Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto, Tânia Seneme do [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/123662
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/15-05-2014/000830494.pdf
Resumo: With the need of rethinking contemporary educative practices using maps, the present work had as its goal to investigate how new technologies participate on mappings and geographies which emerges from mapping practices developed by young students who are attending to a graduate program for geography teachers. For that, during the research, two cartographic activities experiences were proposed trying to explore with those subjects new characteristics that rose on maps through digital technologies. Based on a new theoretical perspective which conceives map as process and practice, we understand that those interactions made by future teachers during the activities experiences were able to indicate new paths that cartography may take within classroom interfacing technologies
id UNSP_44eb274ff21518321b85461e75d32a28
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/123662
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidadeCartographyCartografiaMapeamento digitalTecnologia educacionalCartografia - Estudo e ensinoGeografia - Estudo e ensinoWith the need of rethinking contemporary educative practices using maps, the present work had as its goal to investigate how new technologies participate on mappings and geographies which emerges from mapping practices developed by young students who are attending to a graduate program for geography teachers. For that, during the research, two cartographic activities experiences were proposed trying to explore with those subjects new characteristics that rose on maps through digital technologies. Based on a new theoretical perspective which conceives map as process and practice, we understand that those interactions made by future teachers during the activities experiences were able to indicate new paths that cartography may take within classroom interfacing technologiesTendo em vista a necessidade de repensarmos as práticas educativas realizadas com os mapas na contemporaneidade, esta pesquisa teve como objetivo investigar de que maneira as novas tecnologias participam dos mapas e geografias que emergem das práticas de mapeamento desenvolvidas por jovens estudantes de um curso de formação de professores de geografia. Para tanto, foram propostas, ao longo da pesquisa, duas atividades experiências cartográficas que buscaram explorar com estes sujeitos as novas características adquiridas pelos mapas por meio das tecnologias digitais. Baseando-se em uma nova perspectiva teórica que concebe o mapa como processo e prática, entendemos que as interações estabelecidas pelos futuros professores nas atividades experiências empreendidas foram capazes de nos indicar os novos rumos que a cartografia pode tomar em sala de aula na interface com as tecnologiasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Rosângela Doin de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Canto, Tânia Seneme do [UNESP]2015-06-17T19:33:34Z2015-06-17T19:33:34Z2014-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis116 f. : il., tabs.application/pdfCANTO, Tânia Seneme do. Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade. 2014. 116 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.http://hdl.handle.net/11449/123662000830494http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/15-05-2014/000830494.pdf33004137004P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-28T06:06:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/123662Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:14:08.331843Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade
title Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade
spellingShingle Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade
Canto, Tânia Seneme do [UNESP]
Cartography
Cartografia
Mapeamento digital
Tecnologia educacional
Cartografia - Estudo e ensino
Geografia - Estudo e ensino
title_short Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade
title_full Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade
title_fullStr Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade
title_full_unstemmed Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade
title_sort Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade
author Canto, Tânia Seneme do [UNESP]
author_facet Canto, Tânia Seneme do [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Rosângela Doin de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto, Tânia Seneme do [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cartography
Cartografia
Mapeamento digital
Tecnologia educacional
Cartografia - Estudo e ensino
Geografia - Estudo e ensino
topic Cartography
Cartografia
Mapeamento digital
Tecnologia educacional
Cartografia - Estudo e ensino
Geografia - Estudo e ensino
description With the need of rethinking contemporary educative practices using maps, the present work had as its goal to investigate how new technologies participate on mappings and geographies which emerges from mapping practices developed by young students who are attending to a graduate program for geography teachers. For that, during the research, two cartographic activities experiences were proposed trying to explore with those subjects new characteristics that rose on maps through digital technologies. Based on a new theoretical perspective which conceives map as process and practice, we understand that those interactions made by future teachers during the activities experiences were able to indicate new paths that cartography may take within classroom interfacing technologies
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-23
2015-06-17T19:33:34Z
2015-06-17T19:33:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CANTO, Tânia Seneme do. Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade. 2014. 116 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/123662
000830494
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/15-05-2014/000830494.pdf
33004137004P0
identifier_str_mv CANTO, Tânia Seneme do. Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade. 2014. 116 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
000830494
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/123662
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/15-05-2014/000830494.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 116 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128622961098752