A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1449 |
Resumo: | Neste relato a Pesquisa Participante é o referencial metodológico impulsionador para o trabalho coletivo empreendido por um grupo de enfermeiras-professoras da disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Das discussões provenientes do processo participativo, que foram alicerçadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica, selecionou-se as concepções e práticas pedagógicas mais relevantes, através da apresentação e discussão das categorias Objetivos, Conteúdos, Metodologia e Avaliação. Concluiu-se que as reflexões produzidas no e com o grupo participante sobre os aspectos pedagógicos repercutiram na concepção e no fazer das docentes envolvidas e que o processo coletivo deve ser contínuo para o aperfeiçoamento pedagógico destes profissionais, agentes educativos preocupados com a formação de futuros enfermeiros críticos e transformadores da realidade. |
id |
USP-38_07a36119a76852313d94a3d8aa5cd0b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1449 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagemLa investigación participativa em la formación didáctico-pedagógica de professores de enfermeríaParticipant-research in the didatic-pedagogical formation of faculty nursespesquisaeducação em enfermagemdocente de enfermagempesquisaenseñanza enfermeríadocente enfermeríaresearchnursing educationnursing facultyNeste relato a Pesquisa Participante é o referencial metodológico impulsionador para o trabalho coletivo empreendido por um grupo de enfermeiras-professoras da disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Das discussões provenientes do processo participativo, que foram alicerçadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica, selecionou-se as concepções e práticas pedagógicas mais relevantes, através da apresentação e discussão das categorias Objetivos, Conteúdos, Metodologia e Avaliação. Concluiu-se que as reflexões produzidas no e com o grupo participante sobre os aspectos pedagógicos repercutiram na concepção e no fazer das docentes envolvidas e que o processo coletivo deve ser contínuo para o aperfeiçoamento pedagógico destes profissionais, agentes educativos preocupados com a formação de futuros enfermeiros críticos e transformadores da realidade.Through the participant-research framework, this collective study was carried out by a group of faculty nurses responsible for the course of Nursing Fundamentals at Londrina State University. Considering the discussion that emerged from the participative process and based on the Historical-Critical Pedagogy, the most relevant concepts and pedagogic practices were selected, through the presentation and discussion of the following categories: Goals, Contents, Methodology and Evaluation. Authors concluded that the reflections emerged by and with the group about pedagogic aspects effected the performance of the involved faculty as well as that the collective process must be continuous in order to support the pedagogic development of these professionals, who are educational agents concerned with the improvement of nurses' formation.En este relato la Investigación Participativa es la referencia metodológica impulsora para el trabajo colectivo emprendido por un grupo de enfermeras-profesoras de la asignatura de Fundamentos de Enfermería de la Universidad Estadual de Londrina. De las discusiones provenientes del proceso participativo, que se basaron en la referencia teórica de la Pedagogía Histórico-Crítica, se seleccionaron los conceptos y prácticas pedagógicas más importantes, a través de la presentación y discusión de las categorías Objetivos, Contenidos, Metodología y Evaluación, se llegó a concluir que las reflexiones producidas, en y con el grupo participante sobre los aspectos pedagógicos, repercutieron en la concepción y en el quehacer de las docentes comprometidas y que el proceso colectivo debe ser continuo para poder capacitar pedagógicamente estas profesionales, los agentes educacionales preocupados con la formación de futuros enfermeros críticos y transformadores de la realidad.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144910.1590/S0104-11692000000200009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 2 (2000); 53-59Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 2 (2000); 53-59Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 2 (2000); 53-591518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1449/1483Guariente, Maria Helena Dantas de MenezesBerbel, Neusi Aparecida Navasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:31:30Zoai:revistas.usp.br:article/1449Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:31:30Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem La investigación participativa em la formación didáctico-pedagógica de professores de enfermería Participant-research in the didatic-pedagogical formation of faculty nurses |
title |
A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem |
spellingShingle |
A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes pesquisa educação em enfermagem docente de enfermagem pesquisa enseñanza enfermería docente enfermería research nursing education nursing faculty |
title_short |
A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem |
title_full |
A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem |
title_fullStr |
A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem |
title_full_unstemmed |
A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem |
title_sort |
A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem |
author |
Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes |
author_facet |
Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes Berbel, Neusi Aparecida Navas |
author_role |
author |
author2 |
Berbel, Neusi Aparecida Navas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes Berbel, Neusi Aparecida Navas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pesquisa educação em enfermagem docente de enfermagem pesquisa enseñanza enfermería docente enfermería research nursing education nursing faculty |
topic |
pesquisa educação em enfermagem docente de enfermagem pesquisa enseñanza enfermería docente enfermería research nursing education nursing faculty |
description |
Neste relato a Pesquisa Participante é o referencial metodológico impulsionador para o trabalho coletivo empreendido por um grupo de enfermeiras-professoras da disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Das discussões provenientes do processo participativo, que foram alicerçadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica, selecionou-se as concepções e práticas pedagógicas mais relevantes, através da apresentação e discussão das categorias Objetivos, Conteúdos, Metodologia e Avaliação. Concluiu-se que as reflexões produzidas no e com o grupo participante sobre os aspectos pedagógicos repercutiram na concepção e no fazer das docentes envolvidas e que o processo coletivo deve ser contínuo para o aperfeiçoamento pedagógico destes profissionais, agentes educativos preocupados com a formação de futuros enfermeiros críticos e transformadores da realidade. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1449 10.1590/S0104-11692000000200009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1449 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692000000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1449/1483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 2 (2000); 53-59 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 2 (2000); 53-59 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 2 (2000); 53-59 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222837203533824 |