APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59024 |
Resumo: | Objetivo: este estudo tem como objetivo conhecer as contribuições da aprendizagem experiencialpara a conquista das competências gerais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais deEnfermagem.Método: realizou-se revisão integrativa, no período de janeiro de 2013 a agosto de 2017.Resultados: para sistematizar a discussão dos resultados, os 43 artigos selecionados foramapresentados a partir das competências gerais definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.Conclusão: Evidenciou-se que a aprendizagem experiencial como estratégia de ensino eaprendizagem na enfermagem e suas contribuições alcançam as competências e habilidadesgerais definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A habilidade de Atenção à saúde foi amais abordada nos estudos. Ressalta-se que a aprendizagem experiencial é potencializada quandoatinge pensamento crítico-reflexivo na formação profissional. A simulação, abordada nos artigosselecionados, foi a metodologia efetiva de ensino para estudantes de enfermagem. |
id |
UFPR-15_79518605c5819952197566ac547dd9b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/59024 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURAEXPERIENTIAL LEARNING AND NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES FOR NURSING UNDERGRADUATE COURSES: INTEGRATIVE REVIEW OF THE LITERATUREAPRENDIZAJE EXPERIENCIAL Y DIRECTRICES CURRICULARES NACIONALES DE ENFERMERÍA: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LITERATURANursing Education, Competency-Based Education, Nursing, Teaching, Learning.Educación en Enfermería; Educación Basada en Competencias; Enfermería; Enseñanza; Aprendizaje.Educação em Enfermagem, Educação Baseada em Competências, Enfermagem, Ensino, Aprendizagem.Objetivo: este estudo tem como objetivo conhecer as contribuições da aprendizagem experiencialpara a conquista das competências gerais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais deEnfermagem.Método: realizou-se revisão integrativa, no período de janeiro de 2013 a agosto de 2017.Resultados: para sistematizar a discussão dos resultados, os 43 artigos selecionados foramapresentados a partir das competências gerais definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.Conclusão: Evidenciou-se que a aprendizagem experiencial como estratégia de ensino eaprendizagem na enfermagem e suas contribuições alcançam as competências e habilidadesgerais definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A habilidade de Atenção à saúde foi amais abordada nos estudos. Ressalta-se que a aprendizagem experiencial é potencializada quandoatinge pensamento crítico-reflexivo na formação profissional. A simulação, abordada nos artigosselecionados, foi a metodologia efetiva de ensino para estudantes de enfermagem.Objetivo: El objetivo del estudio apunta a conocer los aportes del aprendizaje experienciala la consecución de las competencias generales previstas en las Directrices CurricularesNacionales de Enfermería.Método: Se efectuó una revisión integrativa de literatura, entre enero de 2013 y agosto de2017.Resultados: Para sistematizar la discusión de los resultados, los 43 artículos seleccionadosfueron presentados en función de las competencias generales definidas en las DirectricesCurriculares Nacionales.Conclusión: Se evidenció que el aprendizaje experiencial, como estrategia de enseñanza yaprendizaje en enfermería y sus contribuciones, satisfacen las competencias y habilidadesgenerales definidas por las Directrices Curriculares Nacionales. La habilidad de Atenciónde Salud fue la más abordada en los estudios. Se resalta que el aprendizaje experiencialse potencia cuanto propicia el pensamiento crítico-reflexivo en la formación profesional. Lasimulación, abordada en los artículos seleccionados, fue la metodología de enseñanza másefectiva para los estudiantes de enfermería.Objective: The present study aims to gain insight on the contributions of experiential learningto the achievement of the general competencies provided for in the National CurriculumGuidelines for Nursing Undergraduate Courses.Method: An integrative review was conducted from January 2013 to August 2017.Results: For the systematization of the discussion of the results, the presentation of the 43selected articles was based on the general competencies set out in the National CurriculumGuidelines.Conclusion: Experiential learning as a teaching and learning strategy in nursing and itscontributions are consistent with the general competencies and skills set out in the NationalCurriculum Guidelines. The Health Care skill was the most covered skill in all the studies. It isnoteworthy that experiential learning is maximized when it reaches critical-reflective thinkingin vocational training. The simulation addressed in the selected articles was an effectiveteaching methodology for nursing students.Universidade Federal do ParanáBresolin, PaulaMartini, Jussara GueLazzari, Daniele DelacanalGalindo, Isis da SilvaRodrigues, JefersonBarbosa, Maria Helena Pires Araújo2019-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5902410.5380/ce.v24i0.59024Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)2176-91331414-853610.5380/ce.v24i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59024/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59024/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/34266https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/34268https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/34270https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/40685https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/40687https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/40715https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:09:39Zoai:revistas.ufpr.br:article/59024Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:09:39Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA EXPERIENTIAL LEARNING AND NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES FOR NURSING UNDERGRADUATE COURSES: INTEGRATIVE REVIEW OF THE LITERATURE APRENDIZAJE EXPERIENCIAL Y DIRECTRICES CURRICULARES NACIONALES DE ENFERMERÍA: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LITERATURA |
title |
APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA Bresolin, Paula Nursing Education, Competency-Based Education, Nursing, Teaching, Learning. Educación en Enfermería; Educación Basada en Competencias; Enfermería; Enseñanza; Aprendizaje. Educação em Enfermagem, Educação Baseada em Competências, Enfermagem, Ensino, Aprendizagem. |
title_short |
APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA |
title_full |
APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA |
title_sort |
APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA |
author |
Bresolin, Paula |
author_facet |
Bresolin, Paula Martini, Jussara Gue Lazzari, Daniele Delacanal Galindo, Isis da Silva Rodrigues, Jeferson Barbosa, Maria Helena Pires Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Martini, Jussara Gue Lazzari, Daniele Delacanal Galindo, Isis da Silva Rodrigues, Jeferson Barbosa, Maria Helena Pires Araújo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bresolin, Paula Martini, Jussara Gue Lazzari, Daniele Delacanal Galindo, Isis da Silva Rodrigues, Jeferson Barbosa, Maria Helena Pires Araújo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nursing Education, Competency-Based Education, Nursing, Teaching, Learning. Educación en Enfermería; Educación Basada en Competencias; Enfermería; Enseñanza; Aprendizaje. Educação em Enfermagem, Educação Baseada em Competências, Enfermagem, Ensino, Aprendizagem. |
topic |
Nursing Education, Competency-Based Education, Nursing, Teaching, Learning. Educación en Enfermería; Educación Basada en Competencias; Enfermería; Enseñanza; Aprendizaje. Educação em Enfermagem, Educação Baseada em Competências, Enfermagem, Ensino, Aprendizagem. |
description |
Objetivo: este estudo tem como objetivo conhecer as contribuições da aprendizagem experiencialpara a conquista das competências gerais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais deEnfermagem.Método: realizou-se revisão integrativa, no período de janeiro de 2013 a agosto de 2017.Resultados: para sistematizar a discussão dos resultados, os 43 artigos selecionados foramapresentados a partir das competências gerais definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.Conclusão: Evidenciou-se que a aprendizagem experiencial como estratégia de ensino eaprendizagem na enfermagem e suas contribuições alcançam as competências e habilidadesgerais definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A habilidade de Atenção à saúde foi amais abordada nos estudos. Ressalta-se que a aprendizagem experiencial é potencializada quandoatinge pensamento crítico-reflexivo na formação profissional. A simulação, abordada nos artigosselecionados, foi a metodologia efetiva de ensino para estudantes de enfermagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59024 10.5380/ce.v24i0.59024 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59024 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v24i0.59024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59024/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59024/pdf_en https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/34266 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/34268 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/34270 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/40685 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/40687 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/40715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019) Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019) Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v24i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068303451029504 |