A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Berbel, Neusi Aparecida Navas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1449
Resumo: Neste relato a Pesquisa Participante é o referencial metodológico impulsionador para o trabalho coletivo empreendido por um grupo de enfermeiras-professoras da disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Das discussões provenientes do processo participativo, que foram alicerçadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica, selecionou-se as concepções e práticas pedagógicas mais relevantes, através da apresentação e discussão das categorias Objetivos, Conteúdos, Metodologia e Avaliação. Concluiu-se que as reflexões produzidas no e com o grupo participante sobre os aspectos pedagógicos repercutiram na concepção e no fazer das docentes envolvidas e que o processo coletivo deve ser contínuo para o aperfeiçoamento pedagógico destes profissionais, agentes educativos preocupados com a formação de futuros enfermeiros críticos e transformadores da realidade.
id USP-38_07a36119a76852313d94a3d8aa5cd0b5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1449
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagemLa investigación participativa em la formación didáctico-pedagógica de professores de enfermeríaParticipant-research in the didatic-pedagogical formation of faculty nursespesquisaeducação em enfermagemdocente de enfermagempesquisaenseñanza enfermeríadocente enfermeríaresearchnursing educationnursing facultyNeste relato a Pesquisa Participante é o referencial metodológico impulsionador para o trabalho coletivo empreendido por um grupo de enfermeiras-professoras da disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Das discussões provenientes do processo participativo, que foram alicerçadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica, selecionou-se as concepções e práticas pedagógicas mais relevantes, através da apresentação e discussão das categorias Objetivos, Conteúdos, Metodologia e Avaliação. Concluiu-se que as reflexões produzidas no e com o grupo participante sobre os aspectos pedagógicos repercutiram na concepção e no fazer das docentes envolvidas e que o processo coletivo deve ser contínuo para o aperfeiçoamento pedagógico destes profissionais, agentes educativos preocupados com a formação de futuros enfermeiros críticos e transformadores da realidade.Through the participant-research framework, this collective study was carried out by a group of faculty nurses responsible for the course of Nursing Fundamentals at Londrina State University. Considering the discussion that emerged from the participative process and based on the Historical-Critical Pedagogy, the most relevant concepts and pedagogic practices were selected, through the presentation and discussion of the following categories: Goals, Contents, Methodology and Evaluation. Authors concluded that the reflections emerged by and with the group about pedagogic aspects effected the performance of the involved faculty as well as that the collective process must be continuous in order to support the pedagogic development of these professionals, who are educational agents concerned with the improvement of nurses' formation.En este relato la Investigación Participativa es la referencia metodológica impulsora para el trabajo colectivo emprendido por un grupo de enfermeras-profesoras de la asignatura de Fundamentos de Enfermería de la Universidad Estadual de Londrina. De las discusiones provenientes del proceso participativo, que se basaron en la referencia teórica de la Pedagogía Histórico-Crítica, se seleccionaron los conceptos y prácticas pedagógicas más importantes, a través de la presentación y discusión de las categorías Objetivos, Contenidos, Metodología y Evaluación, se llegó a concluir que las reflexiones producidas, en y con el grupo participante sobre los aspectos pedagógicos, repercutieron en la concepción y en el quehacer de las docentes comprometidas y que el proceso colectivo debe ser continuo para poder capacitar pedagógicamente estas profesionales, los agentes educacionales preocupados con la formación de futuros enfermeros críticos y transformadores de la realidad.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144910.1590/S0104-11692000000200009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 2 (2000); 53-59Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 2 (2000); 53-59Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 2 (2000); 53-591518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1449/1483Guariente, Maria Helena Dantas de MenezesBerbel, Neusi Aparecida Navasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:31:30Zoai:revistas.usp.br:article/1449Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:31:30Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem
La investigación participativa em la formación didáctico-pedagógica de professores de enfermería
Participant-research in the didatic-pedagogical formation of faculty nurses
title A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem
spellingShingle A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem
Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
pesquisa
educação em enfermagem
docente de enfermagem
pesquisa
enseñanza enfermería
docente enfermería
research
nursing education
nursing faculty
title_short A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem
title_full A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem
title_fullStr A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem
title_full_unstemmed A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem
title_sort A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem
author Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
author_facet Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
Berbel, Neusi Aparecida Navas
author_role author
author2 Berbel, Neusi Aparecida Navas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
Berbel, Neusi Aparecida Navas
dc.subject.por.fl_str_mv pesquisa
educação em enfermagem
docente de enfermagem
pesquisa
enseñanza enfermería
docente enfermería
research
nursing education
nursing faculty
topic pesquisa
educação em enfermagem
docente de enfermagem
pesquisa
enseñanza enfermería
docente enfermería
research
nursing education
nursing faculty
description Neste relato a Pesquisa Participante é o referencial metodológico impulsionador para o trabalho coletivo empreendido por um grupo de enfermeiras-professoras da disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Das discussões provenientes do processo participativo, que foram alicerçadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica, selecionou-se as concepções e práticas pedagógicas mais relevantes, através da apresentação e discussão das categorias Objetivos, Conteúdos, Metodologia e Avaliação. Concluiu-se que as reflexões produzidas no e com o grupo participante sobre os aspectos pedagógicos repercutiram na concepção e no fazer das docentes envolvidas e que o processo coletivo deve ser contínuo para o aperfeiçoamento pedagógico destes profissionais, agentes educativos preocupados com a formação de futuros enfermeiros críticos e transformadores da realidade.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1449
10.1590/S0104-11692000000200009
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1449
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692000000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1449/1483
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 2 (2000); 53-59
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 2 (2000); 53-59
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 2 (2000); 53-59
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222837203533824