APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bresolin, Paula
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martini, Jussara Gue, Lazzari, Daniele Delacanal, Galindo, Isis da Silva, Rodrigues, Jeferson, Barbosa, Maria Helena Pires Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59024
Resumo: Objetivo: este estudo tem como objetivo conhecer as contribuições da aprendizagem experiencialpara a conquista das competências gerais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais deEnfermagem.Método: realizou-se revisão integrativa, no período de janeiro de 2013 a agosto de 2017.Resultados: para sistematizar a discussão dos resultados, os 43 artigos selecionados foramapresentados a partir das competências gerais definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.Conclusão: Evidenciou-se que a aprendizagem experiencial como estratégia de ensino eaprendizagem na enfermagem e suas contribuições alcançam as competências e habilidadesgerais definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A habilidade de Atenção à saúde foi amais abordada nos estudos. Ressalta-se que a aprendizagem experiencial é potencializada quandoatinge pensamento crítico-reflexivo na formação profissional. A simulação, abordada nos artigosselecionados, foi a metodologia efetiva de ensino para estudantes de enfermagem.
id UFPR-15_79518605c5819952197566ac547dd9b0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/59024
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURAEXPERIENTIAL LEARNING AND NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES FOR NURSING UNDERGRADUATE COURSES: INTEGRATIVE REVIEW OF THE LITERATUREAPRENDIZAJE EXPERIENCIAL Y DIRECTRICES CURRICULARES NACIONALES DE ENFERMERÍA: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LITERATURANursing Education, Competency-Based Education, Nursing, Teaching, Learning.Educación en Enfermería; Educación Basada en Competencias; Enfermería; Enseñanza; Aprendizaje.Educação em Enfermagem, Educação Baseada em Competências, Enfermagem, Ensino, Aprendizagem.Objetivo: este estudo tem como objetivo conhecer as contribuições da aprendizagem experiencialpara a conquista das competências gerais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais deEnfermagem.Método: realizou-se revisão integrativa, no período de janeiro de 2013 a agosto de 2017.Resultados: para sistematizar a discussão dos resultados, os 43 artigos selecionados foramapresentados a partir das competências gerais definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.Conclusão: Evidenciou-se que a aprendizagem experiencial como estratégia de ensino eaprendizagem na enfermagem e suas contribuições alcançam as competências e habilidadesgerais definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A habilidade de Atenção à saúde foi amais abordada nos estudos. Ressalta-se que a aprendizagem experiencial é potencializada quandoatinge pensamento crítico-reflexivo na formação profissional. A simulação, abordada nos artigosselecionados, foi a metodologia efetiva de ensino para estudantes de enfermagem.Objetivo: El objetivo del estudio apunta a conocer los aportes del aprendizaje experienciala la consecución de las competencias generales previstas en las Directrices CurricularesNacionales de Enfermería.Método: Se efectuó una revisión integrativa de literatura, entre enero de 2013 y agosto de2017.Resultados: Para sistematizar la discusión de los resultados, los 43 artículos seleccionadosfueron presentados en función de las competencias generales definidas en las DirectricesCurriculares Nacionales.Conclusión: Se evidenció que el aprendizaje experiencial, como estrategia de enseñanza yaprendizaje en enfermería y sus contribuciones, satisfacen las competencias y habilidadesgenerales definidas por las Directrices Curriculares Nacionales. La habilidad de Atenciónde Salud fue la más abordada en los estudios. Se resalta que el aprendizaje experiencialse potencia cuanto propicia el pensamiento crítico-reflexivo en la formación profesional. Lasimulación, abordada en los artículos seleccionados, fue la metodología de enseñanza másefectiva para los estudiantes de enfermería.Objective: The present study aims to gain insight on the contributions of experiential learningto the achievement of the general competencies provided for in the National CurriculumGuidelines for Nursing Undergraduate Courses.Method: An integrative review was conducted from January 2013 to August 2017.Results: For the systematization of the discussion of the results, the presentation of the 43selected articles was based on the general competencies set out in the National CurriculumGuidelines.Conclusion: Experiential learning as a teaching and learning strategy in nursing and itscontributions are consistent with the general competencies and skills set out in the NationalCurriculum Guidelines. The Health Care skill was the most covered skill in all the studies. It isnoteworthy that experiential learning is maximized when it reaches critical-reflective thinkingin vocational training. The simulation addressed in the selected articles was an effectiveteaching methodology for nursing students.Universidade Federal do ParanáBresolin, PaulaMartini, Jussara GueLazzari, Daniele DelacanalGalindo, Isis da SilvaRodrigues, JefersonBarbosa, Maria Helena Pires Araújo2019-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5902410.5380/ce.v24i0.59024Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)2176-91331414-853610.5380/ce.v24i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59024/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59024/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/34266https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/34268https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/34270https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/40685https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/40687https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/40715https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:09:39Zoai:revistas.ufpr.br:article/59024Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:09:39Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
EXPERIENTIAL LEARNING AND NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES FOR NURSING UNDERGRADUATE COURSES: INTEGRATIVE REVIEW OF THE LITERATURE
APRENDIZAJE EXPERIENCIAL Y DIRECTRICES CURRICULARES NACIONALES DE ENFERMERÍA: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LITERATURA
title APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
spellingShingle APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Bresolin, Paula
Nursing Education, Competency-Based Education, Nursing, Teaching, Learning.
Educación en Enfermería; Educación Basada en Competencias; Enfermería; Enseñanza; Aprendizaje.
Educação em Enfermagem, Educação Baseada em Competências, Enfermagem, Ensino, Aprendizagem.
title_short APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
title_full APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
title_fullStr APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
title_sort APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
author Bresolin, Paula
author_facet Bresolin, Paula
Martini, Jussara Gue
Lazzari, Daniele Delacanal
Galindo, Isis da Silva
Rodrigues, Jeferson
Barbosa, Maria Helena Pires Araújo
author_role author
author2 Martini, Jussara Gue
Lazzari, Daniele Delacanal
Galindo, Isis da Silva
Rodrigues, Jeferson
Barbosa, Maria Helena Pires Araújo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Bresolin, Paula
Martini, Jussara Gue
Lazzari, Daniele Delacanal
Galindo, Isis da Silva
Rodrigues, Jeferson
Barbosa, Maria Helena Pires Araújo
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Nursing Education, Competency-Based Education, Nursing, Teaching, Learning.
Educación en Enfermería; Educación Basada en Competencias; Enfermería; Enseñanza; Aprendizaje.
Educação em Enfermagem, Educação Baseada em Competências, Enfermagem, Ensino, Aprendizagem.
topic Nursing Education, Competency-Based Education, Nursing, Teaching, Learning.
Educación en Enfermería; Educación Basada en Competencias; Enfermería; Enseñanza; Aprendizaje.
Educação em Enfermagem, Educação Baseada em Competências, Enfermagem, Ensino, Aprendizagem.
description Objetivo: este estudo tem como objetivo conhecer as contribuições da aprendizagem experiencialpara a conquista das competências gerais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais deEnfermagem.Método: realizou-se revisão integrativa, no período de janeiro de 2013 a agosto de 2017.Resultados: para sistematizar a discussão dos resultados, os 43 artigos selecionados foramapresentados a partir das competências gerais definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.Conclusão: Evidenciou-se que a aprendizagem experiencial como estratégia de ensino eaprendizagem na enfermagem e suas contribuições alcançam as competências e habilidadesgerais definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A habilidade de Atenção à saúde foi amais abordada nos estudos. Ressalta-se que a aprendizagem experiencial é potencializada quandoatinge pensamento crítico-reflexivo na formação profissional. A simulação, abordada nos artigosselecionados, foi a metodologia efetiva de ensino para estudantes de enfermagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59024
10.5380/ce.v24i0.59024
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59024
identifier_str_mv 10.5380/ce.v24i0.59024
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59024/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59024/pdf_en
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/34266
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/34268
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/34270
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/40685
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/40687
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59024/40715
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)
Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)
Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v24i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068303451029504