CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ra'e Ga (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36088 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo discutir e pensar sobre a cartografia escolar e o ensino de geografia na atualidade a partir de práticas artísticas realizadas no contexto de uma disciplina ofertada em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp-Rio Claro. Na condição de aluna da referida disciplina a autora deste artigo pôde vivenciar o potencial da aproximação entre arte e cartografia, arriscando-se como cartógrafa-artista/artista-cartógrafa, para fazer proliferar novos pensamentos sobre os mapas e suas educações e geografias no mundo de hoje. Tendo como eixo três obras criadas no decorrer do curso, o texto procura tecer algumas pontes entre a cartografia e o currículo escolar na atualidade, a partir de autores como Seemann (2012), Oliveira Jr. (2012), Pickles (2004) e outros. Assim, discorre sobre os novos contornos que os mapas adquirem por meio da arte e das novas tecnologias e, seus possíveis desdobramentos para a sala de aula. Como conclusão, o texto aponta a importância de se criar novas linhas de estudo para reinventar o espaço e os modos de ensiná-lo. |
id |
UFPR-11_d81308ccbd5214a2de552179d5ddd63b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/36088 |
network_acronym_str |
UFPR-11 |
network_name_str |
Ra'e Ga (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADEpráticas artísticas; cartografia escolar; novas tecnologias; ensino de geografia; modernidade.O presente texto tem como objetivo discutir e pensar sobre a cartografia escolar e o ensino de geografia na atualidade a partir de práticas artísticas realizadas no contexto de uma disciplina ofertada em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp-Rio Claro. Na condição de aluna da referida disciplina a autora deste artigo pôde vivenciar o potencial da aproximação entre arte e cartografia, arriscando-se como cartógrafa-artista/artista-cartógrafa, para fazer proliferar novos pensamentos sobre os mapas e suas educações e geografias no mundo de hoje. Tendo como eixo três obras criadas no decorrer do curso, o texto procura tecer algumas pontes entre a cartografia e o currículo escolar na atualidade, a partir de autores como Seemann (2012), Oliveira Jr. (2012), Pickles (2004) e outros. Assim, discorre sobre os novos contornos que os mapas adquirem por meio da arte e das novas tecnologias e, seus possíveis desdobramentos para a sala de aula. Como conclusão, o texto aponta a importância de se criar novas linhas de estudo para reinventar o espaço e os modos de ensiná-lo.UFPRCanto, Tânia Seneme do2014-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/3608810.5380/raega.v30i0.36088RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 30 (2014); 131-145RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 30 (2014); 131-1452177-27381516-413610.5380/raega.v30i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36088/22271https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36088/22272info:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-18T20:28:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/36088Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2018-06-18T20:28:43Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE |
title |
CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE |
spellingShingle |
CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE Canto, Tânia Seneme do práticas artísticas; cartografia escolar; novas tecnologias; ensino de geografia; modernidade. |
title_short |
CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE |
title_full |
CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE |
title_fullStr |
CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE |
title_full_unstemmed |
CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE |
title_sort |
CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE |
author |
Canto, Tânia Seneme do |
author_facet |
Canto, Tânia Seneme do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canto, Tânia Seneme do |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
práticas artísticas; cartografia escolar; novas tecnologias; ensino de geografia; modernidade. |
topic |
práticas artísticas; cartografia escolar; novas tecnologias; ensino de geografia; modernidade. |
description |
O presente texto tem como objetivo discutir e pensar sobre a cartografia escolar e o ensino de geografia na atualidade a partir de práticas artísticas realizadas no contexto de uma disciplina ofertada em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp-Rio Claro. Na condição de aluna da referida disciplina a autora deste artigo pôde vivenciar o potencial da aproximação entre arte e cartografia, arriscando-se como cartógrafa-artista/artista-cartógrafa, para fazer proliferar novos pensamentos sobre os mapas e suas educações e geografias no mundo de hoje. Tendo como eixo três obras criadas no decorrer do curso, o texto procura tecer algumas pontes entre a cartografia e o currículo escolar na atualidade, a partir de autores como Seemann (2012), Oliveira Jr. (2012), Pickles (2004) e outros. Assim, discorre sobre os novos contornos que os mapas adquirem por meio da arte e das novas tecnologias e, seus possíveis desdobramentos para a sala de aula. Como conclusão, o texto aponta a importância de se criar novas linhas de estudo para reinventar o espaço e os modos de ensiná-lo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36088 10.5380/raega.v30i0.36088 |
url |
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36088 |
identifier_str_mv |
10.5380/raega.v30i0.36088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36088/22271 https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36088/22272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 30 (2014); 131-145 RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 30 (2014); 131-145 2177-2738 1516-4136 10.5380/raega.v30i0 reponame:Ra'e Ga (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ra'e Ga (Online) |
collection |
Ra'e Ga (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||raega@ufpr.br |
_version_ |
1799712045741899776 |