo, implementação do novo modelo, reflexão sobre o processo e consolidação da nova prática. Foram desenvolvidas, durante a intervenção, três ações capazes de produzir a aprendizagem expansiva: protocolo de organização da inclusão na escola, agenda para os alunos incluídos e estabelecimento de trabalho coordenado entre professores da sala regular e da sala de recursos. Ao final da intervenção, constatou-se que nenhuma das três consolidou-se. Concluiu-se que, para haver transformação, seria necessário desenvolvimento de agency, de engajamento dos sujeitos no processo de mudança, o que não aconteceu.porUniversidad del RosarioInclusão escolarAprendizagem expansivaFormação de professoresIntervenção formativaSchool inclusionExpansive learningTeachers’ trainingFormative interventionInclusión escolarAprendizaje expansivoFormación de profesoresIntervención formativaAnálise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco.Análisis de aprendizaje expansivo en intervención formativa: la inclusión de alumnos con discapacidad en los últimos años de la enseñanza primaria en cuestión.The Analysis of Expansive Learning in a Formative Intervention: The Inclusion of Students with Disabilities in the Final Years of a Primary School.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCenci, AdrianeVilas Bôas, DanielaDamiani, Magda Florianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAnalise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.txtAnalise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.txtExtracted texttext/plain65528http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/6/Analise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.txt6a200ffa3dfde9910d7a8799d291504cMD56open accessTHUMBNAILAnalise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.jpgAnalise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1591http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/7/Analise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.jpg3a756659d5763063410f8cd6bd9e165eMD57open accessORIGINALAnalise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdfAnalise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdfapplication/pdf376282http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/1/Analise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf09094cfb7a27d45d6beecc8dfaee9054MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/57692023-07-13 03:00:10.58open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5769VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:00:10Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Análisis de aprendizaje expansivo en intervención formativa: la inclusión de alumnos con discapacidad en los últimos años de la enseñanza primaria en cuestión. The Analysis of Expansive Learning in a Formative Intervention: The Inclusion of Students with Disabilities in the Final Years of a Primary School. |
title |
Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. |
spellingShingle |
Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. Cenci, Adriane Inclusão escolar Aprendizagem expansiva Formação de professores Intervenção formativa School inclusion Expansive learning Teachers’ training Formative intervention Inclusión escolar Aprendizaje expansivo Formación de profesores Intervención formativa |
title_short |
Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. |
title_full |
Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. |
title_fullStr |
Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. |
title_full_unstemmed |
Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. |
title_sort |
Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. |
author |
Cenci, Adriane |
author_facet |
Cenci, Adriane Vilas Bôas, Daniela Damiani, Magda Floriana |
author_role |
author |
author2 |
Vilas Bôas, Daniela Damiani, Magda Floriana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cenci, Adriane Vilas Bôas, Daniela Damiani, Magda Floriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Aprendizagem expansiva Formação de professores Intervenção formativa School inclusion Expansive learning Teachers’ training Formative intervention Inclusión escolar Aprendizaje expansivo Formación de profesores Intervención formativa |
topic |
Inclusão escolar Aprendizagem expansiva Formação de professores Intervenção formativa School inclusion Expansive learning Teachers’ training Formative intervention Inclusión escolar Aprendizaje expansivo Formación de profesores Intervención formativa |
description |
O artigo examina uma intervenção formativa, realizada em uma escola, com um grupo de professores que estreava na inclusão de alunos com deficiência em suas turmas e estava apresentando dificuldades. A intervenção buscou ampliar a compreensão sobre inclusão e, consequentemente, a mudança das práticas em relação aos alunos incluídos. Foram realizadas 10 sessões, de março a dezembro de 2014, planejadas a partir da proposta de aprendizagem expansiva, definida por Engeström. A análise foi organizada com base nas ações do ciclo de aprendizagem expansiva: questionamento, análise, modelagem da nova solução, exame do novo modelo, implementação do novo modelo, reflexão sobre o processo e consolidação da nova prática. Foram desenvolvidas, durante a intervenção, três ações capazes de produzir a aprendizagem expansiva: protocolo de organização da inclusão na escola, agenda para os alunos incluídos e estabelecimento de trabalho coordenado entre professores da sala regular e da sala de recursos. Ao final da intervenção, constatou-se que nenhuma das três consolidou-se. Concluiu-se que, para haver transformação, seria necessário desenvolvimento de agency, de engajamento dos sujeitos no processo de mudança, o que não aconteceu. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-09T22:52:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-09T22:52:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CENCI, Adriane, VILAS BÔAS, Daniela, DAMIANI, Magda Floriana. Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. AVANCES EN PSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 38, n.1, p.118-134, 2020. Disponível em: <https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/7323>. Acesso em: 08/06/2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5769 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2145-4515 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.7323 |
identifier_str_mv |
CENCI, Adriane, VILAS BÔAS, Daniela, DAMIANI, Magda Floriana. Análise de aprendizagem expansiva em intervenção formativa: a inclusão de alunos com deficiência nas séries finais do ensino fundamental em foco. AVANCES EN PSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 38, n.1, p.118-134, 2020. Disponível em: <https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/7323>. Acesso em: 08/06/2020. 2145-4515 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5769 http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.7323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad del Rosario |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad del Rosario |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/6/Analise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/7/Analise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/1/Analise_de_aprendizagem_expansiva_em_intervencao_formativa.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5769/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a200ffa3dfde9910d7a8799d291504c 3a756659d5763063410f8cd6bd9e165e 09094cfb7a27d45d6beecc8dfaee9054 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1797767439170142208 |